Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes
Índice
- "A importância da Gibiteca nas escolas de Joinville"
- A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento
- A nova literatura na era cibercultura
- A Serra Dona Francisca: sob os olhares do tempo presente
- Acervos da ocupação da baía Babitonga
- Análise Comparativa de Mapeamentos Pré-Existentes da Ilha de São Francisco do Sul
- As exposições de arte e editais de incentivo a cultura
- Aspectos da ocupação da região de Garuva e Vila da Glória – SC
- Atlas histórico da região da Baía da Babitonga
- Caminhadas Pelo Lixo: A relação cotidiana dos catadores de material reciclável com a cidade de Joinville.
- CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIVILLE
- COMPLEMENTAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DA BAÍA DA BABITONGA - CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO ATLAS
- Espólios de axé
- Fontes para estudos do Patrimônio Naval Brasileiro
- Graffiti em exposição: fronteira entre arte e cultura
- O Novo Estatuto Do Torcedor e Suas Implicações Na Sociedade
- O rizoma como estrutura para desenvolvimento de material educativo em arte.
- O veículo "blog" como acesso ao Acervo de Gravura da Univille
- Pesquisa teórica e prática com a linguagem da tecelagem para confecção de amostras de tapetes com matériais alternativos. Perfil:
- Qualidade de vida docente em escolas públicas municipais de jaraguá do sul
- Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem
- Sensibilização e educação ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – município de Joinville (SC).
- Sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão no contexto escolar por alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na rede regular de ensino.
- Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente
Resumos
"A importância da Gibiteca nas escolas de Joinville"
- HUMBERTO SOARES, Graduando, tatuiquadrinhos@bol.com.br
- Brigida Maria Erhardt, MSc, erthardt@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Gibi, Gibiteca , Leitura
Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa)
A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento
- PEDRO AUGUSTO VILLAS BÔAS, Graduando, pedro.boas@univille.br
- Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br
Palavras-chave: Quadrinhos, Literatura, Conscientização
A nova literatura na era cibercultura
- PHILIPE MACEDO PEREIRA, Graduando, philipe.pereira@univille.br
- Taiza Mara Rauen Moraes, Dr(a), taiza.mara@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: cibercultura, literatura, hipertexto
A Serra Dona Francisca: sob os olhares do tempo presente
- GUSTAVO GREIN DA SILVA, Graduando, gustavosilva@univille.br
- GUSTAVO GREIN DA SILVA, Graduando, gustavo.grein@gmail.com
- FERNANDO CESAR SOSSAI, MSc, fernandosossai@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Serra Dona Francisca, História de Joinville, Patrimônio cultural
Acervos da ocupação da baía Babitonga
- RONALD ALAN COCHAK, Graduando, ronald.cochak@univille.br
- Sandra Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Patrimonio cultural, documentação , manisfestações culturais
A pesquisa a qual se refere esta proposta de comunicação está vinculada ao Projeto Atlas do Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” da Universidade da Região de Joinville e tem a duração total de seis meses. O foco da pesquisa é a análise da documentação relativa ao patrimônio cultural dos municípios do entorno da Baía da Babitonga. Os municípios envolvidos na pesquisa são Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. Além da grande diversidade de ambientes naturais, a Baía é caracterizada pelo rico patrimônio cultural: há registros de aproximadamente 150 sítios pré-coloniais, sítios históricos, bens tombados e inúmeras manifestações culturais, contudo, a maior parte deste patrimônio não é suficientemente conhecida. A pesquisa iniciou com levantamento bibliográfico sobre a região e metodologia da pesquisa em seguida foi dado andamento com a busca, sistematização e síntese de documentos iconográficos sobre a região. O trabalho que está sendo desenvolvido há apenas dois meses se dá através de um aprendizado direcionado à coleta e sistematização de fotografias pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico de Joinville. Os documentos localizados e tabulados pelo bolsista são levados aos pesquisadores do grupo quando a pertinencia dos mesmos para o projeto é analisada em conjunto. Os resultados preliminares mostram a existência de um rico acervo iconográfico relativo ao objeto de estudo e as dificuldades de interpretação deste tipo de documentação.
Apoio / Parcerias: xxx
Análise Comparativa de Mapeamentos Pré-Existentes da Ilha de São Francisco do Sul
- André de Souza de Lima, Graduando, andre.lima@univille.br
- Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Geologia Costeira, Mapeamentos, Análise Comparativa
As exposições de arte e editais de incentivo a cultura
- LAUZE MARIA ONOFRE, G, lauze.maria@univille.br
- Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nadja.carvalho@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Politica cultural, exposição, edital
por exemplo, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e
São Francisco do Sul há exposições de arte fomentadas e financiadas
por editais de incentivo a cultura, sendo esses públicos e privados.
Assim, por meio do projeto: Arte e cultura: exposições curadorias e
políticas culturais, objetiva-se compreender como ocorrem as relações
da arte com os editais de incentivo a cultura, bem como o
desdobramento dessas ações. Para isso, a metodologia é de natureza
bibliográfica e de campo. A partir dos estudos e visitas in loco de
exposições, articuladas a leituras de editais e leis de incentivo a
cultura, notou-se que muitos artistas atuam como produtores e
gestores culturais de seus projetos. A partir desses, resultam
exposições itinerantes, palestras, livros, melhorias no espaço
expositivo e outros. Contudo, destaca-se que algumas regiões e áreas
do país tem dificuldades para captação de recursos, quanto trata-se do
mecenato e outras como maior facilidade. No MINC, por exemplo, a
través da Lei Rouanet, uma das áreas que mais tem facilidade para
captar recurso, via mecenato, é a área do áudio visual e o teatro.
Diante do exposto questiona-se: Os editais públicos de incentivo a
cultura são sinônimos de políticas culturais? Quais as relações entre
política cultural, exposições de arte e editais de incentivo a cultura? Ter
clareza a cerca de tais questões é de extrema importância para uma
pesquisa que visa perceber como as políticas culturais influenciam na
organização das exposições de arte investigadas.
Aspectos da ocupação da região de Garuva e Vila da Glória – SC
- MARINILDA DA SILVA MARIAN, Graduando, marinilda.marian@univille.br
- Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandra.guedes@univille.edu.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Garuva, Vila da Glória
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¹ VIEIRA, Gleison. Porto Barrancos berço de Garuva: decorrências históricas no processo de colonização na Península do Sahy e nas localidades das Três Barras, Palmital e Barrancos. Joinville, SC: Letradágua, 2007.
Atlas histórico da região da Baía da Babitonga
- RODRIGO FELIPE QUINTANA, Graduando, rodrigo.quintana@univille.br
- Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br
Palavras-chave: Atlas, São Francisco do Sul, Baía de Babitonga
Apoio / Parcerias: CNPQ
Caminhadas Pelo Lixo: A relação cotidiana dos catadores de material reciclável com a cidade de Joinville.
- BRUNO STROHMEYER MARQUES, Graduando, bpcontraparte@gmail.com
- Ilanil Coelho, Dr(a), ilanil@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Joinville, Catadores de material reciclavel, História e cidade
Apoio / Parcerias: FAP
CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIVILLE
- SIMONE CRISTINA MURARO, Graduando, simone.muraro@univille.br
- Maryahn Koehler SIlva, MSc, maryahn.koehler@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Psicologia, Clinica Escola, Caracterização clientela
A presente pesquisa apresenta dados sobre a demanda e o perfil das pessoas que procuraram o serviço de psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille, durante o ano de 2010, destas fichas foram levantados dados como: gênero, faixa etária, procedência, nível socioeconômico, as queixas mais freqüentes e como souberam do serviço, utilizando-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta às fichas de triagem. Para a análise de dados as queixas e informações obtidas nas fichas foram agrupadas em categorias de análise, criadas a partir do próprio conteúdo das fichas. Da análise parcial dos resultados temos que, dos pacientes atendidos pela clinica escola no ano de 2010, aproximadamente 51% são do sexo feminino, aproximadamente 53% tem uma renda familiar entre 2 e 4 salários mínimos, e que a queixa principal, mais apontada é de dificuldade nas relações familiares (25%), que incluem: medo dos pais, dificuldades em relação aos pais/familiares/cônjuge e dificuldades com pais separados. Delineou-se a presente pesquisa para, a partir desses dados, serem feitas reflexões em torno da estruturação deste tipo de serviço, configurando temas que poderão ser inseridos na agenda de estudo e debates dos profissionais em seu processo de formação e qualificação. Entende-se que os acadêmicos tendo acesso às informações relativas às demandas comuns da comunidade em que irá atuar, estará melhor preparado para atender à esta clientela por conhecer suas características e necessidades. Além do benefício na preparação e formação dos acadêmicos, a comunidade à qual esta inserida a clínica-escola também é beneficiada, pois não somente estará sendo melhor atendida, como terá conhecimento dos serviços que estão sendo ofertados a ela através de programas informativos que poderão ser criados a partir dos dados levantados nesta pesquisa.
COMPLEMENTAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DA BAÍA DA BABITONGA - CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO ATLAS
- THIAGO FOSSILE, Graduando, thifossile@gmail.com
- Dione da Rocha Bandeira, Dr(a), dione_bandeira@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: sítios arqueológicos, Baía da Babitonga, Atlas
Este trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados preliminares da segunda fase do levantamento de informações, sobre sítios arqueológicos na região da Baía da Babitonga. Este está vinculado à pesquisa arqueológica, que vem sendo feita para o projeto Atlas, em desenvolvimento pela Univille. Esse projeto prevê a elaboração, de uma publicação com a história da ocupação desta Baía, com diversos textos e mapas, sendo alguns deles relativos aos sítios arqueológicos dos períodos de ocupação pré e pós-coloniais. No tocante à metodologia, são realizadas leituras de antigos levantamentos e documentos internos, do setor de Arqueologia do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ, e relatórios finais de diagnósticos arqueológicos feitos nos municípios que contornam a Baía da Babitonga, que se encontram no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, em Florianópolis. As informações obtidas são registradas em formulários próprios e tabuladas. Num segundo momento, informações que indiquem a existência de sítios arqueológicos desconhecidos serão investigadas em campo, com vistas à obtenção de suas coordenadas geográficas, entre outras informações. Quando se trata de sítio não presente no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do IPHAN, o mesmo é cadastrado. Algumas indicações de sítios até então desconhecidos foram identificadas permitindo ampliar o mapeamento de sítios da Baía da Babitonga, feito pelo MASJ. Os resultados preliminares indicam que o material pesquisado é fonte rica deste tipo de informação.
Espólios de axé
- FERNANDO KOENIG DOS SANTOS, Graduando, fernandokoenig@univille.br
- Ilanil Coelho, Dr(a), ilanil@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: migração, religiosidade, candomblé
A seguinte comunicação é parte de uma pesquisa de iniciação científica intitulada “Espólios de Axé: Estudos sobre Candomblé e migração”. Por intermédio dessa pesquisa pretendo adentrar no campo das religiões e problematizar a relação entre vivências migrantes e o Candomblé na cidade de Joinville a partir dos anos de 1980. Uma análise historiográfica a respeito da historicidade da cidade e sua relação com a migração interna e a constituição da religião candomblecista se tornam pontos norteadores para o projeto. Joinville após os anos de 1960 experimentou um crescimento econômico e populacional bastante acentuado, tornando-se assim um dos maiores pólos industriais do sul do Brasil. Tal fato contribuiu para que a cidade se transformasse em espaço de territorialização de migrantes,É desta perspectiva que a investigação busca problematizar a presença destes migrantes que, ao mesmo tempo em que se apropriam da cidade, produzem múltiplas identidades culturais, muitas envolvendo práticas religiosas. A pesquisa se constrói em torno de uma Casa de Candomblé de Joinville, pertencente à Mãe Jacila do Amaral, migrante que se estabeleceu na cidade em 1989. A casa está localizada no bairro Ulisses Guimarães e desenvolve, além das atividades religiosas, inúmeros serviços de caráter social, como a realização de festas para os moradores e acolhimento de crianças carentes, fornecendo-lhes alimentação, educação e saúde. Isto tudo através de uma complexa teia de sociabilidades existente entre a Mãe de Santo e seus Filhos de Santo ou entre agregados não pertencentes à religião. Joinville sofre uma enorme carência em relação a estes estudos, em virtude disso, novas pesquisas são necessárias, principalmente para auxiliar na desmistificação de preconceitos e mitos que circulam em torno destes cultos. A pesquisa terá inicio com o aprofundamento bibliográfico acerca do tema proposto. Estão sendo realizadas leituras sobre a formação de processos de identidade, história cultural, hibridismos culturais, religiosidade e migração, principalmente interna, com objetivo de compreender como estes temam se entrelaçam. Após o embasamento teórico, será feita uma investigação junto a uma série de arquivos. Concluídas estas etapas, partiremos para a realização das entrevistas orais e a transcrição das mesmas, utilizando a metodologia da História Oral. Serão pessoas ligadas às casas de Candomblé da cidade de Joinville, principalmente migrantes ou freqüentadores da casa da Mãe Jacila do Amaral. Alem de outras pessoas que não são ligadas a casa de maneira oficial. Até o presente momento foram realizadas leituras sobre religiosidade e migração e realizadas algumas entrevistas.
Apoio / Parcerias: FAP
Fontes para estudos do Patrimônio Naval Brasileiro
- FILIPE FERRARI, Graduando, filipe.ferrari@gmail.com
- Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Patrimônio Naval, Ilha da Rita, São Francisco do Sul
A pesquisa a qual se refere esta proposta de comunicação está vinculada de forma voluntária por seis meses ao Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” da Universidade da Região de Joinville. A pesquisa tem como objetivo o estudo do patrimônio naval brasileiro relacionado à Ilha da Rita em fontes virtuais. A Ilha da Rita teve importante papel na história do Brasil na primeira metade do século XX, quando serviu de base naval para abastecimento de água potável e óleo combustível entre as décadas de 1940 e 1960. A presença de uma base da Marinha nessa região vinha ao encontro às questões de segurança nacional possivelmente referentes ao “perigo alemão”, tendo em vista a grande população de imigrantes alemães na região. Em 1968 a Marinha devolveu a Ilha ao governo municipal, e em 1999 a Univille assinou contrato de cessão dos direitos de uso da Ilha. A contribuição do bolsista se dará através da busca on line de dissertações e teses referentes ao patrimônio naval nacional e internacional, bem como de arquivos e bibliotecas que possuam documentação sobre bases militares da marinha brasileira e outros documentos relativos ao projeto. A pesquisa iniciou com uma rápida revisão de literatura sobre a história de Santa Catarina e São Francisco do Sul para contextualização do objeto de análise. Em seguida, deu-se início à pesquisa através da internet, arquivos e fontes documentais sobre patrimônio naval. Os dados estão sendo filtrados e armazenados em banco de dados para utilização em pesquisa interdisciplinar e interdepartamental. Os resultados preliminares demonstraram uma relativa escassez no que diz respeito ao tocante exclusivo da Ilha da Rita e entorno. Também é encontrada essa dificuldade quando se fala da Marinha Brasileira, por se tratar muitas vezes, de material confidencial. Entretanto, o número de teses mostra-se maior quando as palavras chaves são relativas ao patrimônio sub aquático, ao “perigo alemão” e ao período de nacionalização. Algumas teses encontradas referem-se diretamente à questão da desconfiança do governo em relação à presença alemã e a suspeita de associação desta ao nazismo.
Graffiti em exposição: fronteira entre arte e cultura
- LARISSA MIILLER DA SILVA, G, larissa.miiller89@gmail.com
- Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Graffiti, Arte , Cultura
O Novo Estatuto Do Torcedor e Suas Implicações Na Sociedade
- FELIPE BERTASSO TOBAR, Graduando, felipe.tobar@univille.br
- Jaidette Farias Klug, MSc, j.klug@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Direito, Desporto, Torcedor
O amor e a paixão aos esportes, particularmente ao futebol se expressam basilarmente por meio de três formas: jogar/praticar, ir ao estádio e assistir a jogos pela televisão. Este projeto direcionou sua atenção as duas últimas formas de manifestação, haja vista ser o torcedor a figura central deste estudo. No intuito de servir como um instrumento valioso para os aficionados, amantes, protetores, estudiosos e profissionais do desporto, objetivou-se esclarecer as novas mudanças no corpo jurídico-social-desportivo decorrentes da publicação do Novo Estatuto do Torcedor e sua consequente aplicação na prática, seja nas adjacências ou no interior das praças desportivas. Procurando evidenciar a conjuntura político-desportiva em que fora criado o diploma legal em questão, atrelado ao estudo dos seus dispositivos e da mais balizada doutrina, buscou-se demonstrar as responsabilidades dos sujeitos desportivos enquanto torcedores ou organizadores. Denotou-se, também, a evolução e consequente ganho de notoriedade e importância da respectiva Lei com o advento da Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, bem como restou delimitado seu “campo” de eficácia e vigência durante ambos os eventos. Posteriormente, por meio de estudos comparados à legislações estrangeiras, discutiu-se a violência que envolve o certame desportivo, ofertando, para tanto, ferramentas de prevenção, repressão e erradicação do problema que desde muito ultrapassa as arquibancadas. Reconhece-se até o presente momento que a realidade do cenário desportivo nacional é deveras preocupante, mas com possibilidades de positivas melhoras. Nota-se que os torcedores em sua maioria desconhecem o Estatuto de Defesa do Torcedor, sendo que por outro lado, a mentalidade preponderante nos clubes do País parece não evoluir a ponto de cumpri-lo em plenitude, a fim de oferecer um lazer de qualidade, segurança e conforto. Neste interim, o Poder Público possui também sua parcela de culpa pela constante inércia em políticas que assegurem a eficácia da Lei e o consequente respeito aos direitos do torcedor. Percebe-se que o ineficaz contributo do Estado para com a educação e a crescente promoção e expansão da ultrapassada política criminal brasileira, influencia decisivamente para a perpetuação de cenas violentas, sobretudo por parte das torcidas organizadas, nos estádios de nosso país. Por derradeiro, de igual modo, observou-se flagrantes inconstitucionalidades no texto legal da nova redação publicada no ano de 2010, notadamente no que diz respeito ao capítulo XI-A – Dos Crimes, tendo sido possível também vislumbrar a existência de uma latente divergência quanto ao âmbito de aplicação do Estatuto do Torcedor.
O rizoma como estrutura para desenvolvimento de material educativo em arte.
- ANA CLAUDIA MORAES MOREIRA ARTIOLI, Graduando, anaclaudia.art@gmail.com
- ALENA RIZI MARMO, MSc, lemarmo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Arte/educação, rizoma, material educativo
Apoio / Parcerias: FAP - Fundo de Apoio a Pesquisa
O veículo "blog" como acesso ao Acervo de Gravura da Univille
- BARBARA MARIAH RETZLAFF BUBLITZ, Graduando, barbara.bublitz@univille.br
- Célia Ceschin, MSc, celiaceschin@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Acervo, Gravura, Blog
Pesquisa teórica e prática com a linguagem da tecelagem para confecção de amostras de tapetes com matériais alternativos. Perfil:
- DANIANI SCHONS, Graduando, daniani.schons@univille.br
- CELIA CESCHIN SILVA PEREIRA NASTARI, MSc, c.ceschin@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: arte da tecelagem, material reciclado, amostras de tapete
Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa)
Qualidade de vida docente em escolas públicas municipais de jaraguá do sul
- GLEICE ESTER HELFER, Graduando, gleice.helfer@univille.br
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: qualidade de vida, professores, escolas públicas municipais
Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem
- JOANA CAROLINA PETRY, Graduando, joanacpetry@hotmail.com
- Marli Everling, Dr(a), meverling@gmail.com
Palavras-chave: design, conferência, leitura
Apoio / Parcerias: Sem parcerias
Sensibilização e educação ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – município de Joinville (SC).
- AMANDA CAROLINA DE MELLO, Graduando, amanda.mello@univille.br
- Elzira Maria Bagatin Munhoz, MSc, elzira.b@univille.br
- Lidio Schiochet Júnior, Graduando, lidio_sjr@hotmail.com
- Nelma Baldin, Dr(a), nelma@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Educação Ambiental, Sensibilização, Patrimônio
A preocupação com o meio ambiente e seus reflexos na sociedade reforçam a necessidade de promoção de estudos no âmbito da Educação Ambiental. O projeto “Sensibilização e Educação Ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: Uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – Município de Joinville (SC)”, com três anos de duração, já foi iniciado no ano de 2009, tem como objetivo geral comparar as informações coletadas por meio de entrevistas junto às duas comunidades no que se refere à história, patrimônio sociocultural e ambiental, com vistas a apresentar a análise destes resultados de maneira informativa e educativa. Para o ano de 2011, traçou-se como objetivo específico “sensibilizar as comunidades escolares e os líderes comunitários das duas localidades sobre a importância da melhoria das condições gerais e plenas de vida nas áreas urbanizadas das Bacias hidrográficas do Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e do Rio do Braço (Bairro de Pirabeiraba)”. Para tanto os procedimentos metodológicos utilizados foram: análises das entrevistas das crianças líderes em três escolas da rede municipal de cada bairro e das lideranças adultas dos bairros, que foram realizadas em 2009 e já analisadas em 2010. Assim sendo, neste ano de 2011 a pesquisa voltou aos bairros para a devolutiva das entrevistas realizadas (em 2009), por meio de palestras e jogos ambientais de sensibilização, às crianças das escolas de ambas as comunidades. Nas palestras às crianças foram apontados os aspectos positivos e negativos quanto aos assuntos levantados como a história do bairro, patrimônios históricos e naturais, monumentos históricos, rios do bairro, degradação do meio ambiente e a obrigação/relação de cada um com esses itens. Também foram oportunizados espaços para que as crianças pudessem expor sugestões em relação às respostas fornecidas nos anos anteriores no sentido de captar as percepções das crianças quanto à temática em estudo. Nas apresentações e, em especial na realização dos jogos de sensibilização com as crianças, observou-se a participação e o interesse das mesmas na realização das ações da pesquisa. De outra parte, as palestras de apresentação dos resultados das entrevistas realizadas com os líderes comunitários ocorreram nas duas comunidades, por meio de exposição em powerpoint. Nesses encontros, percebeu-se o interesse e o apoio dessas comunidades ao receberem as informações tanto no referente ao andamento, metodologia e, principalmente, pelos resultados da pesquisa e quanto aos encaminhamentos possíveis de serem dados a esses resultados.
Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa); CNPq.
Sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão no contexto escolar por alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na rede regular de ensino.
- FABIANO FURLAN, Graduando, fabiano_merak@hotmail.com
- Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Dr(a), aliciene_machado@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: crianças, inclusão, sentidos
Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente
- JULLY FORTUNATO BUENDGENS, Graduando, jully.fortunato@univille.br
- Marcia de Souza Hobold, Dr(a), gmhobold@terra.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: formação inicial, dimensão relacional, professor formador