6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

História Oral e Teatro : uma experiência possível

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: História, Migrante, Teatro

História Oral e Teatro : uma experiência possível

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE HISTÓRIA ORAL –PIHO – tem por objetivo apoiar e incentivar pesquisas e estudos em História Oral numa perspectiva interdisciplinar .O Programa tem dado ênfase à produção de entrevistas como fonte privilegiada no estudo do fenômeno migratório em Joinville no período 1960-2000 , sem, no entanto excluir o interesse por outras temáticas .

Na busca de integração acadêmica e também com outras instituições , o Programa Institucional de História Oral contempla a modalidade Projetos Vinculados , ou seja , projetos que, por sua natureza , tenham afinidade com suas propostas . Nessa ótica , o Programa apoiou a Dionisos Teatro em pesquisa realizada no laboratório de história oral para montar a peça Migrantes .

Em Entardecer, a Dionisos desenvolveu uma peça a partir da memória de pessoas idosas, resultando num espetáculo sensível e poético que dialoga muito bem com a platéia. Neste trabalho o texto foi construído utilizando-se as falas quase que originais dos muitos entrevistados com os quais a Dionisos entrara em contato. Em Migrantes deu seqüência à proposta , desta vez com memória de migrantes da cidade de Joinville, principalmente com pessoas que participaram da grande migração originária de várias cidades do país , quando Joinville passava por intenso processo de crescimento de oferta de mão de obra na indústria nos anos 70. O ponto de partida para este trabalho foram as entrevistas do acervo do Laboratório de História Oral da Univille . Nesta montagem, verificou-se o potencial do LAB no sentido de dar respaldo a trabalhos que busquem fontes e mesmo inspiração nas histórias de vida gravadas e conservadas em seu acervo .Essas histórias serviram como referência para a construção da cena. Questões como memória e pertencimento permeiam o trabalho , num encontro feliz com os objetivos do Programa Institucional de História Oral , já que um dos aspectos privilegiados pelo Programa reside em ações que busquem construir um mosaico memorialístico dos migrantes que hoje colaboram na construção do processo histórico e identitário da cidade, na condição de cidadãos joinvilenses .

Metodologia – Metodologia da História Oral

LABORATÓRIO DE HISTÓRIA ORAL – Fundado em 1982, o LHO da Univille atualmente apresenta um acervo com cerca de 334 entrevistas , gravadas num total de 407 fitas e registradas em catálogo.

Apoio / Parcerias: Parceria - Dionísios Teatro.

ISSN: 1808-1665