6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Mobilizando competências dos alunos vinculados aos programas de educação de Jovens e adultos do município de São Bento do Sul

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: exclusão social, perfil laboral, desenvolvimento de competências

Constata-se na atualidade as novas configurações do cenário produtivo e laboral, fomentadas pelo intenso progresso e desenvolvimento econômico. Infelizmente os benefícios do progresso não contemplam às pessoas de forma equânime, produzindo também desigualdade social. O mercado de trabalho repleto de constantes inovações e novas tecnologias solicita um nível de qualificação cada vez maior. Trabalhadores que anteriormente desempenhavam atividades operacionais, mecânicas e repetitivas, estão fadados a disputar vagas de trabalho com remuneração reduzida, ao desemprego ou ao subemprego, e os trabalhadores com limitada formação escolar têm a sua inserção no mercado de trabalho dificultada. Para manter-se empregado é necessário um perfil profissional que abranja flexibilidade, multifuncionalidade, atitudes pró-ativas, capacidade gestora, facilidade para resolver problemas e outras competências. A fim de buscar desenvolver este perfil, o presente projeto de extensão, financiado pela UNIVILLE, ofereceu um programa de atividades visando à construção e o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes laborais dos alunos vinculados aos programas de educação de jovens e adultos em nível fundamental e médio, buscando instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho de forma mais competitiva, além de ofertar referenciais aos órgãos responsáveis com vistas a potencializar a integração laboral e social destes alunos.

Para a efetivação do objetivo geral realizou-se reunião para apresentação de proposta de trabalho com as entidades parceiras, elaborou-se instrumento de pesquisa para diagnosticar o perfil laboral dos alunos em questão; ministrou-se um programa de potencialização e/ou construção de conhecimentos, habilidades e atitudes através de treinamentos e cursos de curta duração junto ao público-alvo.

Foram pesquisados 375 alunos do público-alvo, no propósito de mapear o perfil do mesmo. Foi oferecidos workshops de Marketing Pessoal e de Informática Básica a fim de suprir algumas das carências identificadas. Aproximadamente 300 alunos participaram desses workshops durante o ano de 2009. O feedback recebido confirmou o aproveitamento e os desdobramentos favoráveis ao público alvo, enfatizando as aprendizagens promovidas, com manifestações por parte dos alunos de apoio à iniciativa e reivindicando a continuidade das atividades desenvolvidas. No entanto, o trabalho apenas foi iniciado, o resultado efetivo só poderá ser mensurado a longo prazo. Mas, para que isso se concretize, as ações carecem ter continuidade, pois são várias as competências a serem trabalhadas, visto que várias foram as fragilidades detectadas que precisam ser trabalhadas a fim de diminuir a exclusão e favorecer a empregabilidade dos alunos vinculados ao ensino para jovens e adultos no município de São Bento do Sul.

ISSN: 1808-1665