6º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 17/05/2010 à 21/05/2010

Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul e região.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, valor reputacional

A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um processo que resulta de uma intrincada dinâmica de interação entre os interesses econômicos e sociais dos diversos agentes da sociedade. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as conseqüências internas e externas de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas, determinando portanto, sua sustentabilidade. O presente projeto de pesquisa desenvolvido no decorrer de 2009, foi financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE e teve por objetivo mapear as principais atividades realizadas, os princípios e diretrizes em que pautam-se e analisar as principais práticas e políticas de RSC adotadas por empresas de médio porte do município de São Bento do Sul e dos municípios do entorno (Rio Negrinho, Campo Alegre e Piên-PR), incluindo os ramos têxtil, pisos e revestimentos, moveleiro, cerâmica de mesa e metalurgia. Para tanto foi empreendida pesquisa de cunho qualitativo efetivada por meio do estudo de casos múltiplos utilizando surveys e formulários para entrevistas aplicadas aos gestores representantes dos diferentes ramos supracitados. Os resultados obtidos situam as ações empreendidas pelas empresas num processo de transição, sendo que as interfaces da atuação social existem e estão se consolidando como práticas contínuas. O planejamento e a intencionalidade em alguns casos estão alinhados aos objetivos estratégicos da empresa gerando integração de ações e ganhos para a organização e para a sociedade. Constata-se que há poucas diferenças entre as empresas de grande e médio porte, mas nas grandes empresas já existe maior preocupação com gerenciamento e consolidação das práticas adotadas. Ainda através de um levantamento por amostragem buscou-se no decorrer da pesquisa identificar junto a associações de moradores cadastradas na Prefeitura Municipal de São Bento do Sul e região, o impacto social e valor reputacional que as empresas pesquisadas detêm, expressando a avaliação da população em relação às atitudes institucionais, à imagem e à credibilidade da empresa na comunidade local, o que reverte-se em vantagem estratégica para as empresas envolvidas. O caminho a ser trilhado ainda é longo, mas as possibilidades estão abertas às empresas predispostas a atuar de maneira mais justa, correta e viável considerando as dimensões social, econômica e ambiental.

ISSN: 1808-1665