6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Projeto Curricular para as Artes Visuais no Ensino Básico: espaço de contrução de identidades e autonomia.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Projeto curricular , Indicadores de aprendizagem, Identidades e autonomia

A pesquisa PROCAV tem como objetivo produzir Projeto Curricular a partir da construção de indicadores de aprendizagem em Artes Visuais para o Ensino Básico. A investigação tem como foco a pesquisa qualitativa com ênfase em pesquisa-ação, tendo como base literatura específica e também narrativas dos professores de Arte da Rede Pública Municipal de Joinville e do Colégio da UNIVILLE. A investigação tem como premissa a pesquisa qualitativa com ênfase em pesquisa-ação, tendo como base, literatura específica e também narrativas dos professores de Arte da Rede Pública Municipal de Joinville e do Colégio da UNIVILLE. O referido projeto é de grande relevância, pois nessa área de conhecimento, é inexistente um documento que norteie por série, os conceitos/conteúdos de Arte no contexto escolar. Esta ação poderá contribuir efetivamente para que o currículo possibilite a construção de identidades e autonomia, elementos fundamentais para uma educação contemporânea. Os procedimentos metodológicos incluem Fóruns, nos quais, pela voz dos professores, pretende identificar algumas questões: de que forma eles selecionam os conceitos/conteúdos em Artes Visuais para cada uma das séries do ensino básico; quais as inter-relações do ensino da Arte com a formação de identidades, memória e representações sociais; como se dá a relação entre ensino formal (escola) e não-formal (museu) e como essas relações estão inseridas no currículo escolar. Ao longo dos três anos de pesquisa estão previstos a realização de 12 Fóruns, 4 por ano, promovidos pela UNIVILLE. Cada Fórum terá 8 horas de duração, ao todo serão 24 horas presenciais e 16 horas não-presenciais, totalizando 40 h. Para a realização dos Fóruns o Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE tem sido a fonte teórico-metodológica; pois é constituído por três grupos de trabalho - GTs: 1. Currículo e Educação 2. Educação formal e não-formal; 3. Educação e Ensino da Arte. O objetivo dos Encontros é o de socializar conhecimentos e experiências a partir dos estudos e pesquisas realizadas pelos GTs e acontecem uma vez por mês, com 3 horas de duração. Os GTs estão sendo fundamentais para o andamento da pesquisa, especialmente no que tange a relação entre teoria e prática. Também nos Fóruns, os pesquisadores dos GTs tem significativa participação, interagindo com os professores de Arte. Espera-se desta pesquisa que possamos, de forma compartilhada, construir documento que possa nortear e dar suporte teórico-metodológico aos professores de arte nas suas práticas educativas.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Educação do Município de Joinville

ISSN: 1808-1665