6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

ESTÍMULO À EXPRESSÃO EM REPENTINAS E ATELIÊS DE CRIAÇÃO.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Criatividade, ateliê, repentina

O projeto, vinculado ao FAEG e desenvolvido em 2009, teve por objetivo estimular o desenvolvimento do potencial expressivo do acadêmico e propiciar processos inclusivos a partir de atividades em repentinas e ateliês de criação. Por meio dos ateliês de criação, educandos de Design e Psicologia, desenvolveram atividades pelas quais puderam se expressar de maneira criativa a partir do exercício da percepção, o que se deu através da visualização, análise e interpretação dos elementos da cultura visual. Já com as repentinas, abertas a todos os estudantes da Univille, os participantes foram desafiados a encontrar soluções criativas para resolver situações problema. Embora as metas (em termos de número de alunos atendidos e realização das propostas conforme planejamento prévio) não tenham sido atingidas na totalidade, dentro daquilo que se tinha proposto em termos de operacionalização, os resultados para as participações ficaram acima da expectativa. Todos os alunos que se fizeram presentes, em ambas as atividades, perceberam como importante seu desempenho e também depuseram favoravelmente à execução de atividades desta natureza (que carecem sobremaneira nos cursos regulares de graduação). Colocaram que os conteúdos trabalhados enriqueceram seu repertório e certamente irão contribuir para melhor desempenho nas atividades acadêmicas e profissionais. Ainda, as participações serviram como proposta integradora e de maior convivência, conhecimento e troca de experiências, tanto entre os alunos do curso de Design, oriundos dos mais diversos níveis como intercursos Design e Psicologia. A partir da realização deste projeto pode-se perceber a importância do desenvolvimento de atividades desta natureza, uma vez que propiciam ao acadêmico, além da integração com estudantes de outros cursos, uma nova maneira de ver e perceber a cultura visual ampliando assim, seu campo referencial e repertório cultural, contribuindo para o desenvolvimento de um profissional e cidadão mais criativo e sensível.

ISSN: 1808-1665