6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

PROLER - Programa Institucional de Incentivo à Leitura - Univille campus São Bento do Sul – os gêneros como instrumento de resgate de cultura

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: concurso, edição de livros, cultura local.

O Projeto Proler da Univille campus São Bento do Sul adota a concepção de leitura como modificadora da ação do indivíduo, entendendo que a criação da consciência de que o exercício de ler amplia a capacitação política do indivíduo, o acesso à informação e, principalmente, por meio desta, o acesso à cidadania. O Projeto Pró-Leitura, desde 2004, desenvolve-se na Univille campus São Bento do Sul. Dentre os vários projetos desenvolvidos pelo Projeto Proler, pode-se destacar o projeto de edição de livros, que neste ano está em sua quinta edição. Anualmente, é realizado um concurso de produção de textual com escolas do município de São Bento do Sul, editando um livro com os melhores textos selecionados por profissionais ligados à área de educação. É por meio do projeto que se dá o estímulo aos estudantes pelo resgate da cultura, pela aproximação com o real, com as ações cotidianas, com as situações sociais que ele vivencia, por meio da leitura e da produção de textos. A idéia de preservar a “memória” de uma sociedade, de resgatar contextos sociais, regionais, históricos e culturais, como forma de registro de uma época, de costumes, de jeitos, enfim, de uma cultura é o objetivo do Projeto Proler na edição de livros: construir a identidade, buscar as raízes, as origens e a cultura de um povo, constitui fonte histórico-cultural da cidade de São Bento do Sul. Para surtir efeitos e ser transformador da ação do ser humano, além de significativo para o leitor, o ato de ler tem que ser prazeroso, acompanhado de liberdade, imaginação e criatividade, uma verdadeira aventura. E tratar do real na escola, por meio da redação do que é vivido pelo aluno e/ou por pessoas que fazem parte de sua vida, relatar histórias, costumes do seu cotidiano, registrar imagens, locais pelos quais o estudante passou ou outra pessoa do seu convívio conheceu, é dar a ele a oportunidade de imaginar, de aventurar-se, de criar.

Apoio / Parcerias: 25a. GERED Fundação Municipal de Cultura de SBS Secretaria Municipal de Educação de SBS

ISSN: 1808-1665