6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Atendimento, Qualidade, Comércio

O atual cenário para o Planalto Norte Catarinense é muito desafiador, pois uma economia muito direcionada ao mercado externo gerou grandes perdas para a região devido à crise econômica mundial por isso, é necessário buscar alternativas complementares para movimentar a economia. O comércio de São Bento do Sul pode contribuir sobremaneira com o desenvolvimento da região porque é importante fonte geradora de empregos e renda e os seus negócios tendem ao crescimento, pois atende a população do município e de municípios vizinhos, que não possuem um comércio tão desenvolvido, além de apresentar um potencial turístico a ser alavancado. No entanto, práticas inovadoras precisam ser utilizadas constantemente a fim de obter condições para competir, inclusive com grandes redes varejistas, superando as expectativas dos clientes. Esse projeto de extensão já vem sendo realizado por três anos e o que podemos constatar pelos dados já coletados por meio de entrevistas com 1086 proprietários, 708 funcionários e 300 consumidores é que existem problemas relacionados ao atendimento sim, que a satisfação nos consumidores não é tão boa quando os funcionários e proprietários consideram, mas que de um modo geral o atendimento é bom. Até o presente momento não se tinha nenhuma idéia de como o atendimento na cidade era avaliado. O projeto permitiu um estudo mais profundo da questão e trouxe várias propostas de melhoria para o comércio em São Bento do Sul, pois teve como objetivo atualizar o perfil do comércio da cidade, monitorar o nível da qualidade do atendimento e promover ações de melhoria contínua desse atendimento, aumentando assim as vendas e a satisfação dos clientes e comerciantes. O projeto beneficia a comunidade de São Bento do Sul como um todo, pois, a qualidade do atendimento atinge toda população, além dos turistas e visitantes. A melhora na situação econômica da cidade também é essencial, pois reverte em empregos e arrecadação de impostos. Os proprietários de estabelecimentos comerciais são beneficiados pois aumentam os negócios e os lucros. Os funcionários, por sua vez, estarão mais capacitados e aptos a exercer sua função melhorando a sua empregabilidade. Outro beneficio do projeto e trazer conhecimento sobre o setor, servindo para orientar ações futuras de entidades como o CDL e Sindicato, que almejam trazer benefícios compatíveis com as necessidades do setor.

Apoio / Parcerias: CDL e Sindicato do Comércio Varejista

ISSN: 1808-1665