6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Estratégias de ensino aprendizagem e o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Ensino Administração, Estrategias Ensino-aprendizagem , Competências Interpessoais

Este trabalho é uma síntese da Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Administração, sob a orientação da Prof. Dra. Karina de Déa Roglio, concluída em julho de 2009. Frente ao atual cenário globalizado, em permanente transformação e avanço, há urgência de que as pessoas e organizações desenvolvam e ampliem suas competências. Desenvolver as competências que capacitem o profissional para assumir os desafios do mercado atual é uma das responsabilidades das IES Instituição de Ensino Superior. Este estudo objetivou pesquisar em uma IES particular do norte de Santa Catarina, quais estratégias de ensino-aprendizagem favorecem o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador, conforme orientações do MEC e na perspectiva dos docentes e discentes do 4º ano do Curso de Graduação em Administração. Além dos referenciais teóricos se buscou subsídios para o estudo na pesquisa documental, analisando o Projeto Político Pedagógico e o Programa Anual de Ensino da IES pesquisa. Quanto à delimitação, a pesquisa teve um caráter descritivo, com uma amostragem intencional, realizando-se focus group com os docentes e aplicando questionário aos discentes. O questionário foi composto de perguntas fechadas, com escala nominal não-comparativa itemizada, do tipo Escala de Likert. Para a análise exploratória da amostra pesquisada foi utilizada Análise Estatística Descritiva Média e Desvio Padrão. Os resultados da pesquisa revelaram as estratégias de ensino-aprendizagem que mais favorecem o desenvolvimento das competências interpessoais do administrador: jogos de empresa, debate e discussão e trabalho em equipe. Essas estratégias apresentam como características similares: são vivenciais, práticas e propiciam uma interação e participação grupal. Sendo que o desenvolvimento das competências interpessoais é imprescindível na formação e atuação do administrador, pretende-se como docente desta IES, divulgar esses resultados via artigo, reuniões de departamento ou cursos de capacitação. O intuito é informar e incentivar a utilização mais freqüente das referidas estratégias de ensino-aprendizagem, tendo como meta, além da assimilação e aprendizagem do conteúdo pelo discente, o desenvolvimento das competências interpessoais, indispensáveis à vida pessoal e profissional.

ISSN: 1808-1665