Área 01 - Ciências Exatas e Tecnológicas
Índice
- Avaliação da biodegradação de polímeros por Pleurotus djamor Univille 001
- Avaliação da produção de enzimas lignocelulolíticas por fungos do gênero Pleurotus
- Avaliação do glicerol como co-substrato na síntese de poli(3-hidroxibutirato) por Cupriavidus necator
- Biossíntese de Ácido Láctico por Lactobacillus amylovorus a Partir de Resíduos Agroindustriais
- Curso de Excel 2007 para Engenheiros
- Desenvolvimento de Solução para a Monitoração e Análise dos Dados de Ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Joinville
- Desenvolvimento e Aplicação da Robótica Educacional
- Desenvolvimento Sistema Gestão de Competências
- Estudos de Programação para a Maratona
- FAEG Desenvolvimento de Sistemas
- FAEG – Inglês Instrumental
- Geologia Costeira da Ilha de São Francisco do Sul/SC
- OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE POLISSACARÍDEOS OBTIDOS DE Pleurotus sajor-caju E SUA AÇÃO ANTITUMORAL
- Redes poliméricas semi-interpenetrantes (semi-IPN) aplicadas na imobilização do piroxicam e de bioativo proveniente de fungo do gênero Pleurotus
- Valorização de resíduos da bananicultura (pseudocaule) por pirólise
Resumos
Avaliação da biodegradação de polímeros por Pleurotus djamor Univille 001
- Elisabeth Wisbeck, Dr(a), ewisbeck@univille.br
- Karoline Pignat Cappelari, G, karoline_pignat@hotmail.com
- Caroline Poffo, Graduando, carol_poffo_@hotmail.com
- Poliana Dambrós, G, polianadambros@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Biodegradação, Polímeros, Pleurotus djamor
Avaliação da produção de enzimas lignocelulolíticas por fungos do gênero Pleurotus
- Regina Maria Miranda Gern, Dr(a), rgern@univille.br
- Mariane Bonatti Chaves, MSc, mbonatti@univille.br
- Elisabeth Wisbeck, Dr(a), ewisbeck@univille.br
- Roger Hoel Bello, Graduando, roger_rhb@hotmail.com
- Sandra Aparecida Furaln, Dr(a), sfurlan@univille.br
- Marcela Correa, Graduando, celacorrea@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Pleurotus, enzimas, cultivo sólido e submerso
Fungos da classe dos basideomicetos são decompositores eficientes do material lignocelulósico presente nos resíduos agro-industriais, devido à sua habilidade em sintetizar enzimas hidrolíticas e oxidativas ligninolíticas, responsáveis pela degradação da celulose, hemicelulose e lignina. Dentre os fungos da classe do basideomicetos, destacam-se os do gênero Pleurotus por apresentarem propriedades gastronômicas, nutricionais e medicinais e aplicações biotecnológicas e ambientais. Este trabalho propôs o estudo da produção e das características das enzimas lignocelulolíticas produzidas por fungos do gênero Pleurotus em fermentação sólida e submersa, utilizando como substrato folhas de bananeira ou de casca de banana. Nos experimentos em cultivo sólido, a produção das enzimas lacase, celulase, manganês peroxidase, carboximetilcelulase e xilanase foi estudada cultivando Pleurotus sajor-caju e Pleurotus ostreatus em uma mistura de palha de folhas de bananeira e casca de banana, na proporção 2:1. Ambos os fungos não apresentaram atividade significativa das enzimas celulase e carboximetilcelulase. Contudo, a espécie P. sajor-caju apresentou maior atividade para as demais enzimas (454 U/L para lacase, 155 U/L para manganês peroxidase e 295 U/L para xilanase) que P. ostreatus. As enzimas lacase e manganês peroxidase foram expressas no início do cultivo enquanto xilanase foi expressa no final do cultivo. Em cultivo submerso, a produção de enzimas por P. ostreatus e P. sajor-caju foi avaliada em dois diferentes meios de cultivo: (a) água liberada pela umidificação da palha de bananeira + 40 g/L de pó de casca de banana e (b) uma mistura da água liberada pela umidificação da palha de bananeira e da água liberada pela umidificação de cascas de banana em 2:1 + 40 g/L de pó de palha de bananeira. Para P.sajor-caju e P. ostreatus a enzima que apresentou maior atividade foi a lacase, sendo que os maiores valores foram obtidos no nono dia para ambos os cultivos. O valor máximo de atividade da enzima lacase no primeiro cultivo foi de 1057±99,13 U/L para P.sajor-caju e 3588±328,24 U/L para P.ostreatus. Os valores de atividade da lacase obtidos no segundo ensaio foram de 343±8,41 U/L para P. sajor-caju e 257±4,44 U/L para P. ostreatus, sendo esses valores inferiores aos obtidos com o primeiro cultivo. A enzima xilanase apresentou atividade somente no primeiro cultivo e o maior valor também foi obtido no nono dia, sendo 544±3,52 U/L para P. ostreatus e 540±1,11 U/L para P. sajor-caju. Não foi detectada atividade das enzimas celulase, manganês peroxidase e carboximetilcelulase nos dois cultivos realizados.
Apoio / Parcerias: FAPESC FAP - UNIVILLE
Avaliação do glicerol como co-substrato na síntese de poli(3-hidroxibutirato) por Cupriavidus necator
- Giannini Apati, MSc, giapati@hotmail.com
- Maikon Kelbert, Graduando, maikonkelbert@gmail.com
- Andréa Limas dos Santos Schneider, Dr(a), aschneider@univille.br
- Michele Cristine Formolo Garcia, MSc, michele.formolo@univille.br
- Theodoro Marcel Wagner, MSc, theowag@terra.com.br
- Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), anapezzin@yahoo.com.br
- Giannini Pasiznick Apati, MSc, giapati@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Polímero biodegradável, glicerol, Cupriavidus necator
Apoio / Parcerias: FAP/UNIVILLE CNPq
Biossíntese de Ácido Láctico por Lactobacillus amylovorus a Partir de Resíduos Agroindustriais
- Andréa Schneider, Dr(a), aschneider@univille.br
- Ana Paula Testa Pezzin, Dr(a), anapezzin@yahoo.com.br
- Giannini Apati, MSc, giapati@univille.br
- Paula Bonfim, G, paula.bonfim@univille.br
- Jaqueline B. Cappelari, G, jaqueboldt@yahoo.com.br
Palavras-chave: resíduos agroidustriais, ácido lático, lactobacillus
Curso de Excel 2007 para Engenheiros
- Arnoldo Schmidt Neto, MSc, arnoldo.schmidt@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Planilha Eletrônica, Excel 2007, Engenharia
O objetivo deste projeto foi a aplicação de aprendizagens específicas em ambientes que propiciassem a prática profissional. Por meio de um nivelamento dos estudantes dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica e Mecânica, foi possível um maior aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas disciplinas que precisam de análise, controle, tratamento e simulação de dados para a gestão da produção. O estudante adquiriu habilidades técnicas na construção de planilhas requeridas nas diversas disciplinas do curso, com reflexos na qualidade da aprendizagem. Por se tratar de uma ferramenta de tecnologia de informação que é utilizada para análise, controle e simulação de dados e informações o projeto teve total articulação com o projeto pedagógico do curso, pois desenvolveu no estudante o raciocínio lógico e matemático, além de servir de instrumento para estudos de problemas típicos em engenharia. O perfil do público-alvo foram estudantes de engenharia de produção mecânica e mecânica, na faixa etária de 18 a 25 anos e que trabalham e realizam estágio em empresas e organizações. As aulas eram ministradas aos sábados, em turno matutino e vespertino, perfazendo 04 horas semanais. As ações foram desenvolvidas, de acordo com o objetivo desse projeto de ensino, em três módulos: básico, intermediário e avançado. No módulo básico desenvolveram-se atividades básicas na construção de planilhas, tais como formatação de tabelas, fórmulas e operadores, principais funções financeiras, de texto, matemáticas, trigonométricas, estatísticas e gráficos. No módulo intermediário os estudantes utilizaram recursos e funções que criassem diferenciais na solução e apresentação de análise e simulação de dados, bem como de tabelas e gráficos dinâmicos. Por fim, no módulo avançado, foram desenvolvidas atividades para automação de tarefas, customização de menus, manuseio de banco de dados e programação inicial em VBA. Todos os módulos foram ambientados no Excel 2007 que apresenta uma interface de navegabilidade de menus principais totalmente repaginada em relação as versões anteriores. Os 175 alunos atendidos têm maiores possibilidades de oportunidades profissionais, onde o conhecimento de planilhas é uma pré-condição para a contratação de estagiários ou de vagas efetivas, ou mesmo, de ascensão profissional. Um dos diferenciais do curso é a rápida aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. Outro benefício alcançado com o projeto foi o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, permitindo aos estudantes que realizaram o curso um aproveitamento mais adequado nas diversas tarefas propostas dentro das atividades de ensino-aprendizagem, em especial, aquelas relacionadas com o perfil de atuação profissional pretendido e em formação.
Desenvolvimento de Solução para a Monitoração e Análise dos Dados de Ocorrências atendidas pela Polícia Militar de Joinville
- Fernando José Braz, Dr(a), fernando.braz@univille.br
- Andrei Rosseti, Graduando, mdxico@gmail.com
- Calebe Elias Ribeiro Brim, Graduando, calebe.brim@univille.br
- Joel Backschat, Graduando, joel.basckschat@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Mineração de Dados, Descoberta do Conhecimento, Data Warehouse
O objetivo deste projeto é o desenvolvimento de ambiente de análise dos dados relacionados às ocorrências atendidas pela PM de Joinville. Na edição anterior do projeto aconteceu a preparação e modelagem dos dados com o objetivo de preparar o ambiente para a consequente etapa de análise de dados. Nesta edição do projeto aconteceu o desenvolvimento de aplicativo que permite, por parte do usuário, a seleção de área sobre uma interface do GoogleMaps e o processamento e consequente apresentação de resultado do conjunto de dados relativo às ocorrências atendidas e registradas dentro daquela área espaço-temporal.
O sistema permite que as consultas emitidas pelo usuário sejam definidas através da marcação dos pontos sobre o mapa da cidade, e também pela seleção de bairros e ruas da mesma cidade. O ambiente de trabalho do sistema envolve, basicamente, a apresentação do mapa da região e componentes para a seleção de bairros, logradouros e intervalo de tempo a ser definido pelo usuário como parâmetro da consulta. O mapa da região é obtido fazendo uso da API do Google Maps. Todas as funcionalidades daquela API foram englobadas no sistema. Desta forma é possível, por exemplo, fazer uso da ferramenta de zoom. Isto possibilita ao usuário definir áreas de pesquisa nos mais diversos níveis de granularidade, desde o envolvimento de uma cidade inteira até a uma residência específica.
Considerando que todos os registros de ocorrências que dão origem aos dados utilizados pelo sistema, e também que, a opção de utilizar a interface do GoogleMaps foi fundamental para a correta análise dos mesmos, foi necessário construir um módulo de tradução dos endereços das ocorrências em suas coordenadas de latitude/longitude. Por conta desta necessidade, um grande problema foi enfrentado: a grande maioria dos registros de ocorrências não possuiam endereço completo, o que trouxe uma complexidade maior neste processo de tradução dos endereços. Esta informação é de fundamental importância considerando que, por várias vezes, uma mesma rua se estende por vários bairros e, portanto, é absolutamente necessário que se identifique a com o maior grau de precisão possível o local da ocorrência.
Em resumo, a complexidade de adaptação do volume de dados ao ambiente proposto foi fundamental importância para o enriquecimento do trabalho, contribuindo de forma positiva para o resultado final, visto que todos os objetivos propostos foram alcançados dentro do período de desenvolvimento.
Apoio / Parcerias: 8º Batalhão de Polícia Militar de Joinville - SC
Desenvolvimento e Aplicação da Robótica Educacional
- Luiz Melo Romão, MSc, luiz.melo@univille.net
- Demétrius R. Afonso, Graduando, demetrius.afonso@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Robótica, Robótica Educacional, Interdisciplinaridade
A robótica educacional é a aplicação da tecnologia na área pedagógica, sendo mais um instrumento que oferece aos alunos e professores a oportunidade de vivenciar experiências semelhantes àquelas que terão na vida real, dando a estes a chance de solucionar problemas mais do que apenas observar formas de solução. A robótica tem grande potencial como ferramenta interdisciplinar, visto que a construção de um novo mecanismo, ou a solução de um novo problema, frequentemente extrapola a sala de aula. A robótica assume o papel de uma ponte que possibilita religar fronteiras anteriormente estabelecidas, agindo como um elemento de coesão dentro do currículo. A proposta deste projeto objetivou fornecer capacitação para os acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia Mecânica no estudo, simulação e validação prática do uso da robótica através do desenvolvimento de modelos práticos, na tarefa de educar os acadêmicos e estimular a interdisciplinaridade entre eles. A metodologia utilizada neste projeto foi a aplicação da robótica em problemas relacionados à Engenharia. Para isto, foram realizados encontros semanais, onde os acadêmicos foram capacitados na montagem e programação dos robôs para resolverem problemas reais. Os alunos trabalharam com Kits Educacionais LEGO na montagem dos robôs e com a Linguagem de Programação C para o desenvolvimento das atividades dos robôs. Através deste projeto, os alunos puderam melhorar a capacidade de raciocínio lógico, aprender a programar o controle de robôs, buscar soluções práticas de problemas teóricos utilizando a robótica e desenvolver a criatividade, as relações entre as pessoas e o trabalho em equipe. O principal resultado deste trabalho foi à participação, pela primeira vez de alunos da Univille, na Competição Latino Americana de Robótica, que aconteceu em São Bernardo do Campo, São Paulo. Esta competição reuniu acadêmicos de 8 países num total de 600 competidores. Os alunos da Univille participaram da competição na categoria IEEE Standard Educational Kits (SEK), e trouxeram como experiência o contato com pesquisas de ponta e a enorme diversidade de aplicações na área de robótica, a troca de experiência com acadêmicos de grandes universidades do Brasil e o reconhecimento que através de trabalho é possível conquistar todos os desafios.
Desenvolvimento Sistema Gestão de Competências
- Walter Silvestre Coan, E, walter.s@univille.br
- Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br
- Marcelo Leandro de Borba, MSc, marcelo.leandro@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Gestão do Conhecimento, Competências, Sistema de Informação
O projeto de Pesquisa proposto, é parte integrante do projeto de pesquisa com o título: Desenvolvimento de estudo e ações para implantação do Parque de Inovação. Seu objetivo é pesquisar e propor ferramentas que auxiliem na gestão do conhecimento existente dentro das Universidades que compõe o Parque de Inovação Tecnológica de Joinville (INOVAPARQ). A gestão do conhecimento, é uma área de pesquisa dentro das Ciências da Computação, que consiste em medir e processar o conhecimento humano. No âmbito da Universidade, consiste em todo o conhecimento acumulado pelos professores pesquisadores que compõe a instituição. Para um Parque de Inovação Tecnológico é fundamental saber quais são suas áreas de domínio de conhecimento, quantos especialistas e pesquisadores estão atuando em cada área, quais foram as ultimas publicações e pesquisas em andamento. Todas essas informações compõe o conhecimento disponível em um parque de inovação, e são o grande objetivo buscado pelas empresas e indústrias ao ingressar no parque. Empresas externas, veem os parques de inovação como oportunidades de realizar pesquisa de novos produtos, ou melhorias em seus produtos atuais, utilizando a estrutura disponível nos parques: pesquisadores e laboratórios. O projeto proposto, iniciou com um levantamento das necessidades do Parque de Inovação e das áreas de pesquisa e do Núcleo de Inovação (NIPI) da UNIVILLE. Foram realizadas entrevistas com os coordenadores dessas áreas, com o objetivo do levantamento dos requisitos do sistema proposto. Posteriormente foi feito um estudo das ferramentas já existentes para a gestão do conhecimento dentro de ambientes de inovação. O Portal de Inovação, desenvolvido e mantido pelo Governo Federal, mostrou-se como a ferramenta com melhor adaptação ao ambiente proposto. Essa ferramenta foi estudada, porém devido sua característica de atender a todas as instituições do país, sem a possibilidade de customização, não foi possível sua adoção. Porém o modelo proposto pelo Portal de Inovação, foi utilizado como base para a nova ferramenta proposta neste projeto. Além do portal, outras ferramentas como o ISCurriculum desenvolvida pelo Instituto Stela, foram avaliadas como solução para a necessidade do parque. Com a conclusão dos estudos e a análise dos requisitos, a primeira versão do software proposto foi construída. Essa versão foi submetida a avaliação dos gestores do INOVAPARQ, e aprovada para o uso. Novos requisitos foram levantados para futuras versões do sistema.
Apoio / Parcerias: FAPESC
Estudos de Programação para a Maratona
- Walter Silvestre Coan, E, walter.s@univille.br
- Fernando José Braz, Dr(a), braz.fernandojose@gmail.com
- Luiz Melo Romão, MSc, lromao@univille.edu.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Programação, Algoritmos, Estruturas de Dados
O projeto FAEG de Estudo de Programação para a Maratona, visa complementar os conceitos aprendidos pelos alunos nas disciplinas de algoritmos e programação de computadores lecionadas durante o curso de Bacharel em Sistemas de Informação. Como agente motivador dos alunos, utilizou-se o evento da Maratona de Programação realizada pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação com o apoio da Fundação Carlos Chagas. Essa competição ocorre em três etapas: regional, nacional e mundial, sendo a última de responsabilidade da ACM – Association for Computing Machinery e patrocinada pela IBM. O objetivo da competição esta focado na solução de problemas, utilizando conceitos de programação dinâmica avançada, estruturas de dados, álgebra e geometria computacional. Conceitos esses que são abordados nas disciplinas do curso de bacharel, mas que foram aprofundados durante a execução do projeto FAEG. Para a realização do projeto, foi necessário abranger outras áreas ligadas aos Sistemas de Informação como o conceito de Sistemas Operacionais, visto que o ambiente de competição utilizado para a Maratona utiliza o sistema operacional Linux. Além da formatação de reuniões de estudo, nas quais os assuntos acima citados foram estudados, foi necessário a criação de uma ambiente simulado da maratona, que possibilitou aos alunos, ganharem vivência na competição, antes de participarem da etapa regional. Para avaliar a evolução dos estudos, foi realizada uma simulação da maratona de programação, onde além de alunos da UNIVILLE, equipes da UDESC participaram. Como segundo objetivo importante do projeto, a etapa Regional de Santa Catarina da Maratona de Programação da SBC foi realizada em Joinville no dia 18 de setembro de 2010 na UNIVILLE. Nesta etapa, 60 alunos, compondo 20 equipes das universidades: UFSC, UDESC, UDESC-CEAVI, FURB e UNIVILLE participaram. O evento ocorreu em dois períodos, onde na parte da manhã ocorreram os testes do ambiente de prova e durante a tarde, a competição oficial ocorreu. Como resultado, as equipes do Curso de Bacharel em Sistemas de Informação que participaram do FAEG tiveram uma melhora na sua pontuação comparada com os anos anteriores, além de ganhar experiência e possibilitar a formação da cultura de participar de competições de programação.
Apoio / Parcerias: SBC - Sociedade Brasileira de Computação.
FAEG Desenvolvimento de Sistemas
- Fernando José Braz, Dr(a), fernando.braz@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas de Informação, Banco de Dados
FAEG – Inglês Instrumental
- Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: ensino, inglês, leitura
Durante o ano de 2010 foi oferecido aos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química o curso de Inglês Instrumental, através do Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação – FAEG, atendendo às atuais políticas de assistência social do governo federal e propiciando aos alunos a possibilidade de complementação, gratuita, de seus estudos. Entende-se que a utilização de uma segunda língua é primordial ao profissional da atualidade, principalmente o inglês por ser uma língua de caráter universal, e em sendo assim, necessário ter um conhecimento que possibilite ter um contato e compreensão com textos em língua inglesa. O curso com carga horária de 36 horas semestrais foi oferecido em dois horários distintos, totalizando quatro turmas ao final do ano. O principal objetivo do curso era capacitar os alunos quanto à aquisição de conceitos básicos da língua inglesa, instrumentais, adquirindo noções básicas de gramática e realizando leitura, tradução e compreensão de textos
Geologia Costeira da Ilha de São Francisco do Sul/SC
- Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.net
- Tarcísio Possamai, MSc, tpossamai@univille.edu.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Geologia costeira, paleogeografia, cartografia
Apoio / Parcerias: Universidade Federal de Santa Catarina
OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO DE POLISSACARÍDEOS OBTIDOS DE Pleurotus sajor-caju E SUA AÇÃO ANTITUMORAL
- Marcia Luciane Lange Silveira, MSc, marcia.luciane@univille.br
- Mariane Bonatti Chaves, MSc, mariane.bonatti@univille.br
- Theodoro Marcel Wagner, MSc, theowag@terra.com.b
- Elisabeth Wisbeck, Dr(a), elisabeth.wisbeck@univille.br
- Sandra Aparecida Furlan, Dr(a), sfurlan@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Otimização, polissacarídeo, antitumoral
Redes poliméricas semi-interpenetrantes (semi-IPN) aplicadas na imobilização do piroxicam e de bioativo proveniente de fungo do gênero Pleurotus
- Denise Abatti Kasper Silva, Dr(a), denise.abatti@univille.br
- Vivia Buzzi, MSc, stlvi@yahoo.com.br
- Giovana C Bazzo, Dr(a), gbazzo@uol.com.br
- Marcia L. L. Silveira, MSc, marcia.luciane@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: hidrogeis, piroxicam, Pleurotus
O interesse por hidrogéis se baseia em suas características como biocompatibilidade e atoxicidade, o que os tornam candidatos em potencial para serem aplicados na área médica e farmacêutica, principalmente na preparação de fórmulas de administração oral. Dentre as formas de se obter microesferas de hidrogéis está a formação de sistemas semi-IPN, ou seja, pela combinação de um polímero na forma reticulada e outro na forma linear. A escolha pelo fármaco piroxicam, uma fração específica obtida de corpo frutífero de Pleurotus sajor caju se deu pelo fato do primeiro estar relacionado a registros de distúrbios gástricos após a ingestão e o segundo por ter reconhecida atividade antitumoral quando aplicado via intraperitonial. Neste trabalho, o objetivo foi obter e caracterizar sistemas de microesferas contendo agentes ativos e posteriormente realizar ensaios in vitro com essas formulações considerando a administração oral. Para isso utilizou-se, a gelatina (Gel) ou o alginato de sódio (Alg) com um derivado hidrossolúveis de celulose, a caboximetil celulose sódica (CMCNa), para compor as matrizes na forma de sistemas semi-IPN. As substâncias imobilizadas foram o piroxicam, a fração denominada FIII-II obtida de corpos frutíferos do P. sajor caju e o bioinseticida, Bti que possui reconhecida atividade sobre simulídeos. Utilizou-se um planejamento fatorial 23 para a produção de partículas, procedeu-se a análises variadas dependendo do tipo de ativo imobilizado. Para o piroxicam a melhor eficiência de encapsulação, em torno de 10% EE, foi na matriz envolvendo Gel/CMC sob os maiores níveis de CMC, agente reticulante e piroxicam. Para o ativo de origem fúngica houve necessidade de rever a matriz e foi necessário trabalhar com matriz biodegradável de PHB/PCL o que permitiu obter uma EE de 36% para a fração. Para o Bti a melhor composição de matriz foi Alg/CMC destacando-se aquela com os menores níveis de CMC e variado percentual de agente reticulante. Com essas atividades houve a formação de recursos humanos, propriamente uma acadêmica em nível de mestrado e outras cinco como iniciação científica, sendo um deles bolsista CNPq. Até o momento, um artigo submetido, dois em construção e cinco participações em congressos
Apoio / Parcerias: CNPq/ bolsa IC cota Institucional
Valorização de resíduos da bananicultura (pseudocaule) por pirólise
- Noeli Sellin, Dr(a), nsellin@yahoo.com.br
- Eveline Ribas Kasper Fernandes, G, evelinerkf@gmail.com
- Caroline Carriel Schmitt, G, caroline_carriel@yahoo.com.br
- Sandra Helena Westrupp Medeiros, Dr(a), sandra.helena@univille.br
- Ozair Souza, Dr(a), osouza@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Bananicultura, Pseudocaule, Pirólise
Amostras de pseudocaule da bananeira, previamente caracterizadas por análises químicas elementar e aproximada, frações lignocelulósicas, análise termogravimétrica (TGA) e calorimetria diferencial exploratória (DSC), foram submetidas ao processo de pirólise lenta em reator de bancada, com temperatura de operação da ambiente até 500 ºC e tempo de residência de 60 min. Os produtos gerados na pirólise (gases, bio-óleo e ácido pirolenhoso) foram coletados e caracterizados. As amostras líquidas foram analisadas por cromatografia gasosa com espectrômetro de massa (CG-MS) e espectroscopia na região do infravermelho (FTIR). As amostras gasosas foram caracterizadas por cromatografia gasosa (CG). As amostras de pseudocaule apresentaram baixos teores de enxofre e nitrogênio e altos teores de carbono, de 33,4%, e de material volátil, de 74,5%, os quais correspondem às frações lignocelulósicas, com maior teor para celulose, de 44%. De TGA foram observados dois estágios principais de degradação térmica, perda de umidade e degradação de materiais voláteis (celulose, hemicelulose e lignina). Os mesmos estágios foram observados por DSC, o primeiro com caráter endotérmico e o segundo exotérmico, com maior liberação de energia em torno de 500 ºC. No processo de pirólise, houve maior rendimento em gases e carvão e menor em bio-óleo, característico da pirólise lenta. As composições químicas obtidas para o bio-óleo e a água ácida (ácido pirolenhoso) assemelham-se às obtidas para líquidos a partir da pirólise de outras biomassas, assim como para os produtos gasosos. Dentre os compostos encontrados no bio-óleo, destacam-se fenóis, furfurais, cetonas e ácidos carboxílicos. A fração gasosa apresentou concentrações significativas de CO2, CO e CH4. O pseudocaule da bananeira apresentou potencialidade para obtenção de produtos com valor agregado com possibilidade para aplicação como insumos químicos e combustível.