6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PESSOAS – COACHING E MENTORING

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Coaching, Mentoring, Desenvolvimento Integrado de Pessoas

Devido ao crescente aumento da pobreza, e de dificuldades sociais cada vez mais eminentes e inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal de grande parte da população faz-se necessário promover ações para reversão desse quadro. Nesse sentido, a UNIVILLE tem como missão: "promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando em ensino, pesquisa e extensão". Dessa forma, a realização desse projeto de ensino justifica-se pela promoção da sustentabilidade dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas do campus São Bento do Sul, pois tem como objetivo auxiliar a garantia da sua empregabilidade, o que se reverte positivamente para sua estrutura familiar, na sua atuação profissional, e para a sociedade como um todo. Para alcançar essa sustentabilidade é necessário, primeiramente, trabalhar o indivíduo de forma integral. O desenvolvimento integrado de pessoas busca esse aprimoramento pessoal, trabalhando o ser como um todo, tanto na esfera pessoal como profissional, visando prepará-lo para enfrentar as demandas do mundo atual e integrá-lo ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada no atendimento aos acadêmicos foi realizada com base no sistema ISOR. O sistema consiste em atendimentos individuais os seguintes temas: visão de mundo, relacional e atitudinal, clima e centramento, gestão de mudanças, evolução e tempo atual, estrutura mental, processo decisório, ampliação de mentalidade, administração de conflitos, sinergia grupal. Os temas propostos pela metodologia vêm ao encontro dos objetivos do curso de administração, buscando contribuir consideravelmente à formação do perfil dos acadêmicos, no que tange formar cidadãos-profissionais com visão global e ética, empreendedores, flexíveis, dinâmicos, com capacidade de adaptação e que tenham segurança para enfrentar desafios e sejam capazes de aprender e criar; que saibam usar recursos correlacionando-os com a visão de negócio, do mercado e com a satisfação dos clientes; que saibam trabalhar em equipe, assumindo papel de facilitadores; com capacidade para ajustar-se aos avanços científicos e tecnológicos. Os resultados coletados por meio da avaliação dos acadêmicos demonstram que, em relação ao nível de utilização dos temas trabalhados no coaching na sua vida pessoal, a maioria (57%) respondeu que foi de 90%. Na vida profissional, a aplicabilidade segundo a maioria dos acadêmicos (44%) foi de 90%. Em relação às percepções ou mudanças que se operaram na sua vida os acadêmicos afirmaram amadurecimento pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, diminuição da ansiedade, melhora na administração de conflitos e na receptividade a novos desafios e a mudanças.

ISSN: 1808-1665