6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Ténicas de gravura em embalagens

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gravura, embalagem, design

A presente pesquisa insere-se no projeto DEGRA - uma investigação acerca da gravura e sua contribuição ao ensino no curso de design, desenvolvida nos anos de 2007 e 2009. No recorte realizado, utiliza como base os princípios e as definições da gravura e do design tendo como superfície de aplicação as embalagens em suas diferentes apresentações na indústria, e possui como objetivo principal o levantamento das possibilidades e a viabilidade de aplicação dos processos técnicos de gravura em diferentes possibilidades de embalagens. Constatou-se que entre as técnicas de gravura e os processos de produção das embalagens existe um “catalisador”, o designer gráfico, que além de fazer o papel artístico de criar a gravura, aqui compreendendo o conceito de gravura enquanto imagem, também é quem fica responsável pela diagramação da mesma. Historicamente, enquanto arte, a gravura tem no profissional gravador o detentor das técnicas, porém ao serem analisadas as gravuras empregadas em embalagens encontra-se na figura do designer gráfico não apenas o portador dos conhecimentos técnicos de criação e de aplicação das gravuras, mas ainda aquele responsável pelo diferencial artístico deste trabalho. Atualmente na indústria de embalagens grande parte dos impressos é feito pelo processo offset, mas nem por isso é tido como melhor opção. Como o processo de impressão é determinado pelo designer é ele quem analisa as necessidades e oportunidades do projeto da embalagem, e assim opta por uma ou outra determinada técnica de impressão, sempre de acordo com os objetivos pré-determinados no projeto. Avalia não apenas o impacto visual que a embalagem deve ter mas ainda os materiais e as possibilidades mais adequados de impressão a cada caso. Observou-se ainda que o principal fator determinante para a escolha da técnica de impressão é o custo/benefício, uma vez que o setor de embalagem está diretamente ligado ao preço final do produto. Seria equivocado afirmar que determinada técnica é mais viável para ser empregada na embalagem sem um estudo aprofundado dos objetivos do projeto. Importante reforçar ainda que o design não é apenas uma ferramenta capaz de agregar valor aos produtos, através da estética, e serviços, mas visa a melhoria dos resultados na relação entre benefícios agregados e custos de produção em diversos setores e produtos de forma sistemática e eficiente, incluindo a redução de custos numa decisão projetual simples, porém não menos importante, como a escolha da técnica de impressão.

ISSN: 1808-1665