6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Desenvolvimento da expressão verbal: indo além das aulas de Língua Portuguesa

Palavras-chave: expressão verbal, interdisciplinaridade, ensino

Aprimorar a habilidade de expressão dos alunos para ampliar as suas possibilidades de ação cidadã, por meio de uma proposta pedagógica participativa interdisciplinar foi o objetivo do projeto Argumentação e Redação, desenvolvido na Escola de Ensino Médio Deputado Nagib Zattar. Essa parceria estabeleceu-se com a atuação do professor de Geografia que desenvolveu atividades de ensino, motivando a participação constante dos alunos para o desenvolvimento da expressão oral. Também atividades escritas foram propostas, incentivando a leitura e a escrita, como a pesquisa de imagens da paisagem natural e da modificada pela ação do homem, discutindo-se as questões ambientais. Em atividades paralelas com a professora de Artes, foram elaborados slides sobre "Surrealismo" e "Barroco", conjugando imagens e conceitos para cada estética, sendo proposta uma atividade de análise interpretativa. Houve aula de campo em São Francisco do Sul, para observação e discussão sobre o patrimônio cultural e ambiental, além de visita à Petrobrás. Também se realizou uma pesquisa sobre países europeus, com textos, imagens e reportagens de jornais, utilizados como subsídios para as aulas. Analisando os níveis de integração multi e interdisciplinar presentes neste projeto de extensão, desenvolvido desde 2007, pesquisaram-se as características de interdisciplinariedade, multidisciplinariedade e transdisciplinariedade, resultando na elaboração de um artigo científico. Quanto às ações percebidas como multidisciplinares, pôde-se concluir que elas não levam a uma efetiva integração, sendo que o professor responsável pela aplicação das atividades propostas na escola fazia uso do conhecimento de outras áreas para enriquecer a transmissão dos conteúdos de sua própria disciplina. Já as abordagens interdisciplinares proporcionaram uma integração real entre as diferentes áreas envolvidas, porque se unem em busca de um objetivo comum, além dos limites de cada disciplina, havendo um enriquecimento mútuo na construção de conhecimentos. O trabalho com a interdisciplinaridade também enfrentou dificuldades, como a falta de envolvimento do corpo docente da escola, já que muitos profissionais não têm compromisso ou estímulo para desenvolver um ensino que realmente faça diferença. Mas alguns frutos têm sido colhidos, pois muitos dos alunos participantes do projeto têm percebido a importância dos estudos para um futuro mais promissor e têm se mostrado mais ativos no processo de produção do próprio conhecimento. A participação dos bolsistas é fundamental e as responsabilidades que assumem, o material que elaboram, o conhecimento da realidade escolar e do bairro são importantes não só para atingir as metas, mas essencialmente para o seu aprendizado como alunos de licenciatura

Apoio / Parcerias: Escola de Ensino Médio deputado Nagib Zattar - Joinville

ISSN: 1808-1665