6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Construindo estratégias para dinamizar o processo de aprendizagem e o encaminhamento para o mercdo de trabaljo

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: estatégias, aprendizagem, trabalho

O curso de Direito da Univille possui aproximadamente 1000 alunos os quais buscam na formação a qualificação para o mercado de trabalho e a realização de um sonho pessoal e familiar. Entretanto muitos alunos chegam à universidade na expectativa de possuir bolsa de estudo pois nem todos possuem condições sócio-econômicas favoráveis. Muitos não tem condições de manter-se financeiramente na universidade. Além da angústia do problema econômico os alunos encontram muitas dificuldades na área da pesquisa, na redação acadêmica, além de problemas de saúde física e mental. Todos estes problemas constituem entraves para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo deste projeto foi exatamento o de construir estratégias para auxiliar esses alunos nas suas dificuldades de aprendizagem e no encaminhamento para o mercado de trabalho. A metodologia utilizada compreendeu na aplicação de um questionário onde foi efetuado um diagnósticos das necessidades dos alunos. Após a aplicação do questionário os dados foram tabulados, analisados e iniciou-se o processo de auxílio aos alunos. A partir desse momento os acadêmicos contaram com um espaço onde poderiam conversar sobre suas dificuldades e suas necessidades de trabalho. No processo de orientação foram esclarecidas as possibilidades que a própria UNIVILLE oferece no Escritório de Empregabilidade, nos editais de estágio, editais de monitoria entre outras possibilidades. Com relação às dificuldades de aprendizagem foi disponibilizado horas para orientação metodológica e textual (coerência e coesão). Com relação às dificuldades de saúde e afetivas, os alunos foram atendidos e receberam orientação específia. Durante este período observou-se alunos com sérios problemas pessoais e familiares, alunos com dependência de medicamentos, alunos com depressão e uma grande ansiedade com relação ao curso em si, quando se deparavam com um curso denso e com uma carga horária significativa. O projeto atingiu seu principal objetivo que foi o de possibilitar um espaço de construção de cidadania onde o aluno pode encontrar o apoia ás suas dificuldades.

ISSN: 1808-1665