Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas
Índice
- (RE)VIVER ECONOMIA
- A gestão ambiental em indústrias do setor metal mecânico em Joinville-SC
- A inclusão social do idoso e a relação com o uso das tecnologias de informação
- A influência dos grupos de referência em processos de decisão de compra - uma análise dos segmentos de serviços e produtos
- A Matur(a)idade na Univille: Trajetória 2010
- Amadurecer e viver: associando saberes na Univille
- Casos de sucesso em inovação no setor metal-mecânico
- Desenvolvimento integrado de pessoas - Coaching e Mentoring
- Desenvolvimento novos produtos com ênfase no eco-design
- Design da identidade visual do parque de inovação tecnológica de Joinville e região – Inovaparq
- Direitos Humanos na relação entre Universidade e Comunidade: a experiência do proejto Direito e Literatura
- Dsenvolvendo competências para promover a empregabilidade
- ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA VI
- Educar Direitos Humanos: experiências da prática da metodologia participativa no ambiente escolar
- Geração de Renda: Grupo SempreViva
- Índice de variação geral de preços
- Mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e alunos matriculados no ensino médio regular de instituições públicas no município de São Bento do Sul
- Nivelamento da disciplina matematica
- O cinema como instrumento viabilizador da discussão sobre a cidadania
- Orientação Educacional
- Pacote Adobe: Computação Gráfica
- Partilhando Experiências sobre Responsabilidade Social Corporativa
- Políticas e práticas de responsabilidade social no município de São Bento do Sul e região: análise comparativa e proposição de modelo de maturidade.
- Princípios lógico-jurídicos, hermenêutica e preparação para concursos públicos.
- Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille
- Show - Desenvolvimento de apresentações digitais
- SIMULADO OAB
- UNIVERSITÁRIOS INTEGRADOS, IDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS PARA CONSTRUIR SEUS CAMINHOS
- Variáveis, métricas e indicadores de desempenho da indústria metal-mecânica de Santa Catarina
Resumos
(RE)VIVER ECONOMIA
- Jani Floriano, MSc, jani.floriano@terra.com.br
- JANI FLORIANO, MSc, jani.floriano@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: ensino, graduação, economia
Ao avaliar o perfil do aluno ingressante na Univille, pode-se constatar que nem todos terão condições de acompanhar a desenvolver suas atividades plenamente como um acadêmico. Destacam-se nestas condições, as dificuldades financeiras, as deficiências de formação escolar, a falta de preparo para busca pelo emprego e até mesmo, a falta de conhecimento de como conseguir superar essas dificuldades. Quanto às deficiências de formação escolar, um acadêmico que não consiga acompanhar as atividades pedagógicas, será um potencial desistente. Assim, se desenvolvidas ações que permitam ao aperfeiçoamento e nivelamento dos alunos ingressantes, podem contribuir para a manutenção destes nos bancos da universidade. Assim, o objetivo do projeto de ensino (RE)VIVER ECONOMIA, no ano de 2010, foi o de criar condições, oferecer e viabilizar aos acadêmicos da Univille a oportunidade de desenvolvimento das competências exigidas no atual mercado de trabalho. Justifica-se, no que se refere às dificuldades financeiras, se o acadêmico tiver como ingressar ao mercado de trabalho, tendo a oportunidade de exercer uma atividade remunerada, poderá financiar seus estudos, contribuindo para a sua manutenção da universidade. E, referente à falta de preparo e de conhecimento para a busca por emprego podem ser solucionadas com atividades complementares. Deste modo, o projeto ofereceu atividades como nivelamento de matemática, orientação a produção científica, gincana de economia “Ministro da Economia por um dia”, palestras, Olimpíada Universitária de Educação Financeira e viagem de estudos (Bovespa&BMF). Inicialmente, a proposta era atender 160 alunos de graduação dos cursos de Economia, CST Gestão Financeira e CST Desenvolvimento Regional, sendo que, ao final do ano de 2010, participaram das atividades 207 alunos. É relevante destacar que a Universidade, através do projeto (RE)VIVER ECONOMIA contribuiu através da prática de atividades, ações, programas, para criar um ambiente a apoiar o acadêmico de graduação, cumprindo seu papel social, promovendo a inclusão dos Acadêmicos economicamente carentes no mercado de trabalho e, acima de tudo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.
A gestão ambiental em indústrias do setor metal mecânico em Joinville-SC
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
- Enori Carelli, Dr(a), enori.carelli@netvision.com.br
- Andreia Talita dos Santos Souza, Graduando, andreia@univille.br
- Arlaine Sita Lenzi, Graduando, arlaine@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: gestão ambiental, sustentabilidade, indústria
O objetivo desta pesquisa foi discutir as práticas de gestão ambiental das indústrias do setor metal mecânico em Joinville – SC. Este estudo, ainda exploratório, é relevante em função das indústrias do ramo metal mecânico estar no grupo que causa alto impacto ambiental, pelo fato de Joinville ser o maior pólo industrial de Santa Catarina, o segundo pólo de fundidos do Brasil e, possuir elevado número de empresas deste ramo de atividade. A inserção da temática ambiental na indústria se deu a partir da complexidade dos riscos socioambientais e da possibilidade de incorporação da proposta de desenvolvimento sustentável na gestão empresarial. Aliada a essa questão, as exigências do mercado consumidor e da sociedade por uma vida com qualidade contribuíram nas mudanças significativas na área ambiental das indústrias, embora ainda insipientes. As indústrias têm mobilizado esforços, tanto humanos quanto financeiros, para implantar medidas de proteção ambiental e consequente redução do impacto causado ao meio ambiente. A certificação na norma do grupo ISO 14000 tem sido adotada como referência para mostrar o envolvimento dessas organizações.A pesquisa foi realizada com 34 indústrias do setor metal mecânico de Joinville. As dimensões investigadas foram sobre a gestão, produção e políticas de proteção ambiental. Os dados evidenciaram que poucas industriais do ramo metal mecânico implantam algum tipo de gestão ambiental. Aquelas que implantam políticas de proteção, dentro do seu âmbito de ação, fazem com êxito. Mas, as indústrias do ramo metal mecânico enfrentam grande desafio ao implantar um sistema de gestão ambiental e há necessidade de maior envolvimento dos órgãos governamentais, não só na aplicação da legislação, mas também como veículo de conscientização ambiental.
A inclusão social do idoso e a relação com o uso das tecnologias de informação
- Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
- Simone L. Krüger, MSc, skruger@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Inclusão, Idosos, tecnologias da informação
Os trabalhos desenvolvidos pelo projeto IDOS – “Letramento digital como forma de inclusão do idoso” durante o ano de 2010 na Univille, campus São Bento do Sul, teve como objetivos identificar as condições de letramento digital de público idoso que já havia participado de cursos de extensão sobre uso do computador; refletir sobre a inclusão dos idosos por meio da utilização do computador e auxiliar no aprimoramento das formas de intervenção da Univille em atividades de extensão nesse sentido. Para tanto, aplicaram-se questionários e realizaram-se entrevistas, além de ser utilizada a observação sistemática durante os 16 encontros realizados. As variáveis controladas foram relacionadas às categorias lúdica, funcional e intelectual. Como principais resultados, destacaram-se como fatores de impacto para o letramento os problemas de memorização e coordenação motora; a não preparação do idoso para o conhecimento técnico e terminológico da área de informática; a problemática da leitura de hipertextos; entre outras variáveis. Concluiu-se que há urgente necessidade de prática diferenciada daquela utilizada nos cursos de extensão já oferecidos nessa área, pois se deve considerar a aplicação de conhecimentos especiais para desenvolvimento do ensino-aprendizagem de idosos, embasados também em conhecimento psicolingüístico e pedagógico, em especial no que se refere ao uso de novas tecnologias.
Apoio / Parcerias: Secretaria de Desenvolvimento Comunitário da Prefeitura de São Bento do Sul
A influência dos grupos de referência em processos de decisão de compra - uma análise dos segmentos de serviços e produtos
- Silvio Simão de Matos, MSc, simon@univille.br
- Kathia Fritsch, G, kathiafritsch@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: comportamento do consumidor, grupos de referência, gestão de marketing
A Matur(a)idade na Univille: Trajetória 2010
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Elenir Carmen Morgenstern, Dr(a), elenir.m@gmail.com
- Mauren Salim, MSc, mauren.salin@univille.net
- Mariene Coutinho, G, marienecoutinho@ibest.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: educação continuada, terceira idade, cidadania
Apoio / Parcerias: O Programa contou com os seguintes apoios: - Indústria de Alimentos Mabel que oferece produtos para lanches. - Cursos de Bacharelado da Univille: Psicologia, Farmácia, Administração, Odontologia, História, Letras, Artes, Biologia, Psicologia, Engenharia Ambiental, Direito, Economia, Gastronomia e Medicina. - Cursos De Mestrado Saúde e Meio Ambiente e Patrimônio Cultural e Sociedade. - Projetos e Programas de Extensão Desenho Animado Ambiental, Prolij, Proler, Trilhas, Geração de Renda SempreViva, Geração de Renda AmaViva, Economia Doméstica, Cine-educação, Uso Racional de Plantas Medicinais, EDUPAZ, Empreendedor Sócio-ambiental e Ecosol - Conselho do Idoso de Joinville/COMDI do qual participa com conselheiro.
Amadurecer e viver: associando saberes na Univille
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
- Rita Lorenzi, E, rita.lorenzi@gmail.com
- Victor Aguiar, MSc, cdht@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: geração de renda, design, mulheres
Apoio / Parcerias: Secretaria de Assistência Social de Joinville
Casos de sucesso em inovação no setor metal-mecânico
- Gelta Madalena Jönck Pedroso, Dr(a), gelta.pedroso@univille.net
- Carlos Mauricio Sacchelli, Dr(a), carlos.sacchelli@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: sucesso em inovação, patentes, gestão da inovação
Apoio / Parcerias: Empresas que contribuiriam com dados para essa pesquisa. CISER e Metalúrgica Schultz
Desenvolvimento integrado de pessoas - Coaching e Mentoring
- Édina E. Z. Fietz Treml, MSc, edina.elisangela@univille.br
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Coaching, Mentoring, Desenvolvimento de Pessoas
A UNIVILLE tem como missão: “promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando em ensino, pesquisa e extensão”. Dessa forma, a realização desse projeto de ensino proposto justifica-se pela promoção da sustentabilidade dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas do campus SBS pois teve como objetivo auxiliar a garantia da sua empregabilidade, o que se reverte positivamente para sua estrutura familiar, na sua atuação profissional, e para a sociedade como um todo. Para alcançar essa sustentabilidade é necessário, primeiramente, trabalhar o indivíduo de forma integral. O desenvolvimento integrado de pessoas busca esse aprimoramento pessoal, trabalhando o ser como um todo, tanto na esfera pessoal como profissional, visando prepará-lo para enfrentar as demandas do mundo atual e integrá-lo ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada no atendimento aos acadêmicos foi realizada com base no sistema ISOR, que consiste em atendimentos individuais com temas pré-determinados. As agendas comportaram a abordagem dos seguintes temas: visão de mundo, relacional e atitudinal, clima, centramento, gestão de mudanças, evolução, tempo atual, estrutura mental, processo decisório, ampliação de mentalidade, administração de conflitos e sinergia grupal. Os temas propostos pela metodologia vêm ao encontro dos objetivos do curso de administração, buscando contribuir consideravelmente à formação do perfil dos acadêmicos, no que tange formar cidadãos-profissionais com visão global e ética, empreendedores, flexíveis, dinâmicos, com capacidade de adaptação e que tenham segurança para enfrentar desafios e sejam capazes de aprender e criar; que saibam usar recursos correlacionando-os com a visão de negócio, do mercado e com a satisfação dos clientes; que saibam trabalhar em equipe, assumindo papel de facilitadores; que tenham capacidade para ajustar-se, com rapidez, aos avanços científicos e tecnológicos. Os resultados coletados por meio da avaliação dos acadêmicos demonstram que, em relação ao nível de utilização dos temas trabalhados no coaching na sua vida pessoal, a maioria respondeu que foi de 90% para 50% dos respondentes e 100% para 40% dos participantes, o que demonstra grande aplicabilidade dos assuntos tratados na vida pessoal dos participantes. Na vida profissional, a aplicabilidade segundo a opinião de 50% dos acadêmicos foi de 90% e de 100% para outros 20%. Em relação às percepções ou mudanças que se operaram na sua vida após as sessões de coaching os acadêmicos afirmaram amadurecimento pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, diminuição da ansiedade, melhora na administração de conflitos e na receptividade a novos desafios e a mudanças.
Desenvolvimento novos produtos com ênfase no eco-design
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli Everling, Graduando, meverling@gmail.com
- Victor Aguiar, MSc, cdht@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: design, eco-design, fibra
O projeto PROFI objetivou resgatar conhecimentos gerados na UNIVILLE, acerca de materiais desenvolvidos a partir de resíduos e polímeros biodegradáveis, investigando, a partir dos dados compilados, possibilidades de sua aplicação no desenvolvimento de produtos com ênfase no ecodesign. Este objetivo apoiou-se na valorização de produtos naturais e peças geradas a partir de processos artesanais, atendendo a atual necessidade de utilização de matérias primas renováveis com histórico de descarte (como é o caso do pseudocaule da bananeira), cuidando do meio ambiente, por meio do ecodesign e favorecendo o desenvolvimento sustentável. A abordagem metodológica referiu-se a: (1) resgate, junto à área da pesquisa da UNIVILLE, dos estudos e resultados de projetos de pesquisa relacionados a resíduos e polímeros biodegradáveis; (2) reprodução de amostras de materiais para análise de suas características do ponto de vista do design; (3) investigação do estado da arte acerca da aplicação das fibras naturais e da fibra de bananeira em produtos de baixa complexidade (brinquedos, puxadores e artigos decorativos); (4) desenvolvimento de projetos de produto, de baixa complexidade evidenciados pela investigação, a partir de materiais desenvolvidos na UNIVILLE, como blendas a partir de polímeros biodegradáveis e resíduos como fibra de bananeira; (5) pesquisa de acabamentos (tintas e impermeabilizantes) a serem aplicados nos produtos utilizando componentes de baixo impacto ambiental; (6) registro e divulgação dos resultados obtidos por meio da pesquisa. Os principais resultados englobam: preparação e caracterização de amostras dos materiais para composição do acervo da materioteca; lista de produtos a ser desenvolvidos a partir dos materiais gerados pelas pesquisas na UNIVILLE; experimentação dos materiais para configuração de uma parcela dos produtos evidenciados pela lista de produtos.
Design da identidade visual do parque de inovação tecnológica de Joinville e região – Inovaparq
- Marina Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com
- Giulia Arones, Graduando, giulia_arones@yahoo.com.br
- Alessandra Milleo, Graduando, alemilleo@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Identidade visual, Inovaparq, Design
O desenvolvimento da identidade visual para o Inovaparq justifica-se pelo fortalecimento, junto ao público, dos seus valores de tecnologia, inovação, responsabilidade social e ambiental e desenvolvimento regional – industrial, econômico, científico e educacional. Através dos elementos gráficos e sua aplicação, a identidade participará do posicionamento do parque diante da comunidade científica, tecnológica e industrial, propagando seus valores, contribuindo para sua inserção e memorabilidade, aproximando esses pólos regionais e convergindo suas potencialidades. Nos anos de 2010 e 2011, tem sido desenvolvida a identidade e sua aplicação em projetos como vídeo institucional, sinalização e papelaria.
Apoio / Parcerias: Católica de Santa Catarina, UDESC, UFSC, Fapesc, CNPq
Direitos Humanos na relação entre Universidade e Comunidade: a experiência do proejto Direito e Literatura
- Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Direito, Literatura, Garantias Fundamentais
Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul; 25a. Gerência Regional de Educação - São Bento do Sul Fórum de São Bento do Sul Empresa de Transportes Coletivos Rainha
Dsenvolvendo competências para promover a empregabilidade
- Giucélia Lourdes Spitzner, MSc, giucelia@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: competências, perfil do profissional de administração, empregabilidade
O projeto DECO – Desenvolvendo competências para promover a empregabilidade, foi realizado durante os anos de 2009 e 2010. Através dele buscou-se diagnosticar qual o perfil do profissional de Administração demandado pelo mercado atual - altamente competitivo e dinâmico - e a partir destas informações identificar possibilidades para o curso de Administração do campus São Bento do Sul proporcionar processos formativos que favoreçam o desenvolvimento e aprimoramento dessas competências em seus acadêmicos, no intuito de ampliar o seu potencial de empregabilidade. A pesquisa teve como pano de fundo dois elementos basilares: o cenário organizacional - que passa por grandes mudanças e que busca, cada vez mais, o alcance da competitividade, da qualidade, da produtividade e da sustentabilidade - e o trabalho do administrador - essencial às organizações e também fator decisivo na construção de nações fortes; tarefas de grandiosa responsabilidade e que demandam desse profissional, por conseguinte, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento contínuo das suas competências (compreendidas conceitualmente nesse estudo como capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, como saberes, habilidades e informações, para solucionar com pertinência e eficácia uma série de situações). A metodologia escolhida recai sobre uma pesquisa exploratória, de caráter bibliográfico e documental, auxiliada pela coleta de informações, através de questionários aplicados com profissionais da área de recursos humanos de empresas, agências recrutadoras e acadêmicos concluintes do curso de Administração do campus São Bento do Sul. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de uma formação voltada para uma atuação mais integral, que conjugue diversas competências. Evidenciam maior destaque às habilidades humanas - que se revelam imprescindíveis ao administrador - seguidas pelas habilidades conceituais e, por último, as habilidades técnicas. Apontam, também, a valorização de uma formação sólida e ampla, que capacite o administrador a uma atuação multidisciplinar que envolva as três habilidades simultaneamente. O destaque das habilidades humanas e conceituais identificado na pesquisa corrobora com os estudos teóricos realizados. Ambos revelam que o mundo do trabalho exigirá cada vez mais dos profissionais uma grande capacidade de adaptação a novos ambientes e novas situações, disposição para aprendizado contínuo, capacidade de comunicação, capacidade de trabalhar em equipe, de assumir papéis de liderança, de tomada de decisões com velocidade e de interação com o meio político, econômico e social em que vivem.
Apoio / Parcerias: ACISBS - Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul
ECONOMIA DOMÉSTICA – ADMINISTRANDO AS CONTAS DA CASA VI
- Jani Floriano, MSc, jani.floriano@terra.com.br
- JANI FLORIANO, MSc, jani.floriano@terra.com.br
Palavras-chave: Economia, Finanças, Educação
O projeto de extensão Economia Doméstica – Administrando as contas da casa - VI é um trabalho que vem sendo executado junto à comunidade de Joinville/SC, desde 2005, e tem por objetivo conciliar a educação teórica dos alunos da UNIVILLE com a prática nas comunidades, apresentando instrumentos de Economia Doméstica e sua utilização. Destaca-se que cabe a universidade o papel relevante, pois sua função está na área de educação não apenas formal, mas também integrando os alunos a comunidade, criando um ambiente de aprendizado contínuo e extraclasse. O projeto desenvolve a integração com a comunidade, auxiliando na educação de ambos, conscientização sobre a importância da boa administração dos recursos no intuito de possibilitar a otimização dos recursos financeiros e evitar desperdício. A metodologia utilizada é a abordagem do tema através de oficinas apresentando os benefícios que as famílias podem obter com o orçamento doméstico. No ano de 2010, foram atendidas 848 pessoas de forma direta com oficinas e participaram 21 alunos como monitores. Ainda, o projeto contou com a participação de 19 alunos bolsistas como voluntários. A fonte de recursos financeiros provém do FAEX - Fundo de Apoio às Atividades de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIVILLE. O projeto disponibiliza às comunidades atendidas cartilhas e apostilas, camisetas, canetas e material de divulgação (banners, panfletos, cartazes). Para avaliar a repercussão e aplicabilidade do projeto, tanto a comunidade como os alunos participantes, respondem a um questionário em que se procura identificar as oportunidades futuras bem como os pontos que precisam ser trabalhados e melhorados. Por trabalhar diretamente nas comunidades, o projeto pode ser replicado facilmente, tanto referente às disponibilidades dos alunos e das comunidades, quanto igualmente na questão de custos. O projeto desempenha o caráter sócio-educacional, oportunizando a todo o acesso as informações a cerca do tema.
Educar Direitos Humanos: experiências da prática da metodologia participativa no ambiente escolar
- Juliana Piva Fleury Charmillot, G, julianapfc@hotmail.com
- Nicolle Guedes, G, nikaguedes@hotmail.com
- Fernanda Brandao Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Direitos humanos, Educação participativa, educação em direitos humanos
Apoio / Parcerias: IDDH - Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos Colégio da UNIVILLE Clínica de Direitos Humanos - departamento de Direito
Geração de Renda: Grupo SempreViva
- Elenir Morgenstern, MSc, elenir.m@gmail.com
- Marli Everling, MSc, meverling2@gmail.com
- Rita Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
- Leticia Hermes, Graduando, lethermes@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: design, geração de renda, mulheres
Apoio / Parcerias: Secretaria de Assistência Social
Índice de variação geral de preços
- Adalberto Matias Beppler, MSc, ambeppler@univille.edu.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: ìndice, preços, variação
O programa Índice de Variação Geral de Preços, doravante IVGP, realizado no Campus São Bento do Sul, teve Início em novembro de 1999 na sede, em Joinville, o programa vem sendo oferecido desde 1982. Neste trabalho são pesquisados 540 itens com 2.340 tomadas de preços em diversos locais, cujos dados são oferecidos à consulta da população em geral. Algumas melhorias no programa se deram a partir de janeiro de 2000, quando passou a ser feito o índice acumulado do ano. Outra melhoria foi proporcionada a partir de agosto de 2001, quando passou a ser feito o índice acumulado também nos últimos meses. Em agosto de 2005 o cálculo dos índices passou a ser feito na própria cidade de São Bento do Sul, não sendo mais necessário enviar as coletas de dados para Joinville. Logo em seguida, começou a ser feito o cálculo por setores como: alimentação, habitação, vestuário, transporte, saúde, educação, diversos, cesta básica, cesta de 23 alimentos, cesta Galeazzi, preços de supermercados, IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e IVGP (ìndice de Variação Geral de Preços). Como participantes do programa no campus São Bento do Sul, há um professor coordenador e um estagiário que realiza a coleta e faz a digitação dos dados. O IVGP recebe também a colaboração de bolsistas do artigo 170 que ajudam na divulgação dos índices inflacionários para o público universitário e para demais moradores de São Bento do Sul. O programa conta com parceiros como a ACISBS, a Prefeitura Municipal e empresas em geral e seus resultados são utilizados por vários setores do município. O IVGP oferece um índice confiável e muito importante para sociedade são-bentense.
Apoio / Parcerias: ACISBS e Prefeitura Municipal de São Bento do Sul
Mapeamento do perfil e competências laborais dos alunos vinculados aos sistemas de educação de jovens e adultos, e alunos matriculados no ensino médio regular de instituições públicas no município de São Bento do Sul
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
- Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
- Silvio Rudnick, E, silvio.rudnick@univille.br
- Simone Woehl Fendrich, MSc, simone.fendrich@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: competências laborais, integração profissional, inclusão social
Nivelamento da disciplina matematica
- Ofelia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: aluno, nivelamento, matematica
Os estudantes ingressantes no ensino superior vivenciam uma grande mudança de vida propiciada pela passagem do ensino médio para o superior, seja no que tange às atitudes relacionadas aos aspectos pessoais ou às atitudes que concernem o processo educacional. Preocupada com o desempenho dos alunos ingressantes, principalmente na área de matemática, a Pró-Reitoria de Ensino e, a Coordenação do curso de Administração criaram o programa FAEG, com vistas a proporcionar aos alunos de graduação possibilidade de reforço em matemática, procurando minimizar as defasagens de conteúdos advindas do ensino fundamental e médio. Sendo assim, ofereceram o curso de nivelamento de matemática gratuito aos estudantes ingressantes do curso de Administração, em todas as suas ênfases, cursos estes oferecidos no mercado por empresas e por sua vez cobrados, impossibilitando os estudantes de menor poder aquisitivo de frequentá-los. Estes foram oferecidos em horários especiais (extra curriculares), nas instalações do departamento de administração, com o objetivo de oferecer ao aluno recém ingresso no curso de Administração de Empresas, Logística e Marketing, nivelamento na disciplina Matemática. Os conteúdos introduzidos com aulas expositivas e dialogadas por meio de atividades diversas como: realização de tarefas, acompanhamento das resoluções de problemas matemáticos apresentados pelos alunos ao professor ministrante, compartilhamento e discussão das soluções encontradas pelos alunos, com oportunidade de colocarem suas dúvidas, seus questionamentos, fazendo com que a compreensão de todos em torno das soluções obtidas, de fato, acontecessem. Do resultado de uma enquete feita com os alunos participantes registrou-se um percentual positivo do comportamento do aluno em relação à disciplina gerando assim, um diferencial para a Instituição ao disponibilizar o curso FAEG aos seus estudantes.Concluí-se com a esperança de ter diminuído a evasão provocada pela dificuldade na disciplina matemática; ter diminuído as reprovações/dependência na disciplina; ter aumentado à motivação do aluno ingressante em relação a rever tópicos da matemática básica tão importante para o bom desempenho no curso.
O cinema como instrumento viabilizador da discussão sobre a cidadania
- Simone Lesnhak Krüger, MSc, skruger@univille.br
- Andréa Maristela Bauer Tamanine , Dr(a), atamanine@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: cinema , direito, garantias fundamentais
Apoio / Parcerias: Secretaria Municipal de Educação de São Bento do Sul 25 a. Gerência Regional de Educação
Orientação Educacional
- Karla Pfeiffer, E, karlapfeiffer@gmail.com
- Fernanda Pozza da Costa, E, fepozza@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: orientação educacional, acompanhamento pedagógico, evasão
Pacote Adobe: Computação Gráfica
- Haro Schulenburg, E, haro@harodesigner.com.br
- Roy Schulenburg, E, royzera@terra.com.br
- Jonathan Pratear, E, jonathanprateat@gmail.com
- Elcio Ribeiro da Silva, E, elcio.4t@gmail.com
- Raphael Schmitz, E, prof.rtz@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Design, Computação Gráfica, Ensino-Aprendizagem
O mercado de trabalho tem se modificado diante das novas tecnologias, as quais têm gerado novos negócios e novas formas de relacionamento. Com isso, o uso da internet e da computação gráfica passa a compor a realidade das diversas áreas profissionais no desenvolvimento de materiais de uso pessoal, mercadológico, corporativo, de divulgação ou mesmo didático. Passa, inclusive, a ser exigido na seleção de profissionais. Diante disso, a proposta deste projeto para os acadêmicos dos diferentes cursos da UNIVILLE foi de fornecer bases teóricas dos fundamentos de design e sistematizar o uso de ferramentas de computação gráfica e plataformas virtuais. A proposta surgiu com a observação de algumas situações no cotidiano da universidade: (a) o desnível de habilidades técnicas entre os acadêmicos muitas vezes compromete o andamento das aulas e o aproveitamento das turmas; (b) a lacuna entre as expectativas do mercado de trabalho e a preparação técnica dos acadêmicos e profissionais recém-formados dificulta a entrada no mercado; (c) o sentimento de insegurança dos acadêmicos e profissionais recém-formados no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho compromete a montagem do portifólio; (d) a otimização da capacidade de representação de idéias permitida pelo desenvolvimento das habilidades em computação gráfica, que tornam mais apurada a apresentação dos trabalhos; (e) a continuidade aos treinamentos desenvolvidos em computação gráfica desde 2008 pelos Professores proponentes através do FAEG. No ano de 2010 o projeto de Computação Gráfica no FAEG atendeu cerca de 400 alunos no total, com cinco cursos que foram oferecidos: Adobe Flash, Adobe Illustrator, Corel Draw, Adobe InDesign e Webdesign. Cada curso teve sua especificidade gerando assim um resultado próprio: No software Adobe Flash foco-se a criação de animações vetoriais, resultando o desenvolvimento de portfólio individual para cada aluno. Já nos softwares Adobe Illustrator e Corel Draw os alunos desenvolveram exercícios onde puderam compor as imagens do portfólio citado anteriormente, capacitando-o assim de maneira coerente. O software Adobe InDesign foi utilizado como ferramenta principal de capacitação do aluno à área de Design Editorial Cada um pode criar sua própria revista como exercício proposto. E a área de Webdeisgn trabalhou com a percepção visual do aluno dentro do ambiente digital, focando na aplicação do design gráfico e seu comportamento no ambiente web.
Partilhando Experiências sobre Responsabilidade Social Corporativa
- Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
- Adelino Denk, MSc, adelino.denk@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, sustentabilidade
Apoio / Parcerias: Associação Empresarial de São Bento do Sul.
Políticas e práticas de responsabilidade social no município de São Bento do Sul e região: análise comparativa e proposição de modelo de maturidade.
- Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
- Adelino Denk, MSc, adelino.denk@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, sustentabilidade
Princípios lógico-jurídicos, hermenêutica e preparação para concursos públicos.
- Gustavo Daniel Tavares Bastos Gama, MSc, gustavo.gama@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Lógica, Hermenêutica, Concursos
A carreira profissional oferecida ao estudante do curso de Direito enfoca carreiras profissionais como: magistratura; ministério público; carreira policial; a advocacia, só para citar algumas. Para que o estudante possa ingressar nessas carreiras, tanto num concurso público quanto na advocacia, serão exigidos nas provas de admissão a elaboração de textos argumentativos e solução de questões de múltipla escolha. Desta forma, deve o candidato apresentar consistente conteúdo a fim de atingir o objetivo da aprovação. Neste sentido, deve-se oportunizar aos acadêmicos do curso de Direito um serviço de apoio que o auxilie a alcançar tais objetivos profissionais. A presente proposta considera que o estudante estará se preparando para várias das carreiras jurídicas tais como: cargos de analista; procuradoria (do Estado de Santa Catarina, Federal, de autarquias etc.); carreira policial; magistratura (federal, estadual, do trabalho etc); promotoria (federal, estadual, do trabalho etc); diplomacia, exame da OAB etc. O presente projeto objetivou a pesquisa pelos alunos de editais de concursos públicos, incentivando-os a conhecer os critérios de seleção para as carreiras jurídicas de sua predileção. A partir desta pesquisa, os alunos forão orientados a buscar as minutas das provas dos últimos concursos, podendo assim, não somente conhecê-las, mas também resolvê-las com a orientação do docente. Quis-se que o estudo e a pesquisa dos editais de concursos públicos de interesse dos alunos, com a resolução das provas anteriores, ocorresse com vistas a administrar a progressão das aprendizagens, ou seja, otimizando o tempo a fim de que o aluno percebece onde ele se situa diante do problema, e que, a partir daí, pudesse seguir um passo a frente. Pelo exposto, a proposta do presente projeto não só atendeu as especificações do FAEG, como também, e principalmente, permitiu que o aluno se preparasse para o ingresso no mercado de trabalho.
Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Claudia Mont'Alvão, Dr(a), cmontalvao@puc-rio.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: aprendizagem assíncrona, design, ergonomia
Apoio / Parcerias: a realização do estudo contou com o apoio da Capes e do FAP/Univille
Show - Desenvolvimento de apresentações digitais
- Marina Pezzini, MSc, marinapzn@gmail.com
- Jonathan Prateat, G, eu@jonathanprateat.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: FAEG, Apresentações digitais, Design
SIMULADO OAB
- Frederico Wellington Jorge, E, fwjorge@fwjorge.com.br
- WALDEMAR MORENO JUNIOR, MSc, moreno@f1net.com.br
- BEATRIZ REGINA BRANCO, MSc, beabranco@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: SIMULADO, PROVA, OAB
UNIVERSITÁRIOS INTEGRADOS, IDENTIFICANDO COMPETÊNCIAS PARA CONSTRUIR SEUS CAMINHOS
- Mario Neneve, MSc, mneneve@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Integração, Atitude, Projeto de vida
Variáveis, métricas e indicadores de desempenho da indústria metal-mecânica de Santa Catarina
- Fernando Luiz Andrade Bahiense, Dr(a), ferbah@gmail.com
- Evandro Bittencourt, Dr(a), evandrobitt@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Indicadores, métricas, metal-mecânica