Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas

Índice

  1. (RE)VIVER ECONOMIA
  2. A gestão ambiental em indústrias do setor metal mecânico em Joinville-SC
  3. A inclusão social do idoso e a relação com o uso das tecnologias de informação
  4. A influência dos grupos de referência em processos de decisão de compra - uma análise dos segmentos de serviços e produtos
  5. A Matur(a)idade na Univille: Trajetória 2010
  6. Amadurecer e viver: associando saberes na Univille
  7. Casos de sucesso em inovação no setor metal-mecânico
  8. Desenvolvimento integrado de pessoas - Coaching e Mentoring
  9. Desenvolvimento novos produtos com ênfase no eco-design
  10. Design da identidade visual do parque de inovação tecnológica de Joinville e região – Inovaparq
  11. Direitos Humanos na relação entre Universidade e Comunidade: a experiência do proejto Direito e Literatura
  12. Dsenvolvendo competências para promover a empregabilidade
  13. ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA VI
  14. Educar Direitos Humanos: experiências da prática da metodologia participativa no ambiente escolar
  15. Geração de Renda: Grupo SempreViva
  16. Índice de variação geral de preços
  17. Mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e alunos matriculados no ensino médio regular de instituições públicas no município de São Bento do Sul
  18. Nivelamento da disciplina matematica
  19. O cinema como instrumento viabilizador da discussão sobre a cidadania
  20. Orientação Educacional
  21. Pacote Adobe: Computação Gráfica
  22. Partilhando Experiências sobre Responsabilidade Social Corporativa
  23. Políticas e práticas de responsabilidade social no município de São Bento do Sul e região: análise comparativa e proposição de modelo de maturidade.
  24. Princípios lógico-jurídicos, hermenêutica e preparação para concursos públicos.
  25. Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille
  26. Show - Desenvolvimento de apresentações digitais
  27. SIMULADO OAB
  28. UNIVERSITÁRIOS INTEGRADOS, IDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS PARA CONSTRUIR SEUS CAMINHOS
  29. Variáveis, métricas e indicadores de desempenho da indústria metal-mecânica de Santa Catarina

Resumos

(RE)VIVER ECONOMIA

  • Jani Floriano, MSc, jani.floriano@terra.com.br
  • JANI FLORIANO, MSc, jani.floriano@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: ensino, graduação, economia

Ao avaliar o perfil do aluno ingressante na Univille, pode-se constatar que nem todos terão condições de acompanhar a desenvolver suas atividades plenamente como um acadêmico. Destacam-se nestas condições, as dificuldades financeiras, as deficiências de formação escolar, a falta de preparo para busca pelo emprego e até mesmo, a falta de conhecimento de como conseguir superar essas dificuldades. Quanto às deficiências de formação escolar, um acadêmico que não consiga acompanhar as atividades pedagógicas, será um potencial desistente. Assim, se desenvolvidas ações que permitam ao aperfeiçoamento e nivelamento dos alunos ingressantes, podem contribuir para a manutenção destes nos bancos da universidade. Assim, o objetivo do projeto de ensino (RE)VIVER ECONOMIA, no ano de 2010, foi o de criar condições, oferecer e viabilizar aos acadêmicos da Univille a oportunidade de desenvolvimento das competências exigidas no atual mercado de trabalho. Justifica-se, no que se refere às dificuldades financeiras, se o acadêmico tiver como ingressar ao mercado de trabalho, tendo a oportunidade de exercer uma atividade remunerada, poderá financiar seus estudos, contribuindo para a sua manutenção da universidade. E, referente à falta de preparo e de conhecimento para a busca por emprego podem ser solucionadas com atividades complementares. Deste modo, o projeto ofereceu atividades como nivelamento de matemática, orientação a produção científica, gincana de economia “Ministro da Economia por um dia”, palestras, Olimpíada Universitária de Educação Financeira e viagem de estudos (Bovespa&BMF). Inicialmente, a proposta era atender 160 alunos de graduação dos cursos de Economia, CST Gestão Financeira e CST Desenvolvimento Regional, sendo que, ao final do ano de 2010, participaram das atividades 207 alunos. É relevante destacar que a Universidade, através do projeto (RE)VIVER ECONOMIA contribuiu através da prática de atividades, ações, programas, para criar um ambiente a apoiar o acadêmico de graduação, cumprindo seu papel social, promovendo a inclusão dos Acadêmicos economicamente carentes no mercado de trabalho e, acima de tudo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.

A gestão ambiental em indústrias do setor metal mecânico em Joinville-SC

  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
  • Enori Carelli, Dr(a), enori.carelli@netvision.com.br
  • Andreia Talita dos Santos Souza, Graduando, andreia@univille.br
  • Arlaine Sita Lenzi, Graduando, arlaine@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: gestão ambiental, sustentabilidade, indústria

O objetivo desta pesquisa foi discutir as práticas de gestão ambiental das indústrias do setor metal mecânico em Joinville – SC. Este estudo, ainda exploratório, é relevante em função das indústrias do ramo metal mecânico estar no grupo que causa alto impacto ambiental, pelo fato de Joinville ser o maior pólo industrial de Santa Catarina, o segundo pólo de fundidos do Brasil e, possuir elevado número de empresas deste ramo de atividade. A inserção da temática ambiental na indústria se deu a partir da complexidade dos riscos socioambientais e da possibilidade de incorporação da proposta de desenvolvimento sustentável na gestão empresarial. Aliada a essa questão, as exigências do mercado consumidor e da sociedade por uma vida com qualidade contribuíram nas mudanças significativas na área ambiental das indústrias, embora ainda insipientes. As indústrias têm mobilizado esforços, tanto humanos quanto financeiros, para implantar medidas de proteção ambiental e consequente redução do impacto causado ao meio ambiente. A certificação na norma do grupo ISO 14000 tem sido adotada como referência para mostrar o envolvimento dessas organizações.A pesquisa foi realizada com 34 indústrias do setor metal mecânico de Joinville. As dimensões investigadas foram sobre a gestão, produção e políticas de proteção ambiental. Os dados evidenciaram que poucas industriais do ramo metal mecânico implantam algum tipo de gestão ambiental. Aquelas que implantam políticas de proteção, dentro do seu âmbito de ação, fazem com êxito. Mas, as indústrias do ramo metal mecânico enfrentam grande desafio ao implantar um sistema de gestão ambiental e há necessidade de maior envolvimento dos órgãos governamentais, não só na aplicação da legislação, mas também como veículo de conscientização ambiental.

A inclusão social do idoso e a relação com o uso das tecnologias de informação

  • Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
  • Simone L. Krüger, MSc, skruger@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inclusão, Idosos, tecnologias da informação

Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto IDOS – “Letramento digital como forma de inclusão do idoso” durante o ano de 2010 na Univille, campus São Bento do Sul, teve como objetivos identificar as condições de letramento digital de público idoso que já havia participado de cursos de extensão sobre uso do computador; refletir sobre a inclusão dos idosos por meio da utilização do computador e auxiliar no aprimoramento das formas de intervenção da Univille em atividades de extensão nesse sentido. Para tanto, aplicaram-se questionários e realizaram-se entrevistas, além de ser utilizada a observação sistemática durante os 16 encontros realizados. As variáveis controladas foram relacionadas às categorias lúdica, funcional e intelectual. Como principais resultados, destacaram-se como fatores de impacto para o letramento os problemas de memorização e coordenação motora; a não preparação do idoso para o conhecimento técnico e terminológico da área de informática; a problemática da leitura de hipertextos; entre outras variáveis. Concluiu-se que há urgente necessidade de prática diferenciada daquela utilizada nos cursos de extensão já oferecidos nessa área, pois se deve considerar a aplicação de conhecimentos especiais para desenvolvimento do ensino-aprendizagem de idosos, embasados também em conhecimento psicolingüístico e pedagógico, em especial no que se refere ao uso de novas tecnologias.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul

A influência dos grupos de referência em processos de decisão de compra - uma análise dos segmentos de serviços e produtos

  • Silvio Simão de Matos, MSc, simon@univille.br
  • Kathia Fritsch, G, kathiafritsch@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: comportamento do consumidor, grupos de referência, gestão de marketing

Estudar os processos relacionados ao comportamento do consumidor e as decisões que ele toma durante o processo de escolha por produtos e serviços apresentam-se como de grande relevância para as organizações. Durante essas decisões os consumidores acabam sendo muitas vezes sendo influenciados por seus grupos de referência, que compreendem membros da família, amigos e colegas de trabalho, por exemplo. O projeto de pesquisa analisou as influências dos grupos de referências (informativa, normativa e expressiva de valor) nos processos de compra em dois diferentes segmentos: serviços e produtos, bem como as fontes de informação utilizadas para subsidiar a decisão, as motivações de compra e os atributos determinantes para a escolha. Para alcançar esse objetivo a pesquisa foi desenvolvida em duas fases: a primeira delas caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa com realização de entrevistas em profundidade, ou, não estruturadas, transcritas e categorizadas com o apoio do software Atlas ti com indivíduos que realizaram a compra de apartamento e indivíduos que utilizaram serviços de clinicas de ortopedia; a segunda fase da pesquisa compreendeu uma pesquisa quantitativa com aplicação de um questionário tipo survey, via software de pesquisa on-line (www.qualtrics.com) junto aos mesmos indivíduos que utilizaram os mesmos produtos e serviços da etapa qualitativa. Após a coleta dos dados, foram identificados como principais grupos de referência a família, os amigos e os colegas de trabalho, que atuam junto aos consumidores principalmente ao expressar sua opinião sobre o produto e, ou, serviço. Também foi possível observar que os grupos de referência exercem forte influência nas compras de serviços e produtos, já que estes demonstraram identificação com seus grupos, tomando para si suas experências e valores. Tanto nos produtos quanto nos serviços, os grupos de referência agem no sentido de aconselhamento dos indivíduos entrevistados, auxiliando na decisão final.

A Matur(a)idade na Univille: Trajetória 2010

  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Elenir Carmen Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com
  • Mauren Salim, MSc, mauren.salin@univille.net
  • Mariene Coutinho, G, marienecoutinho@ibest.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: educação continuada, terceira idade, cidadania

A Matur(a)idade na Univille já está em andamento há seis anos.O Programa em 2010 contou com 4 projetos: (1)' Univille & Matur(a)idade' com atividades educacionais como coral, computação, atividade física e aulas oferecidas pelos professores vinculados aos mais diversos cursos de graduação, projetos e programas de extensão/ pesquisa da Univille. Estas atividades ocorreram todas as quartas-feiras a tarde; (2) 'Para Além da matur(a)idade' é um projeto que focou a inserção na rede de apoio a terceira idade com representação no COMDI (Conselho do Idoso) e apoiou a eventos municipais e regionais com foco na terceira idade; (3) O Projeto 'Atividades Físicas e de Saúde para Idosos/AFISI' desenvolvido sob a orientação da Professora Mauren Salim ofertou atividades físicas para a terceira idade todas as terças e quintas-feiras e, por último, (4) O projeto 'Atenção ao idoso/ATI' sob a coordenação do curso de Psicologia ofereceu atividades com foco no bem-estar mental e psicológico em seis encontros realizados nas segundas-feiras. Ao longo de 2010 foi atendido um público direto de 70 pessoas e, indireto de 150 pessoas. Paralelamente as atividades vinculadas aos quatro projetos também ocorreram aulas-passeio e a organização de eventos a partir de iniciativas dos próprios participantes. Ainda ocorreram apresentações do coral que cumpriu agenda ao longo do segundo semestre em eventos como encontros de corais, apresentações em casas que atendem a idosos e na abertura de eventos relacionados a projetos de extensão da própria Univille. Outro evento resultante das atividades desenvolvidas ao longo do ano foi a exposição de quadros artísticos desenvolvidos na disciplina de Artes. Salienta-se que os resultados obtidos em 2010 superaram as expectativas planejadas ao início do ano.

Apoio / Parcerias: O Programa contou com os seguintes apoios: - Indústria de Alimentos Mabel que oferece produtos para lanches. - Cursos de Bacharelado da Univille: Psicologia, Farmácia, Administração, Odontologia, História, Letras, Artes, Biologia, Psicologia, Engenharia Ambiental, Direito, Economia, Gastronomia e Medicina. - Cursos De Mestrado Saúde e Meio Ambiente e Patrimônio Cultural e Sociedade. - Projetos e Programas de Extensão Desenho Animado Ambiental, Prolij, Proler, Trilhas, Geração de Renda SempreViva, Geração de Renda AmaViva, Economia Doméstica, Cine-educação, Uso Racional de Plantas Medicinais, EDUPAZ, Empreendedor Sócio-ambiental e Ecosol - Conselho do Idoso de Joinville/COMDI do qual participa com conselheiro.

Amadurecer e viver: associando saberes na Univille

  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
  • Rita Lorenzi, E, rita.lorenzi@gmail.com
  • Victor Aguiar, MSc, cdht@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: geração de renda, design, mulheres

A capacitação para o empreendedorismo está no escopo do projeto de extensão ‘Amadurecer e viver: associando saberes na Univille [AmaViva]’. Configurando-se em uma parceria entre a UNIVILLE e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Joinville/SC, o projeto congrega artesãos, remanescentes de projetos que capacitam para geração de renda, com vistas à produção e comercialização associada de artefatos. O público alvo é constituído por 20 pessoas provenientes dos projetos “Geração de renda: Mulher Sempre-viva (SempreViva)”; “Amadurecer com Fibra” (AMAR); e, Design na Economia Solidária: qualificação e valorização da produção artesanal joinvilense (ECOSOL). A metodologia proposta consiste em reuniões semanais para a produção de artefatos, atendendo à demandas da comunidade Joinvilense, considerando-se: circulação, distribuição, apresentação, precificação e venda dos produtos. O projeto investe, ainda, na capacitação continuada dos integrantes, promovendo oficinas com foco em empreendedorismo, gestão de processos e produção técnica em serigrafia, modelagem e costura. Os principais resultados referem-se ao leque de produtos apresentados no portfólio do projeto e à integração entre Univille, comunidade joinvilense e Secretaria de Assistência Social.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Assistência Social de Joinville

Casos de sucesso em inovação no setor metal-mecânico

  • Gelta Madalena Jönck Pedroso, Dr(a), gelta.pedroso@univille.net
  • Carlos Mauricio Sacchelli, Dr(a), carlos.sacchelli@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: sucesso em inovação, patentes, gestão da inovação

O tema da pesquisa abordará a economia da inovação organizacional do setor metal-mecânico, focando principalmente sua relação de custo benefício, além de demonstrar através de dois casos, como indústrias do setor metal-mecânico de Joinville obtiveram êxito na atividade inovativa, conquistando mercados e assumindo uma posição de destaque internacional. Assim como a sistematização da qualidade foi, na década de 90 no Brasil, uma das atividades geradoras de mudanças na indústria, a inovação é hoje fator essencial para criar e manter essa liderança no mercado. Assim sendo, nosso objetivo é compreender quais são os mecanismos e caminhos para transformar as empresas em organizações inovadoras e estabelecer diferenciais, diante de um mercado tão competitivo. O tema foi aprofundado através de pesquisa bibliográfica, identificação de patentes, bem como de entrevistas com responsáveis pelo setor de inovação para obtenção de dados acerca da inovação nas organizações em foco. O resultado da pesquisa evidencia o vínculo entre universidade e a empresa como fator crucial para o desenvolvimento do aparato inovativo, bem como a promoção de uma rede de informações, que é uma tendência confirmada pela literatura consultada, e utilizada por empresas de destaque no mercado global. Um dos fatores identificados como geradores de êxito na inovação, foi o estabelecimento de diversos pesquisadores na mais variadas áreas, bem como o estreito vínculo com outras empresas e instituições de pesquisa, formando assim um P&D externo, aumentando ainda mais sua capacidade de adaptação e renovação de mercado.

Apoio / Parcerias: Empresas que contribuiriam com dados para essa pesquisa. CISER e Metalúrgica Schultz

Desenvolvimento integrado de pessoas - Coaching e Mentoring

  • Édina E. Z. Fietz Treml, MSc, edina.elisangela@univille.br
  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Coaching, Mentoring, Desenvolvimento de Pessoas

A UNIVILLE tem como missão: “promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando em ensino, pesquisa e extensão”. Dessa forma, a realização desse projeto de ensino proposto justifica-se pela promoção da sustentabilidade dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas do campus SBS pois teve como objetivo auxiliar a garantia da sua empregabilidade, o que se reverte positivamente para sua estrutura familiar, na sua atuação profissional, e para a sociedade como um todo. Para alcançar essa sustentabilidade é necessário, primeiramente, trabalhar o indivíduo de forma integral. O desenvolvimento integrado de pessoas busca esse aprimoramento pessoal, trabalhando o ser como um todo, tanto na esfera pessoal como profissional, visando prepará-lo para enfrentar as demandas do mundo atual e integrá-lo ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada no atendimento aos acadêmicos foi realizada com base no sistema ISOR, que consiste em atendimentos individuais com temas pré-determinados. As agendas comportaram a abordagem dos seguintes temas: visão de mundo, relacional e atitudinal, clima, centramento, gestão de mudanças, evolução, tempo atual, estrutura mental, processo decisório, ampliação de mentalidade, administração de conflitos e sinergia grupal. Os temas propostos pela metodologia vêm ao encontro dos objetivos do curso de administração, buscando contribuir consideravelmente à formação do perfil dos acadêmicos, no que tange formar cidadãos-profissionais com visão global e ética, empreendedores, flexíveis, dinâmicos, com capacidade de adaptação e que tenham segurança para enfrentar desafios e sejam capazes de aprender e criar; que saibam usar recursos correlacionando-os com a visão de negócio, do mercado e com a satisfação dos clientes; que saibam trabalhar em equipe, assumindo papel de facilitadores; que tenham capacidade para ajustar-se, com rapidez, aos avanços científicos e tecnológicos. Os resultados coletados por meio da avaliação dos acadêmicos demonstram que, em relação ao nível de utilização dos temas trabalhados no coaching na sua vida pessoal, a maioria respondeu que foi de 90% para 50% dos respondentes e 100% para 40% dos participantes, o que demonstra grande aplicabilidade dos assuntos tratados na vida pessoal dos participantes. Na vida profissional, a aplicabilidade segundo a opinião de 50% dos acadêmicos foi de 90% e de 100% para outros 20%. Em relação às percepções ou mudanças que se operaram na sua vida após as sessões de coaching os acadêmicos afirmaram amadurecimento pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, diminuição da ansiedade, melhora na administração de conflitos e na receptividade a novos desafios e a mudanças.

Desenvolvimento novos produtos com ênfase no eco-design

  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Marli Everling, Graduando, meverling@gmail.com
  • Victor Aguiar, MSc, cdht@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: design, eco-design, fibra

O projeto PROFI objetivou resgatar conhecimentos gerados na UNIVILLE, acerca de materiais desenvolvidos a partir de resíduos e polímeros biodegradáveis, investigando, a partir dos dados compilados, possibilidades de sua aplicação no desenvolvimento de produtos com ênfase no ecodesign. Este objetivo apoiou-se na valorização de produtos naturais e peças geradas a partir de processos artesanais, atendendo a atual necessidade de utilização de matérias primas renováveis com histórico de descarte (como é o caso do pseudocaule da bananeira), cuidando do meio ambiente, por meio do ecodesign e favorecendo o desenvolvimento sustentável. A abordagem metodológica referiu-se a: (1) resgate, junto à área da pesquisa da UNIVILLE, dos estudos e resultados de projetos de pesquisa relacionados a resíduos e polímeros biodegradáveis; (2) reprodução de amostras de materiais para análise de suas características do ponto de vista do design; (3) investigação do estado da arte acerca da aplicação das fibras naturais e da fibra de bananeira em produtos de baixa complexidade (brinquedos, puxadores e artigos decorativos); (4) desenvolvimento de projetos de produto, de baixa complexidade evidenciados pela investigação, a partir de materiais desenvolvidos na UNIVILLE, como blendas a partir de polímeros biodegradáveis e resíduos como fibra de bananeira; (5) pesquisa de acabamentos (tintas e impermeabilizantes) a serem aplicados nos produtos utilizando componentes de baixo impacto ambiental; (6) registro e divulgação dos resultados obtidos por meio da pesquisa. Os principais resultados englobam: preparação e caracterização de amostras dos materiais para composição do acervo da materioteca; lista de produtos a ser desenvolvidos a partir dos materiais gerados pelas pesquisas na UNIVILLE; experimentação dos materiais para configuração de uma parcela dos produtos evidenciados pela lista de produtos.

Design da identidade visual do parque de inovação tecnológica de Joinville e região – Inovaparq

  • Marina Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com
  • Giulia Arones, Graduando, giulia_arones@yahoo.com.br
  • Alessandra Milleo, Graduando, alemilleo@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Identidade visual, Inovaparq, Design

O desenvolvimento da identidade visual para o Inovaparq justifica-se pelo fortalecimento, junto ao público, dos seus valores de tecnologia, inovação, responsabilidade social e ambiental e desenvolvimento regional – industrial, econômico, científico e educacional. Através dos elementos gráficos e sua aplicação, a identidade participará do posicionamento do parque diante da comunidade científica, tecnológica e industrial, propagando seus valores, contribuindo para sua inserção e memorabilidade, aproximando esses pólos regionais e convergindo suas potencialidades. Nos anos de 2010 e 2011, tem sido desenvolvida a identidade e sua aplicação em projetos como vídeo institucional, sinalização e papelaria.

Apoio / Parcerias: Católica de Santa Catarina, UDESC, UFSC, Fapesc, CNPq

Direitos Humanos na relação entre Universidade e Comunidade: a experiência do proejto Direito e Literatura

  • Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Direito, Literatura, Garantias Fundamentais

Entendido o acesso à justiça como requisito fundamental - o mais básico dos direitos humanos - de um sistema jurídico moderno e igualitário que pretenda garantir e não apenas proclamar os direitos de todos, e constatada a necessidade de discussões a esse respeito na comunidade são-bentense, questionou-se como estender o conhecimento desenvolvido na universidade para que atingisse os seus maiores beneficiários: os cidadãos. Assim, fundamentado na idéia de que o judiciário precisa se aproximar do “homem comum”, de que a cidadania não pode continuar sendo privilégio de poucos surgiu o projeto de extensão universitária “Direito e Literatura: a criação de um espaço para construção da cidadania”. Gerado a partir de discussões entre acadêmicos do Curso de Direito e formalizado mediante a orientação de uma professora da área de Letras, o projeto visou, por meio da intervenção no Ensino Fundamental de escolas públicas de São Bento do Sul, especificamente junto a alunos da 3ª. série, desenvolver a idéia de que para todos acessarem à justiça, cada cidadão deve ter consciência de seus direitos e deveres e, para isso, utilizou-se da estratégia da contação de histórias. Foram os princípios constitucionais presentes no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira que inspiram a escolha das histórias, especialmente fábulas. O trabalho em 2010 envolveu grupos de alunos de quatro escolas da cidade, sendo mobilizados também professores, diretores e orientadores educacionais. Os principais resultados obtidos podem ser contabilizados pela avaliação formal feita por cada escola sobre o atingimento dos objetivos do projeto – considerado alcançado –, pela participação do Juiz e do Promotor local no trabalho informativo às crianças e profissionais das escolas envolvidas quando da visita ao Fórum, assim como pela interação e participação intensa das crianças nos momentos de intervenção dos extensionistas.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul; 25a. Gerência Regional de Educação - São Bento do Sul Fórum de São Bento do Sul Empresa de Transportes Coletivos Rainha

Dsenvolvendo competências para promover a empregabilidade

  • Giucélia Lourdes Spitzner, MSc, giucelia@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: competências, perfil do profissional de administração, empregabilidade

O projeto DECO – Desenvolvendo competências para promover a empregabilidade, foi realizado durante os anos de 2009 e 2010. Através dele buscou-se diagnosticar qual o perfil do profissional de Administração demandado pelo mercado atual - altamente competitivo e dinâmico - e a partir destas informações identificar possibilidades para o curso de Administração do campus São Bento do Sul proporcionar processos formativos que favoreçam o desenvolvimento e aprimoramento dessas competências em seus acadêmicos, no intuito de ampliar o seu potencial de empregabilidade. A pesquisa teve como pano de fundo dois elementos basilares: o cenário organizacional - que passa por grandes mudanças e que busca, cada vez mais, o alcance da competitividade, da qualidade, da produtividade e da sustentabilidade - e o trabalho do administrador - essencial às organizações e também fator decisivo na construção de nações fortes; tarefas de grandiosa responsabilidade e que demandam desse profissional, por conseguinte, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo das suas competências (compreendidas conceitualmente nesse estudo como capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, como saberes, habilidades e informações, para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações). A metodologia escolhida recai sobre uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental, auxiliada pela coleta de informações, através de questionários aplicados com profissionais da área de recursos humanos de empresas, agências recrutadoras e acadêmicos concluintes do curso de Administração do campus São Bento do Sul. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma formação voltada para uma atuação mais integral, que conjugue diversas competências. Evidenciam maior destaque às habilidades humanas - que se revelam imprescindíveis ao administrador - seguidas pelas habilidades conceituais e, por último, as habilidades técnicas. Apontam, também, a valorização de uma formação sólida e ampla, que capacite o administrador a uma atuação multidisciplinar que envolva as três habilidades simultaneamente. O destaque das habilidades humanas e conceituais identificado na pesquisa corrobora com os estudos teóricos realizados. Ambos revelam que o mundo do trabalho exigirá cada vez mais dos profissionais uma grande capacidade de adaptação a novos ambientes e novas situações, disposição para aprendizado contínuo, capacidade de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe, de assumir papéis de liderança, de tomada de decisões com velocidade e de interação com o meio político, econômico e social em que vivem.

Apoio / Parcerias: ACISBS - Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul

ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA VI

  • Jani Floriano, MSc, jani.floriano@terra.com.br
  • JANI FLORIANO, MSc, jani.floriano@terra.com.br

Palavras-chave: Economia, Finanças, Educação

O projeto de extensão Economia Doméstica – Administrando as contas da casa - VI é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, desde 2005, e tem por objetivo conciliar a educação teórica dos alunos da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Economia Doméstica e sua utilização. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve a integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A metodologia utilizada é a abordagem do tema através de oficinas apresentando os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. No ano de 2010, foram atendidas 848 pessoas de forma direta com oficinas e participaram 21 alunos como monitores. Ainda, o projeto contou com a participação de 19 alunos bolsistas como voluntários. A fonte de recursos financeiros provém do FAEX - Fundo de Apoio às Atividades de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE. O projeto disponibiliza às comunidades atendidas cartilhas e apostilas, camisetas, canetas e material de divulgação (banners, panfletos, cartazes). Para avaliar a repercussão e aplicabilidade do projeto, tanto a comunidade como os alunos participantes, respondem a um questionário em que se procura identificar as oportunidades futuras bem como os pontos que precisam ser trabalhados e melhorados. Por trabalhar diretamente nas comunidades, o projeto pode ser replicado facilmente, tanto referente às disponibilidades dos alunos e das comunidades, quanto igualmente na questão de custos. O projeto desempenha o caráter sócio-educacional, oportunizando a todo o acesso as informações a cerca do tema.

Educar Direitos Humanos: experiências da prática da metodologia participativa no ambiente escolar

  • Juliana Piva Fleury Charmillot, G, julianapfc@hotmail.com
  • Nicolle Guedes, G, nikaguedes@hotmail.com
  • Fernanda Brandao Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Direitos humanos, Educação participativa, educação em direitos humanos

Este trabalho objetivou apresentar e discutir uma experiência em Educação em Direitos Humanos realizada em um colégio a partir do desenvolvimento de um projeto de extensão da Univille-Universidade de Joinville em parceria com o IDDH- Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos. O projeto Educar Direitos Humanos propôs, a partir de alguns encontros com educadores do Ensino Fundamental do colégio, o desenvolvimento de iniciativas educacionais voltadas para a prática dos Direitos Humanos na escola. Tanto as oficinas de formação dos educadores como o trabalho com os alunos na escola foram realizados com base em metodologia participativa buscando-se a construção coletiva do projeto com a participação ativa de alunos, professores e comunidade escolar. O projeto foi acompanhado pelo IDDH e, ao final, foi entregue um relatório sobre seu desenvolvimento e resultados. Foi possível observar que os professores atingiram os objetivos almejados. O colégio decidiu inserir a temática no seu projeto político pedagógico. Algumas questões, entretanto, surgiram na análise dos relatórios, tais como: a necessidade de aprimoramento dos instrumentos avaliativos dos educadores; a importância de formação contínua destes para a consolidação da transformação de sua prática; a constante discussão e aprimoramento da metodologia participativa nos projeto de Educação em Direitos Humanos.

Apoio / Parcerias: IDDH - Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos Colégio da UNIVILLE Clínica de Direitos Humanos - departamento de Direito

Geração de Renda: Grupo SempreViva

  • Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
  • Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
  • Rita Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
  • Leticia Hermes, Graduando, lethermes@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: design, geração de renda, mulheres

Este resumo reúne considerações acerca da vivência e experimentações oportunizadas pelo trabalho junto ao Projeto de Extensão Geração de Renda: Grupo SempreViva, que há cinco anos consecutivos desenvolve-se na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. O projeto, configurando-se em uma parceria entre Univille e Secretaria de Assistência Social, objetiva proporcionar às integrantes, acesso a conhecimentos técnicos e estéticos em serigrafia, patchwork, modelagem e costura, projeto de produto e projeto de programação visual, com vistas a geração de trabalho e renda. Estimulando a inserção social (pela geração de ocupações produtivas e de renda) trabalha na qualificação profissional permanente das artesãs, bem como no fomento ao empreendedorismo, assim pensado a partir do acompanhamento e reflexão acerca do seu processo produtivo, cujo aspecto social atende à Resolução nº 177 de 10/08/2000 do Conselho Nacional de Assistência Social. A metodologia aplicada consiste na inscrição anual de 30 mulheres, oriundas de famílias com baixa renda, reunidas semanalmente, sob a orientação de professores e estagiários do Curso de Design. Seu objeto principal consiste na utilização das ferramentas metodológicas do campo do design para o desenvolvimento de novos produtos. Um destaque do projeto são as diversas parcerias estabelecidas que contribuem por meio de doações dos materiais utilizados nas oficinas, enfatizando o seu caráter sócio-ambiental. O projeto tem apresentado resultados motivadores, tanto no tocante à participação in loco, como na comercialização das peças produzidas. Ainda, tem contribuído para o desenvolvimento da auto-estima das participantes e possibilitado novas inserções junto às suas comunidades de origem, expandindo e ampliando o público atingido.

Apoio / Parcerias: Secretaria de Assistência Social

Índice de variação geral de preços

  • Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: ìndice, preços, variação

O programa Índice de Variação Geral de Preços, doravante IVGP, realizado no Campus São Bento do Sul, teve Início em novembro de 1999 na sede, em Joinville, o programa vem sendo oferecido desde 1982. Neste trabalho são pesquisados 540 itens com 2.340 tomadas de preços em diversos locais, cujos dados são oferecidos à consulta da população em geral. Algumas melhorias no programa se deram a partir de janeiro de 2000, quando passou a ser feito o índice acumulado do ano. Outra melhoria foi proporcionada a partir de agosto de 2001, quando passou a ser feito o índice acumulado também nos últimos meses. Em agosto de 2005 o cálculo dos índices passou a ser feito na própria cidade de São Bento do Sul, não sendo mais necessário enviar as coletas de dados para Joinville. Logo em seguida, começou a ser feito o cálculo por setores como: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde, educação, diversos, cesta básica, cesta de 23 alimentos, cesta Galeazzi, preços de supermercados, IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e IVGP (ìndice de Variação Geral de Preços). Como participantes do programa no campus São Bento do Sul, há um professor coordenador e um estagiário que realiza a coleta e faz a digitação dos dados. O IVGP recebe também a colaboração de bolsistas do artigo 170 que ajudam na divulgação dos índices inflacionários para o público universitário e para demais moradores de São Bento do Sul. O programa conta com parceiros como a ACISBS, a Prefeitura Municipal e empresas em geral e seus resultados são utilizados por vários setores do município. O IVGP oferece um índice confiável e muito importante para sociedade são-bentense.

Apoio / Parcerias: ACISBS e Prefeitura Municipal de São Bento do Sul

Mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e alunos matriculados no ensino médio regular de instituições públicas no município de São Bento do Sul

  • Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Silvio Rudnick, E, silvio.rudnick@univille.br
  • Simone Woehl Fendrich, MSc, simone.fendrich@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: competências laborais, integração profissional, inclusão social

O hiato que se estabeleceu entre as necessidades/demandas do mercado de trabalho e o perfil laboral/competência dos candidatos, tem se ampliado muito nas últimas décadas, principalmente para as pessoas que buscam em idade adulta compensar a sua defasagem educacional. A inserção no mercado de trabalho exige novos saberes, pois, o mundo corporativo solicita um profissional cada vez mais completo e preparado. O projeto de pesquisa em questão deu continuidade ao estudo do mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e incorpou os alunos matriculados no ensino médio regular das instituições públicas do município. O encaminhamento do processo investigativo se baseou numa pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo com 561 respondentes do público-alvo escolhido. Com base nos dados coletados pode-se afirmar que houve boa avaliação dos pesquisados quanto ao seu desempenho e/ou competências relacionados às dimensões investigadas. Para a avaliação foram considerados conceitos de regular a muito bom, numa escala de 1 a 4. A dimensão melhor avaliada foi a dimensão atitudinal com média de 3,44, seguida da dimensão relacional com 3,38, a dimensão profissional com 3,25, a dimensão de informática com 3,04. A dimensão de comunicação e expressão ficou com a média mais baixa - 2,89. As análises que desdobraram-se por meio da pesquisa poderão constituir-se em elementos referenciais aos participantes favorecendo um melhor planejamento e direcionamento nos investimentos de sua formação profissional. Com a identificação do perfil solicitado pelo mercado de trabalho buscamos ampliar o conhecimento acerca da realidade regional e, com isso, oferecer subsídios às instituições educacionais para que estas possam planejar e realizar ações que venham a premiar esse perfil de forma mais intensa e aumentar o grau de inclusão dos alunos no mercado de trabalho. A pesquisa possibilitou ainda identificar os principais pontos que precisam ser enfatizados e priorizados, oferecendo aos dirigentes responsáveis subsídios para emanar políticas e estratégias educacionais e de desenvolvimento social, permitindo a formação de profissionais mais aptos a atender e superar as demandas do mercado.

Nivelamento da disciplina matematica

  • Ofelia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: aluno, nivelamento, matematica

Os estudantes ingressantes no ensino superior vivenciam uma grande mudança de vida propiciada pela passagem do ensino médio para o superior, seja no que tange às atitudes relacionadas aos aspectos pessoais ou às atitudes que concernem o processo educacional. Preocupada com o desempenho dos alunos ingressantes, principalmente na área de matemática, a Pró-Reitoria de Ensino e, a Coordenação do curso de Administração criaram o programa FAEG, com vistas a proporcionar aos alunos de graduação possibilidade de reforço em matemática, procurando minimizar as defasagens de conteúdos advindas do ensino fundamental e médio. Sendo assim, ofereceram o curso de nivelamento de matemática gratuito aos estudantes ingressantes do curso de Administração, em todas as suas ênfases, cursos estes oferecidos no mercado por empresas e por sua vez cobrados, impossibilitando os estudantes de menor poder aquisitivo de frequentá-los. Estes foram oferecidos em horários especiais (extra curriculares), nas instalações do departamento de administração, com o objetivo de oferecer ao aluno recém ingresso no curso de Administração de Empresas, Logística e Marketing, nivelamento na disciplina Matemática. Os conteúdos introduzidos com aulas expositivas e dialogadas por meio de atividades diversas como: realização de tarefas, acompanhamento das resoluções de problemas matemáticos apresentados pelos alunos ao professor ministrante, compartilhamento e discussão das soluções encontradas pelos alunos, com oportunidade de colocarem suas dúvidas, seus questionamentos, fazendo com que a compreensão de todos em torno das soluções obtidas, de fato, acontecessem. Do resultado de uma enquete feita com os alunos participantes registrou-se um percentual positivo do comportamento do aluno em relação à disciplina gerando assim, um diferencial para a Instituição ao disponibilizar o curso FAEG aos seus estudantes.Concluí-se com a esperança de ter diminuído a evasão provocada pela dificuldade na disciplina matemática; ter diminuído as reprovações/dependência na disciplina; ter aumentado à motivação do aluno ingressante em relação a rever tópicos da matemática básica tão importante para o bom desempenho no curso.

O cinema como instrumento viabilizador da discussão sobre a cidadania

  • Simone Lesnhak Krüger, MSc, skruger@univille.br
  • Andréa Maristela Bauer Tamanine , Dr(a), atamanine@yahoo.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: cinema , direito, garantias fundamentais

O projeto Direito e cinema: discutindo a cidadania na escola foi desenvolvido no ano de 2010 pela UNIVILLE Campus São Bento do Sul, por professores e estudantes do Curso de Direito, com o objetivo de desenvolver noções de cidadania com o uso de filmes, especialmente as Garantias Fundamentais descritas no artigo 5o. da Constituição Brasileira. O trabalho se desenvolveu com jovens que estudam em escolas de Ensino Fundamental e Médio, localizadas em bairros de periferia da cidade de São Bento do Sul, atingindo também outros elementos da comunidade escolar e familiar dos participantes. Vinculado ao projeto Direito e Literatura (DILITE), há sete anos em execução, a proposta foi promover a extensão do conhecimento jurídico, entendendo que, por meio da leitura de filmes, pode-se aproximar mais facilmente o jovem das garantias de acesso à justiça, das condições para inserção social e do empowerment. O desenvolvimento do trabalho em 2010, ano de implantação do projeto, foi da seguinte forma: a) seleção de filmes de temas relativos às garantias fundamentais; b) aplicação, nas escolas, do trabalho de apresentação de filmes, seguidas de atividades complementares (roda de conversa, elaboração de paródia, entre outras; c) realização de uma visita à UNIVILLE, campus São Bento do Sul, com 02 grupos de aproximadamente 40 jovens, oriundos de três escolas de São Bento do Sul; d) a partir da proposta realizada para os jovens (em torno de 80), extensão do projeto a dois professores, dois diretores e dois orientadores pedagógicos; e) revisão e aprofundamento da bibliografia sobre o tema, através da pesquisa em livros e na internet, além da participação em Congressos e Seminários efetuando comunicações e publicações; f) interação dos colégios participantes com o Colégio da UNIVILLE, por meio da participação dos alunos. Por meio das sínteses dos encontros, observou-se uma mudança na percepção do jovem enquanto cidadão, dos seus direitos expressos na Constituição e, principalmente, dos seus deveres para a promoção da cidadania.

Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul 25 a. Gerência Regional de Educação

Orientação Educacional

  • Karla Pfeiffer, E, karlapfeiffer@gmail.com
  • Fernanda Pozza da Costa, E, fepozza@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: orientação educacional, acompanhamento pedagógico, evasão

A proposta do projeto foi de detectar o baixo rendimento acadêmico, tanto de nota como de frequência dos alunos de design através do monitoramento dos diários. Posteriormente a essa atividade, foi feita a abordagem dos respectivos alunos com o intuito de agendar uma conversa para verificar o motivo para tal resultado. Ficou a critério de cada aluno o interesse em agendar a conversa com a equipe do projeto. Os alunos que aceitavam o convite se comprometiam a responder um formulário on-line com questões relacionadas desde a sua vida pessoal até questões relacionadas com a forma individual de estudo. O formulário contribuiu com a conversa, pois desta forma, as professoras do projeto tinham acesso a informações específicas de cada aluno, tornando a conversa mais dinâmica e personalizada. Em uma data pré-estabelecida, com o aval do aluno, o acadêmico comparecia, relatava e esclarecia a razão de seu baixo rendimento. Em alguns casos ficou evidente que os problemas não estavam vinculados à forma de ensino propriamente dito, mas que o aprendizado do aluno estava sendo comprometido por problemas e conflitos pessoais e/ou familiares. Configurada esta situação, o acadêmico era orientado para entrar em contato com o Projeto de Orientação Psicológica desenvolvido pelos estagiários de Psicologia da Univille, haja vista que a proposta do projeto não era detectar questões psicológicas. Quando a situação era pertinente ao projeto, ou seja, relacionado a forma de estudo e/ou a de ensino, o acadêmico era ouvido, seus comentários eram registrados e em muitos casos as professoras sugeriam alterações na forma de estudo e de organização, para que o aluno pudesse melhorar seu rendimento em sala de aula. De certa forma, cada acadêmico colaborou em detectar fragilidades específicas nas disciplinas e/ou no curso. Observou-se que nos alunos de primeiros anos houve uma grande dificuldade em algumas disciplinas quando os professores exigem que os trabalhos fossem realizados em grupos, algo imprescindível na vida profissional do designer. A falta de comunicação, de organização e comprometimento de algum membro da equipe levava, na maioria dos casos, ao desenvolvimento de trabalhos incompletos e/ou inconsistentes. Consequentemente, o resultado refletia-se na nota tanto do aluno como de seus colegas. A maioria dos alunos participantes teve seu desempenho melhorado. Isso foi percebido no resultado das notas no bimestre seguinte. Muitos foram auxiliados na montagem de seus portfólios e conseguiram rapidamente um estágio na área. Outros montaram grupos de estudo, incentivados e orientados pelo projeto.

Pacote Adobe: Computação Gráfica

  • Haro Schulenburg, E, haro@harodesigner.com.br
  • Roy Schulenburg, E, royzera@terra.com.br
  • Jonathan Pratear, E, jonathanprateat@gmail.com
  • Elcio Ribeiro da Silva, E, elcio.4t@gmail.com
  • Raphael Schmitz, E, prof.rtz@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Design, Computação Gráfica, Ensino-Aprendizagem

O mercado de trabalho tem se modificado diante das novas tecnologias, as quais têm gerado novos negócios e novas formas de relacionamento. Com isso, o uso da internet e da computação gráfica passa a compor a realidade das diversas áreas profissionais no desenvolvimento de materiais de uso pessoal, mercadológico, corporativo, de divulgação ou mesmo didático. Passa, inclusive, a ser exigido na seleção de profissionais. Diante disso, a proposta deste projeto para os acadêmicos dos diferentes cursos da UNIVILLE foi de fornecer bases teóricas dos fundamentos de design e sistematizar o uso de ferramentas de computação gráfica e plataformas virtuais. A proposta surgiu com a observação de algumas situações no cotidiano da universidade: (a) o desnível de habilidades técnicas entre os acadêmicos muitas vezes compromete o andamento das aulas e o aproveitamento das turmas; (b) a lacuna entre as expectativas do mercado de trabalho e a preparação técnica dos acadêmicos e profissionais recém-formados dificulta a entrada no mercado; (c) o sentimento de insegurança dos acadêmicos e profissionais recém-formados no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho compromete a montagem do portifólio; (d) a otimização da capacidade de representação de idéias permitida pelo desenvolvimento das habilidades em computação gráfica, que tornam mais apurada a apresentação dos trabalhos; (e) a continuidade aos treinamentos desenvolvidos em computação gráfica desde 2008 pelos Professores proponentes através do FAEG. No ano de 2010 o projeto de Computação Gráfica no FAEG atendeu cerca de 400 alunos no total, com cinco cursos que foram oferecidos: Adobe Flash, Adobe Illustrator, Corel Draw, Adobe InDesign e Webdesign. Cada curso teve sua especificidade gerando assim um resultado próprio: No software Adobe Flash foco-se a criação de animações vetoriais, resultando o desenvolvimento de portfólio individual para cada aluno. Já nos softwares Adobe Illustrator e Corel Draw os alunos desenvolveram exercícios onde puderam compor as imagens do portfólio citado anteriormente, capacitando-o assim de maneira coerente. O software Adobe InDesign foi utilizado como ferramenta principal de capacitação do aluno à área de Design Editorial Cada um pode criar sua própria revista como exercício proposto. E a área de Webdeisgn trabalhou com a percepção visual do aluno dentro do ambiente digital, focando na aplicação do design gráfico e seu comportamento no ambiente web.

Partilhando Experiências sobre Responsabilidade Social Corporativa

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Adelino Denk, MSc, adelino.denk@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, sustentabilidade

Os múltiplos desafios enfrentados pelas empresas no atual ambiente de negócios, balizado pela constante busca por competitividade e produtividade, lhes remete a ficar atentas a movimentos que pressionam à adoção de um estilo gerencial mais aberto e dinâmico, destinando esforços no sentido de minimizar impactos sociais e ambientais nas ações efetivadas. Nessa guisa, se avultou muito nos últimos anos a atenção destinada pelas empresas a necessidades de natureza social, incluindo nesse amplo espectro, questões como desenvolvimento sustentável, segurança, qualidade de produtos e serviços, atitudes ecologicamente recomendáveis e assistência social tanto aos seus colaboradores como a grupos desfavorecidos/minoritários da sociedade. A receptividade e postura colaborativa reveladas pelas empresas nos projetos de pesquisa desenvolvidos anteriormente, os quais motivaram a oferta deste projeto, além da expectativa registrada no sentido de a universidade poder fornecer referenciais que subsidiem futuramente a gestão de ações voltadas à Responsabilidade Social Corporativa - RSC, permitiram argumentar favoravelmente e avalizar a importância de propor um projeto de extensão. O objetivo do mencionado projeto consistiu em oferecer um programa de atividades visando a partilha de conhecimentos, a troca de experiências e práticas de benchmarking direcionado a gestores e empresários, buscando subsidiar ações e o delineamento de políticas e práticas de responsabilidade social corporativa, considerando o diferencial que pode agregar aos negócios e a necessidade de mobilizar as empresas a atuar nessa perspectiva. Apesar das dificuldades em compatibilizar agendas com a intensa rotina de atividades das empresas, considera-se que foram favorecidos avanços e incentivados investimentos, contribuindo para o dimensionamento de ações nesse âmbito, em que pelo aprendizado com as empresas que já estão mais avançadas fazendo adesão às atividades de responsabilidade social, identificaram-se suas concepções, políticas e práticas, discutindo e comparando os processos que já ocorrem nos diferentes portes de empresa. Para efetivação das referidas atividades, foram oferecidos encontros para tematizar a RSC, apresentação de dados coletados nas etapas de pesquisa, palestras com especialistas da área e discussão com os gestores/colaboradores das empresas que se envolveram no processo. Confirma-se nesta direção, a importância da universidade atuar como elemento articulador, ampliando assim a percepção dos empresários e fomentando novas posturas que conciliem negócios e sustentabilidade, pois é na somatória de ações que emergem parcerias e se consolidam inovações.

Apoio / Parcerias: Associação Empresarial de São Bento do Sul.

Políticas e práticas de responsabilidade social no município de São Bento do Sul e região: análise comparativa e proposição de modelo de maturidade.

  • Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
  • Adelino Denk, MSc, adelino.denk@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, sustentabilidade

Os desafios e exigências impostas aos gestores das empresas têm se ampliado muito, tornando o ambiente de negócios mais competitivo. A responsabilidade social corporativa (RSC) emerge nesse cenário e impele as empresas a direcionarem ações a fatores externos e internos que impactam essa dimensão. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as consequências de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas. A presente pesquisa se sustentou no propósito de realizar estudo comparativo acerca das políticas e práticas de RSC no município de São Bento do Sul/SC e região, considerando os desdobramentos sócio-ambientais desse processo e oferecer às empresas um modelo de maturidade gerencial para dimensionar suas ações nesse âmbito. O encaminhamento do processo investigativo se baseou nos construtos teórico-científicos disponíveis e numa pesquisa de campo de cunho quali-quantitativo em empresas consideradas de pequeno porte (com menos de 100 funcionários) visando mapear e comparar as principais atividades realizadas, os princípios e diretrizes em que pautam-se. Dentre as categorias identificadas constatou-se que das empresas abrangidas 41% possui ações consolidadas e 30% está em processo de implantação no que se refere aos valores e transparência. Quanto a políticas e práticas contemplando o público interno das empresas 43% dos gestores consultados afirmaram ter ações consolidadas, mas em contrapartida 24% informa não oferecer ainda ações dessa natureza. A categoria meio ambiente foi a que revelou maior equilíbrio, conferindo a 34% das empresas possuindo ação implantada, 30% em processo de implantação, 21% informa que não adota políticas ou práticas nesta direção e 15% ainda pretende implantar. Na categoria que buscou investigar a relação das empresas pesquisadas com parceiros e fornecedores, se identificou que 34% possuem ação consolidada e no extremo oposto 28% informa ainda não fazer adoção de práticas nessa direção. Na categoria clientes e consumidores 50% afirmam terem ação consolidada, contra 5% das empresas que não as possui. Na categoria que contempla relações com a comunidade 37% das empresas têm ações consolidadas e 8% não as adota. Na categoria governo e sociedade, 46% das empresas afirmam ter ações consolidadas e 8% expressam não adotar procedimentos desta natureza. Os resultados permitem dimensionar a maturidade da RSC avaliando o impacto das ações pelas empresas pesquisadas, auxiliando às tomadas de decisão nesse âmbito.

Princípios lógico-jurídicos, hermenêutica e preparação para concursos públicos.

  • Gustavo Daniel Tavares Bastos Gama, MSc, gustavo.gama@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Lógica, Hermenêutica, Concursos

A carreira profissional oferecida ao estudante do curso de Direito enfoca carreiras profissionais como: magistratura; ministério público; carreira policial; a advocacia, só para citar algumas. Para que o estudante possa ingressar nessas carreiras, tanto num concurso público quanto na advocacia, serão exigidos nas provas de admissão a elaboração de textos argumentativos e solução de questões de múltipla escolha. Desta forma, deve o candidato apresentar consistente conteúdo a fim de atingir o objetivo da aprovação. Neste sentido, deve-se oportunizar aos acadêmicos do curso de Direito um serviço de apoio que o auxilie a alcançar tais objetivos profissionais. A presente proposta considera que o estudante estará se preparando para várias das carreiras jurídicas tais como: cargos de analista; procuradoria (do Estado de Santa Catarina, Federal, de autarquias etc.); carreira policial; magistratura (federal, estadual, do trabalho etc); promotoria (federal, estadual, do trabalho etc); diplomacia, exame da OAB etc. O presente projeto objetivou a pesquisa pelos alunos de editais de concursos públicos, incentivando-os a conhecer os critérios de seleção para as carreiras jurídicas de sua predileção. A partir desta pesquisa, os alunos forão orientados a buscar as minutas das provas dos últimos concursos, podendo assim, não somente conhecê-las, mas também resolvê-las com a orientação do docente. Quis-se que o estudo e a pesquisa dos editais de concursos públicos de interesse dos alunos, com a resolução das provas anteriores, ocorresse com vistas a administrar a progressão das aprendizagens, ou seja, otimizando o tempo a fim de que o aluno percebece onde ele se situa diante do problema, e que, a partir daí, pudesse seguir um passo a frente. Pelo exposto, a proposta do presente projeto não só atendeu as especificações do FAEG, como também, e principalmente, permitiu que o aluno se preparasse para o ingresso no mercado de trabalho.

Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille

  • Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
  • Claudia Mont'Alvão, Dr(a), cmontalvao@puc-rio.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: aprendizagem assíncrona, design, ergonomia

Este estudo pretende abordar o precurso percorrido para o desenvolvimento de uma proposta metodológica para o design de conteúdos destinados à aprendizagem assíncrona baseada em comunidades de aprendizagem on-line no curso de Design da UNIVILLE (Universidade da Região de Joinville). Salienta-se que o foco não é o design das ferramentas disponibilizadas no ambiente virtual disponibilizado na instituição, mas sim, a preparação pedagógica e ergonômica adequada dos conteúdos disponibilizados por meio destas ferramentas para efetivar a aprendizagem. O estudo justifica-se: pela banalização do acesso as tecnologias digitais associada às alterações na rotina social, profissional, familiar e educacional; pela desenvoltura com que estudantes usam tecnologias da comunicação e da informação (TICs); pelo status da educação a distância e aprendizagem semi-presencial que já são reais e desfrutam de amparo legal; pela natureza do pensamento da profissão de Design que intensifica a exposição tecnológica e requer o desenvolvimento de habilidades para trabalhar colaborativamente em rede e em equipe; e, pela necessidade de promover o uso das ferramentas de aprendizagem disponibilizadas pela instituição. Para atingir os objetivos a metodologia compreende: revisão de literatura acerca de fundamentos pedagógicos e ergonômicos que podem apoiar a aprendizagem assíncrona, pesquisa descritiva do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Univille, do Projeto Pedagógico do curso de Design (PPC) e do espaço de aprendizagem on-line da instituição, estudo de caso por meio da técnica delphi para verificar o uso que os professores fazem do espaço de aprendizagem on-line, análise de conteúdo das informações coletadas por meio da técnica delphi e desenvolvimento da proposta metodológica para a aprendizagem assíncrona. Os resultados preliminares obtidos referem-se: (1) ao recorte dos fundamentos pedagógicos de apoio a aprendizagem assíncrona: aprendizagem colaborativa, aprendizagem significativa, comunidades de aprendizagem on-line, design didático e mediação pedagógica; (2) ao recorte dos fundamentos ergonômicos: cognição, emoção, enfoque centrado no usuário e usabilidade, estilos cognitivos de aprendizagem e recursos gráficos de aprendizagem; (3) a síntese dos resultados da análise descritiva do ambiente filosófico e tecnológico institucional; e (4) a aplicação dos questionários vinculados a técnica delphi e análise de conteúdo das respostas.Os resultados já obtidos serão imputs para a estruturação desta proposta que a próxima meta desta investigação.

Apoio / Parcerias: a realização do estudo contou com o apoio da Capes e do FAP/Univille

Show - Desenvolvimento de apresentações digitais

  • Marina Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com
  • Jonathan Prateat, G, eu@jonathanprateat.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: FAEG, Apresentações digitais, Design

O projeto Show! surgiu com a observação de uma demanda entre acadêmicos e professores da UNIVILLE, que manifestam rotineiramente sua dificuldade para organizarem conteúdos acadêmicos em apresentações digitais atrativas, claras e didáticas. No momento da apresentação do trabalho de conclusão de curso, essa dificuldade se agrava, pois prejudica a compreensão do conteúdo explanado bem como o desempenho do aluno. Somando-se às dificuldades no ambiente acadêmico, o dia-a-dia no mercado de trabalho exige de muitos profissionais o desenvolvimento de projetos, propostas comerciais, prestações de contas, palestras, treinamentos, entre outras formas de apresentação, quando as dificuldades com as linguagens visuais voltam a se manifestar. Através do FAEG, foi possível durante o ano de 2010 desenvolver junto aos acadêmicos da UNIVILLE competências para o desenvolvimento digital e apresentação oral de conteúdos. O projeto Show! Curso básico de apresentação digitais foi oferecido aos acadêmicos de design, psicologia e administração da UNIVILLE entre abril e dezembro de 2010 com o objetivo foi orientar o desenvolvimento de apresentações digitais voltadas a atividades acadêmicas e profissionais. Foram abordados conhecimentos teóricos de design e conhecimentos técnicos no uso da ferramenta Microsoft Power Point em cursos de 24 horas aula distribuídas em seis encontros de quatro horas, durante duas semanas. Os participantes manifestaram experiências positivas em todos os relatos; afirmaram terem se surpreendido com o potencial gráfico do software e que superaram grandes dificuldades para organizar de forma clara e atrativa suas apresentações. Os professores proponentes puderam verificar prontamente esses resultados em sala-de-aula e foram inclusive solicitados pelos colegas para auxiliar acadêmicos em vésperas de defender o TCC. Entetanto, atingiu-se apenas 39,21% do pretendido número de participantes (100 de 255), apesar da constante divulgação. Os acadêmicos declararam que tinham interesse, mas não conseguiam conciliar o curso com seus horários de trabalho e compromissos curriculares da graduação. Isso apontou para a necessidade de oferecer cursos de FAEG como o Show! para turmas especiais, em datas e horários diferenciados.


SIMULADO OAB

  • Frederico Wellington Jorge, E, fwjorge@fwjorge.com.br
  • WALDEMAR MORENO JUNIOR, MSc, moreno@f1net.com.br
  • BEATRIZ REGINA BRANCO, MSc, beabranco@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: SIMULADO, PROVA, OAB

Preparar nossos alunos para o mercado é extremamente importante, visto que a competitividade se fará ainda mais presente. O fato de não cobrarmos para que os nossos alunos possam realizar a prova, e assim terem a mesma oportunidade daqueles que tem possibilidade financeira é extremamente importante para uma Universidade Comunitária. Verifica-se no mercado atual uma grande concorrência de cursos de Direito, e a necessidade de formar bacharéis com ética e responsabilidade diante da sociedade. O simulado do Exame de Ordem foi mais um procedimento a ser tomado para garantir o fortalecimento da qualidade do curso, tanto para fins estratégicos como para aprovações dos egressos no Exame de Ordem da OAB. Este projeto teve o intuito de estimular o estudo para o Exame de ordem, e também para identificar os conteúdos que precisam de reforço, e envolver o corpo docente em uma atividade interdisciplinar. A aprovação é requisito obrigatório para que o bacharel possa exercer a profissão. Conforme exigência da Lei Federal 8.906/94 o bacharel precisa prestar exame junto a Ordem dos Advogados do Brasil, em suas respectivas Secções, e serem aprovados para se tornarem advogados. A aprovação nos exames formulados pela OAB tem sido historicamente muito baixa. Pretendeu-se preparar nossos alunos para um melhor resultado. Traçou-se, ainda, como meta para o ano de 2011 a realização do Simulado nas provas de Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal e Direito Constitucional para os alunos que estivessem cursando o 7º e 8º períodos com a finalidade de revisão dos conteúdos dessas matérias. O projeto Simulado do Exame de Ordem foi desenvolvido por três professores de diferentes áreas do Direito para garantir tanto a preparação da prova, quanto a correção das mesmas. Esse grupo foi responsável por todas as etapas de desenvolvimento do projeto. No ano de 2010 foram atendidos no primeiro semestre 76 alunos do décimo período, sendo que 35,84% dos alunos acertaram mais de 50% das questões . No segundo semestre, 144 alunos do décimo período realizaram a prova, sendo que 55,12% dos alunos acertaram mais de 50% das questões.Quanto aos alunos matriculados no nono semestre, 113 realizaram a prova no primeiro semestre e 62 no segundo semestre, sendo que o índice de alunos que acertaram acima de 50% das questões da prova totalizou o percentual de 52,27% no primeiro semestre e de 21,40% no segundo semestre.

UNIVERSITÁRIOS INTEGRADOS, IDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS PARA CONSTRUIR SEUS CAMINHOS

  • Mario Neneve, MSc, mneneve@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Integração, Atitude, Projeto de vida

Com apoio do Programa FAEG – Fundo de Apoio ao Estudante de Graduação, este projeto visou, dentro dos objetivos do Programa, contribuir, através de uma interação acadêmica e comunitária, para com os alunos do curso de Graduação da Univille, Campus de São Bento do Sul, para uma maior clareza com relação a atitudes e habilidades , elos importantes, para construção da sua carreira profissional. O objetivo principal foi de, através de grupos de discussão formatado em seminários, com empreendedores e profissionais da região, no pressuposto da participação ativa dos estudantes, angariar para o corpo acadêmico, além do conhecimento ampliado a respeito da carreira, a motivação às atitudes proativas exigidas, quer dos empreendedores, quer dos profissionais para a busca de uma carreira promissora. A interação dos grupos propiciou que os acadêmicos, na dinâmica dos encontros, se percebessem com atitudes mais participativas e consequente melhora da autoestima, positiva para as suas metas profissionais. Para tal, nos encontros foram debatidos temas visando uma maior clareza nos objetivos de vida, o identificar pontos fortes pessoais, para um melhor senso crítico, uma maior eficácia da comunicação, elementos importantes que através dos encontros foram balizados e praticados. Os convidados para os debates não foram remunerados. A metodologia utilizada foi a realização de reuniões semanais, em formato de seminários, em que temas levantados, com relação a atitudes perante a vida, empreendedorismo, gestão de pessoas, de processos e marketing, visitas a empresas, conduzidas pelo professor coordenador, com a presença de profissionais da comunidade da cidade e especialistas em comportamento humano. As pessoas convidadas, como testemunhos de suas experiências, conduzidas pelo coordenador, expunham a sua vivência para o sucesso e como contornaram dificuldades, e os participantes eram provocados e incentivados, como sujeitos ativos, a interagir nas discussões, a fim de obterem respostas aos seus anseios e dúvidas, compartilhassem experiências e obtivessem conhecimento das oportunidades e desafios na vida. Participaram do projeto 60 acadêmicos.Os resultados foram muito positivos, conforme depoimentos escritos de alguns participantes, dentre os quais destaco: “Em relação aos FAEG, foram todos muito bons, ajudaram complementar a nossa forma de enfrentar desafios do nosso dia-a-dia, ajudaram a ter uma maior percepção das pessoas e acontecimentos e detalhes que nos cercam em nossa vida profissional e pessoal. Helton Wagner Smiguel – aluno do 2º ano de Administração de Empresas”.

Variáveis, métricas e indicadores de desempenho da indústria metal-mecânica de Santa Catarina

  • Fernando Luiz Andrade Bahiense, Dr(a), ferbah@gmail.com
  • Evandro Bittencourt, Dr(a), evandrobitt@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Indicadores, métricas, metal-mecânica

Este é um relato de pesquisa que abrangeu a avocação e a descrição de variáveis, bem como a elaboração de métricas e indicadores de desempenho relativos à indústria metal-mecânica do estado de Santa Catarina. Vincula a participação desta indústria, em termos de faturamento médio anual, na indústria de transformação do mesmo estado e na composição do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. A problemática aponta para a falta de conhecimento formal do cenário futuro da indústria metal-mecânica frente ao comportamento do PIB do estado catarinense, bem como a relação com a indústria de transformação que a contém. Resultaram, para o período 2011-2015, as questões de investigação relacionadas à projeção do comportamento do PIB catarinense; ao comportamento da indústria de transformação catarinense; ao comportamento da indústria metal-mecânica catarinense; às participações das indústrias catarinenses, transformação e metal-mecânica, relativas ao PIB; à participação da indústria metal-mecânica em relação à indústria de transformação. O objetivo geral foi elaborar o cenário futuro do faturamento médio referente a estas indústrias para o período já referenciado vinculado ao comportamento do PIB estadual. O procedimento científico utilizado contou com o método dedutivo em pesquisa tecnológica, fundamentado no silogismo: existem técnicas quantitativas para a elaboração de cenários futuros ou predições (premissa maior); deseja-se fazer predições relativas ao comportamento do faturamento médio anual das indústrias de transformação e metal-mecânica de Santa Catarina (premissa menor), decorre, portanto, a possibilidade de utilização das técnicas existentes para elaborar tais predições (premissa conclusiva). Foram utilizadas as técnicas de pesquisa quantitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os resultados evidenciam claramente os cenários no período referenciado referentes a estas indústrias, bem como a previsão de crescimento, taxa de variação e participação relativa de desempenho. Este é um estudo dinâmico e se recomenda seu monitoramento para as atualizações que se fizerem necessárias.