Área 03 - Ciências Humanas e Lingüística, Letras e Artes

Índice

  1. "A importância da Gibiteca nas escolas de Joinville"
  2. A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento
  3. A nova literatura na era cibercultura
  4. A Serra Dona Francisca: sob os olhares do tempo presente
  5. Acervos da ocupação da baía Babitonga
  6. Análise Comparativa de Mapeamentos Pré-Existentes da Ilha de São Francisco do Sul
  7. As exposições de arte e editais de incentivo a cultura
  8. Aspectos da ocupação da região de Garuva e Vila da Glória – SC
  9. Atlas histórico da região da Baía da Babitonga
  10. Caminhadas Pelo Lixo: A relação cotidiana dos catadores de material reciclável com a cidade de Joinville.
  11. CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIVILLE
  12. COMPLEMENTAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DA BAÍA DA BABITONGA - CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO ATLAS
  13. Espólios de axé
  14. Fontes para estudos do Patrimônio Naval Brasileiro
  15. Graffiti em exposição: fronteira entre arte e cultura
  16. O Novo Estatuto Do Torcedor e Suas Implicações Na Sociedade
  17. O rizoma como estrutura para desenvolvimento de material educativo em arte.
  18. O veículo "blog" como acesso ao Acervo de Gravura da Univille
  19. Pesquisa teórica e prática com a linguagem da tecelagem para confecção de amostras de tapetes com matériais alternativos. Perfil:
  20. Qualidade de vida docente em escolas públicas municipais de jaraguá do sul
  21. Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem
  22. Sensibilização e educação ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – município de Joinville (SC).
  23. Sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão no contexto escolar por alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na rede regular de ensino.
  24. Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente

Resumos

"A importância da Gibiteca nas escolas de Joinville"

  • HUMBERTO SOARES, Graduando, tatuiquadrinhos@bol.com.br
  • Brigida Maria Erhardt, MSc, erthardt@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Gibi, Gibiteca , Leitura

O presente PIBIC pretende investigar a existência de gibis nas bibliotecas escolares da cidade de Joinville (públicas e particulares). A maioria das obras de Arte Seqüencial (Histórias em Quadrinhos) não tem espaço apropriado nas bibliotecas escolares, muitas vezes nem são catalogados devidamente, acabam sendo misturado com outro gênero literário, ou até armazenados em caixas de papelão. O projeto quer verificar se existem Gibitecas nas escolas. Pesquisar se há um local onde os profissionais da HQ possam discutir questões da Arte Seqüencial, através de palestras e seminários com os alunos. Investigar se há um lugar onde possa ter exposições de Desenhos em Quadrinhos e Cursos de HQs. Acreditando que uma pesquisa sobre Gibitecas (Bibliotecas de Gibis) ajude principalmente na leitura. As possibilidades de leitura de gibis em espaços exclusivos de HQs podem estimular a imaginação e desta forma aumentar a freqüência dos alunos nos locais de leitura. Os gibis podem ajudar no processo educacional. Contribuir para a aprendizagem (português, matemática, história, geografia e física). Atualmente o acesso à leitura está bastante difundido nas escolas de Joinville, pois a biblioteca passou a ser um ambiente obrigatório. Observa-se que a escola em sua biblioteca tem um considerável acervo de livros e gibis. O projeto utilizou os seguintes procedimentos metodológicos: Levantou a existências de obras literárias sobre Arte Sequêncial. Realizando entrevistas com bibliotecárias. Aplicou questionários com as bibliotecárias escolares. O QUE É UMA Gibiteca? Um espaço cultural voltado para a literatura dos Gibis, das Histórias em Quadrinhos, um local público ou particular que serve de armazenamento de obras de Arte Sequêncial de diversos gêneros (ficção, humor, aventura, infantil, ficção científica, terror entre outros). A primeira Gibiteca que existiu no Brasil foi a Gibiteca de Curitiba (1982), e ainda hoje é tema de estudo de diversas universidades brasileiras. O projetor nos faz pensar em criar uma mobilização na sociedade, para que no futuro, tenha a instalação de uma Gibiteca Municipal em Joinville, com intensa movimentação cultural.

Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa)

A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento

  • PEDRO AUGUSTO VILLAS BÔAS, Graduando, pedro.boas@univille.br
  • Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br

Palavras-chave: Quadrinhos, Literatura, Conscientização

O projeto de pesquisa "A Linguagem dos Quadrinhos: Literatura, Arte e Conhecimento" tem como ponto de partida a ideia de que, via de regra, a literatura em quadrinhos é estigmatizada como sendo mero entretenimento ou subliteratura, mas além dos povos orientais a valorizarem como arte, e muitos autores a classificarem como a nona arte, também as atuais diretrizes educacionais valorizam os quadrinhos como fonte para trabalhos didáticos. Em 2011 a pesquisa teve foco nos personagens joinvillenses Os Monstrinhos do Cachoeira (o nome Cachoeira, remete ao rio que corta a cidade e há décadas é um esgoto a céu aberto), criados nos anos 80 e que tiveram uma vasta produção publicada por anos principalmente no jornal A Notícia, e cujo caráter era nitidamente o de conscientização ambiental buscando alertar para a necessidade de preservar o meio ambiente, muito antes de o assunto estar tão em voga na mídia. Mais do que apenas resgatar e reunir o material numa publicação, conforme o objetivo inicial do projeto, buscou-se ainda dar uma revitalizada nos personagens, colorindo-os e deixando-os muito mais atraentes do que seu formato original. O resultado final foi um livro contendo 116 páginas, com uma análise teórica e a reunião de tiras e histórias dos Monstrinhos do Cachoeira, publicadas e inéditas, lançado durante o ano de 2011.

A nova literatura na era cibercultura

  • PHILIPE MACEDO PEREIRA, Graduando, philipe.pereira@univille.br
  • Taiza Mara Rauen Moraes, Dr(a), taiza.mara@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: cibercultura, literatura, hipertexto

A presente pesquisa visa ao conhecimento da literatura presente na rede digital, no que se constitui a cibercultura, mote propulsor de toda a revolução digital, e como o hipertexto influi nos estilos literários, com o objetivo de abrir espaços para a cibercultura entre os acadêmicos, por meio da criação de um blog literário. A metodologia se constituiu na criação de um grupo de discussão formado por acadêmicos de Letras com enfoque na literatura produzida em meio digital e na criação de um blog para postagens de material elaborado pelos próprios acadêmicos. Os encontros se realizam de forma quinzenal, e os participantes têm analisado blogs de autores regionais e nacionais, e após consequente produção literária.

A Serra Dona Francisca: sob os olhares do tempo presente

  • GUSTAVO GREIN DA SILVA, Graduando, gustavosilva@univille.br
  • GUSTAVO GREIN DA SILVA, Graduando, gustavo.grein@gmail.com
  • FERNANDO CESAR SOSSAI, MSc, fernandosossai@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Serra Dona Francisca, História de Joinville, Patrimônio cultural

Esta comunicação tem como objetivo apresentar alguns dos resultados obtidos no desenvolvimento da pesquisa de iniciação científica intitulada Sentidos Atribuídos a Serra Dona Francisca no Tempo Presente. Investigar e discutir algumas das representações que circulam sobre a Serra Dona Francisca a partir dos olhares de seus moradores no presente é o que move essa pesquisa na tentativa de perceber como e se eles reconhecem a Serra como um patrimônio e em que medida e de qual forma as ações de promoção do turismo desenvolvidas na região vão de encontro com seus interesses. Partimos nas pistas deixadas pelos viajantes que visitam a região no século XIX e em seguida abarcamos os apontamentos feitos por historiadores que escrevem em diferentes momentos sobre esse local. A Serra Dona Francisca localizada no norte de Santa Catarina é parte integrante da cadeia montanhosa que compõe a Serra do Mar, tendo recebida esta denominação ainda na segunda metade do século XIX, época em que se pensava na construção de uma estrada ligando o litoral ao planalto. Atualmente ela é veiculada como um patrimônio ambiental, econômico e cultural principalmente pelos órgãos que fomentam o turismo na região de Joinville/SC. E analisando obras e reportagens que aludem tanto o passado como o presente do local percebemos alguns esforços de valorização desse espaço na medida em que é visto como um roteiro para a promoção do turismo na região. Nos escritos dos historiadores pudemos perceber que, em um primeiro momento, a Serra era vista como um local de passagem; um caminho para o transporte de mercadorias e circulação de pessoas. Posteriormente foi relacionada com um local de vivências com a construção de alguns estabelecimentos comerciais e a instalação de alguns moradores que são beneficiados pelo comércio decorrente da abertura da Estrada Dona Francisca. Já na análise das reportagens veiculadas na imprensa notamos uma valorização da Serra por alguns elementos ali presentes que o singularizam, tais como a grande reserva de mata atlântica preservada que o identifica como um patrimônio ambiental da região norte de Santa Catarina, as construções utilizando a técnica enxaimel, os engenhos e alambiques edificados no passado, além de algumas atividades festivas e gastronômicas relacionadas como práticas ancestrais de seus moradores. Por fim, é importante ressaltar que essa pesquisa encontra-se em desenvolvimento podendo vir a ser incorporados outros elementos a contribuir com novas leituras sobre essa localidade.

Acervos da ocupação da baía Babitonga

  • RONALD ALAN COCHAK, Graduando, ronald.cochak@univille.br
  • Sandra Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patrimonio cultural, documentação , manisfestações culturais

A pesquisa a qual se refere esta proposta de comunicação está vinculada ao Projeto Atlas do Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” da Universidade da Região de Joinville e tem a duração total de seis meses. O foco da pesquisa é a análise da documentação relativa ao patrimônio cultural dos municípios do entorno da Baía da Babitonga. Os municípios envolvidos na pesquisa são Araquari, Balneário Barra do Sul, Garuva, Itapoá, Joinville e São Francisco do Sul. Além da grande diversidade de ambientes naturais, a Baía é caracterizada pelo rico patrimônio cultural: há registros de aproximadamente 150 sítios pré-coloniais, sítios históricos, bens tombados e inúmeras manifestações culturais, contudo, a maior parte deste patrimônio não é suficientemente conhecida. A pesquisa iniciou com levantamento bibliográfico sobre a região e metodologia da pesquisa em seguida foi dado andamento com a busca, sistematização e síntese de documentos iconográficos sobre a região. O trabalho que está sendo desenvolvido há apenas dois meses se dá através de um aprendizado direcionado à coleta e sistematização de fotografias pertencentes ao acervo do Arquivo Histórico de Joinville. Os documentos localizados e tabulados pelo bolsista são levados aos pesquisadores do grupo quando a pertinencia dos mesmos para o projeto é analisada em conjunto. Os resultados preliminares mostram a existência de um rico acervo iconográfico relativo ao objeto de estudo e as dificuldades de interpretação deste tipo de documentação.

Apoio / Parcerias: xxx

Análise Comparativa de Mapeamentos Pré-Existentes da Ilha de São Francisco do Sul

  • André de Souza de Lima, Graduando, andre.lima@univille.br
  • Celso Voos Vieira, MSc, celso.v@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Geologia Costeira, Mapeamentos, Análise Comparativa

Conhecer a formação geológica costeira da Ilha de São Francisco do Sul para contribuir com as fontes de pesquisa acadêmicas e compreender o meio físico é de suma importância não só para o planejamento urbano local e a delimitação de áreas de proteção ambiental, mas também para contribuir ao planejamento regional, bem como a espacialização social no meio físico. É necessário deixar claro que o meio físico determina os locais escolhidos pelo homem, que por sua vez altera a paisagem fazendo com que a mesma seja modificada talvez por completo devido sua influência. Alguns autores como Horn Filho (1997), DNPM (1988) e FATMA (2002), em diferenciadas épocas e escalas elaboraram os mapeamentos os quais atualmente são utilizados como referência na área de geologia costeira na Ilha de São Francisco do Sul. Os mapeamentos apresentam apesar da variação de escala, feições e informações nem sempre compatíveis ou concordantes em sua classificação deposicional. A presente pesquisa realizou a análise comparativa entre os mapeamentos pré-existentes e o mapeamento realizado pelo projeto de pesquisa "Paleogeografia da Ilha de São Francisco do Sul", estabelecendo padrões de comparação e realizando a discussão referente as possíveis divergências quanto as unidades litoestratigráficas mapeadas, sendo possível assim ressaltar os possíveis erros e inconsistências ocasionados possivelmente pela metodologia utilizada e a escala de mapeamento.

As exposições de arte e editais de incentivo a cultura

  • LAUZE MARIA ONOFRE, G, lauze.maria@univille.br
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nadja.carvalho@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Politica cultural, exposição, edital

Atualmente observa-se que em algumas cidades catarinenses, como
por exemplo, Blumenau, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville e
São Francisco do Sul há exposições de arte fomentadas e financiadas
por editais de incentivo a cultura, sendo esses públicos e privados.
Assim, por meio do projeto: Arte e cultura: exposições curadorias e
políticas culturais, objetiva-se compreender como ocorrem as relações
da arte com os editais de incentivo a cultura, bem como o
desdobramento dessas ações. Para isso, a metodologia é de natureza
bibliográfica e de campo. A partir dos estudos e visitas in loco de
exposições, articuladas a leituras de editais e leis de incentivo a
cultura, notou-se que muitos artistas atuam como produtores e
gestores culturais de seus projetos. A partir desses, resultam
exposições itinerantes, palestras, livros, melhorias no espaço
expositivo e outros. Contudo, destaca-se que algumas regiões e áreas
do país tem dificuldades para captação de recursos, quanto trata-se do
mecenato e outras como maior facilidade. No MINC, por exemplo, a
través da Lei Rouanet, uma das áreas que mais tem facilidade para
captar recurso, via mecenato, é a área do áudio visual e o teatro.
Diante do exposto questiona-se: Os editais públicos de incentivo a
cultura são sinônimos de políticas culturais? Quais as relações entre
política cultural, exposições de arte e editais de incentivo a cultura? Ter
clareza a cerca de tais questões é de extrema importância para uma
pesquisa que visa perceber como as políticas culturais influenciam na
organização das exposições de arte investigadas.

Aspectos da ocupação da região de Garuva e Vila da Glória – SC

  • MARINILDA DA SILVA MARIAN, Graduando, marinilda.marian@univille.br
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandra.guedes@univille.edu.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Patrimônio Cultural, Garuva, Vila da Glória

A pesquisa que origina esta proposta de comunicação está vinculada ao Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” da Universidade da Região de Joinville. O objetivo geral da pesquisa é se aprofundar na pesquisa histórica relacionada ao patrimônio cultural da região, através do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Através de estudos da documentação histórica dos municípios que compõe a baía Babitonga, em especial Garuva, e em São Francisco do Sul a Vila da Glória. A pesquisa teve inicio por meio de leitura livro Barrancos Berço de Garuva (VIEIRA, 2007)¹, que é um levantamento histórico sobre fundadores e colonizadores desta região, focalizando Garuva, e apresenta documentos importantes que foram encontrados pelo historiador como mapas, cartas, escrituras, sesmarias, entre outros. Dados importantes sobre a ocupação na região também podem ser percebidos através dos depoimentos de moradores dados ao autor livro na região de Barrancos, Bahararas, Palmital, Três Barras e Urubuguara. Os resultados são preliminares, pois a pesquisa está em andamento no presente momento. Há registro de dois sítios arqueológicos de tipologia sambaqui na localidade de Barrancos que serão pesquisados no decorrer da pesquisa.
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¹ VIEIRA, Gleison. Porto Barrancos berço de Garuva: decorrências históricas no processo de colonização na Península do Sahy e nas localidades das Três Barras, Palmital e Barrancos. Joinville, SC: Letradágua, 2007.

Atlas histórico da região da Baía da Babitonga

  • RODRIGO FELIPE QUINTANA, Graduando, rodrigo.quintana@univille.br
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br

Palavras-chave: Atlas, São Francisco do Sul, Baía de Babitonga

A pesquisa a qual se refere esta proposta de comunicação está vinculada ao Projeto Atlas do Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” da Universidade da Região de Joinville, sendo o bolsista vinculado ao CNPQ. O objetivo da pesquisa é buscar em atas da Câmara Municipal de São Francisco do Sul, de períodos que abrangem entre 1951 até 1963, informações que contribuam para a identificação de dados. Nos primeiros momentos, identifica-se principalmente, informações que competem ao desenvolvimento do município, destacando-se as aberturas de ruas, aberturas do mercado popular, aberturas de escolas, identificação de rios, entre outras informações relevantes. A pesquisa é focada apenas nas atas, que são fotos obtidas das atas originais do período já citado. Em diversas páginas, a leitura é de fato comprometida pela caligrafia característica e também pela má qualidade obtida através das fotos, tornando difícil suas análises. Todas as leituras realizadas até agora são de suma importância para que sejam apuradas as informações, que sem dúvida contribuirão para toda a pesquisa a qual o Projeto tem referência, em buscar dados sobre a Ilha da Rita, que faz parte da Baía de Babitonga, um conjunto de ilhas que pertencem à São Francisco do Sul.

Apoio / Parcerias: CNPQ

Caminhadas Pelo Lixo: A relação cotidiana dos catadores de material reciclável com a cidade de Joinville.

  • BRUNO STROHMEYER MARQUES, Graduando, bpcontraparte@gmail.com
  • Ilanil Coelho, Dr(a), ilanil@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Joinville, Catadores de material reciclavel, História e cidade

Esta comunicação é fruto do projeto de iniciação cientifica intitulado “Caminhadas Pelo Lixo: A relação cotidiana dos catadores de material reciclável com a cidade de Joinville”. Consiste em uma abordagem histórica acerca das tramas de uma sociedade industrializada que intensifica os modos de descarte e gera um leque cada vez maior de sujeitos que vivem a partir destes. Imersos à escuridão da contemporaneidade, os catadores de material reciclável de Joinville, por meio do seu desempenho cotidiano de (re)inserção de material pós-consumo na cadeia produtiva, estabelecem um laço singular com o urbano. Assumem a função de agentes ambientais, se aventurando por entre as linhas rígidas do controle da cidade e burlando, taticamente, as normativas sociais. Assim, inspirado nos escritos do historiador Michel de Certeau, foi possível, com a pesquisa, compreender a cidade a partir dos seus (co)autores, aqueles que se aventuram nas tramas da cidade em busca de satisfação de suas necessidades cotidianas. Busquei problematizar a existência dos catadores em Joinville no tempo presente, dedicando-me, em primeiro lugar, a analisar recortes de jornal do A Notícia de 1998 a 2010, interpretando além da historicidade, as representações atribuídas tanto aos catadores quanto ao sistema de reciclagem. Através da metodologia da história oral, dei continuidade à pesquisa, interpretando o discurso dos catadores acerca da cidade e do seu trabalho com os detritos sólidos. Com isso, foi possível compreender a importância das narrativas de memória diante de fontes de imprensa e de dados numéricos. Alinhado à história cultural no tempo presente foi possível, por fim, pensar a história da cidade como um grande palco das diferenças. Um cenário que instiga diversas problematizações históricas. Os catadores como sujeitos se relacionam e operam este palco, alterando seus significados, modificando taticamente a sua “realidade”. Ainda que as suas existências estejam atreladas às fantasmagorias urbanas, agem na escuridão da noite e edificam sentidos, transformam e são transformados pelo espaço urbano. São notas dentro da partitura da cidade e compõem as musicalidades junto de todos os sujeitos urbanos.

Apoio / Parcerias: FAP

CARACTERIZAÇÃO DA CLIENTELA ATENDIDA PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA UNIVILLE

  • SIMONE CRISTINA MURARO, Graduando, simone.muraro@univille.br
  • Maryahn Koehler SIlva, MSc, maryahn.koehler@univille.net

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Psicologia, Clinica Escola, Caracterização clientela

A presente pesquisa apresenta dados sobre a demanda e o perfil das pessoas que procuraram o serviço de psicologia da Universidade da Região de Joinville – Univille, durante o ano de 2010, destas fichas foram levantados dados como: gênero, faixa etária, procedência, nível socioeconômico, as queixas mais freqüentes e como souberam do serviço, utilizando-se uma metodologia retrospectiva documental, de consulta às fichas de triagem. Para a análise de dados as queixas e informações obtidas nas fichas foram agrupadas em categorias de análise, criadas a partir do próprio conteúdo das fichas. Da análise parcial dos resultados temos que, dos pacientes atendidos pela clinica escola no ano de 2010, aproximadamente 51% são do sexo feminino, aproximadamente 53% tem uma renda familiar entre 2 e 4 salários mínimos, e que a queixa principal, mais apontada é de dificuldade nas relações familiares (25%), que incluem: medo dos pais, dificuldades em relação aos pais/familiares/cônjuge e dificuldades com pais separados. Delineou-se a presente pesquisa para, a partir desses dados, serem feitas reflexões em torno da estruturação deste tipo de serviço, configurando temas que poderão ser inseridos na agenda de estudo e debates dos profissionais em seu processo de formação e qualificação. Entende-se que os acadêmicos tendo acesso às informações relativas às demandas comuns da comunidade em que irá atuar, estará melhor preparado para atender à esta clientela por conhecer suas características e necessidades. Além do benefício na preparação e formação dos acadêmicos, a comunidade à qual esta inserida a clínica-escola também é beneficiada, pois não somente estará sendo melhor atendida, como terá conhecimento dos serviços que estão sendo ofertados a ela através de programas informativos que poderão ser criados a partir dos dados levantados nesta pesquisa.

COMPLEMENTAÇÃO DE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL SOBRE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DA BAÍA DA BABITONGA - CONTRIBUIÇÃO AO PROJETO ATLAS

  • THIAGO FOSSILE, Graduando, thifossile@gmail.com
  • Dione da Rocha Bandeira, Dr(a), dione_bandeira@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: sítios arqueológicos, Baía da Babitonga, Atlas

Este trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados preliminares da segunda fase do levantamento de informações, sobre sítios arqueológicos na região da Baía da Babitonga. Este está vinculado à pesquisa arqueológica, que vem sendo feita para o projeto Atlas, em desenvolvimento pela Univille. Esse projeto prevê a elaboração, de uma publicação com a história da ocupação desta Baía, com diversos textos e mapas, sendo alguns deles relativos aos sítios arqueológicos dos períodos de ocupação pré e pós-coloniais. No tocante à metodologia, são realizadas leituras de antigos levantamentos e documentos internos, do setor de Arqueologia do Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ, e relatórios finais de diagnósticos arqueológicos feitos nos municípios que contornam a Baía da Babitonga, que se encontram no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, em Florianópolis. As informações obtidas são registradas em formulários próprios e tabuladas. Num segundo momento, informações que indiquem a existência de sítios arqueológicos desconhecidos serão investigadas em campo, com vistas à obtenção de suas coordenadas geográficas, entre outras informações. Quando se trata de sítio não presente no Cadastro Nacional de Sítios Arqueológicos (CNSA) do IPHAN, o mesmo é cadastrado. Algumas indicações de sítios até então desconhecidos foram identificadas permitindo ampliar o mapeamento de sítios da Baía da Babitonga, feito pelo MASJ. Os resultados preliminares indicam que o material pesquisado é fonte rica deste tipo de informação.

Espólios de axé

  • FERNANDO KOENIG DOS SANTOS, Graduando, fernandokoenig@univille.br
  • Ilanil Coelho, Dr(a), ilanil@uol.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: migração, religiosidade, candomblé

A seguinte comunicação é parte de uma pesquisa de iniciação científica intitulada “Espólios de Axé: Estudos sobre Candomblé e migração”. Por intermédio dessa pesquisa pretendo adentrar no campo das religiões e problematizar a relação entre vivências migrantes e o Candomblé na cidade de Joinville a partir dos anos de 1980. Uma análise historiográfica a respeito da historicidade da cidade e sua relação com a migração interna e a constituição da religião candomblecista se tornam pontos norteadores para o projeto. Joinville após os anos de 1960 experimentou um crescimento econômico e populacional bastante acentuado, tornando-se assim um dos maiores pólos industriais do sul do Brasil. Tal fato contribuiu para que a cidade se transformasse em espaço de territorialização de migrantes,É desta perspectiva que a investigação busca problematizar a presença destes migrantes que, ao mesmo tempo em que se apropriam da cidade, produzem múltiplas identidades culturais, muitas envolvendo práticas religiosas. A pesquisa se constrói em torno de uma Casa de Candomblé de Joinville, pertencente à Mãe Jacila do Amaral, migrante que se estabeleceu na cidade em 1989. A casa está localizada no bairro Ulisses Guimarães e desenvolve, além das atividades religiosas, inúmeros serviços de caráter social, como a realização de festas para os moradores e acolhimento de crianças carentes, fornecendo-lhes alimentação, educação e saúde. Isto tudo através de uma complexa teia de sociabilidades existente entre a Mãe de Santo e seus Filhos de Santo ou entre agregados não pertencentes à religião. Joinville sofre uma enorme carência em relação a estes estudos, em virtude disso, novas pesquisas são necessárias, principalmente para auxiliar na desmistificação de preconceitos e mitos que circulam em torno destes cultos. A pesquisa terá inicio com o aprofundamento bibliográfico acerca do tema proposto. Estão sendo realizadas leituras sobre a formação de processos de identidade, história cultural, hibridismos culturais, religiosidade e migração, principalmente interna, com objetivo de compreender como estes temam se entrelaçam. Após o embasamento teórico, será feita uma investigação junto a uma série de arquivos. Concluídas estas etapas, partiremos para a realização das entrevistas orais e a transcrição das mesmas, utilizando a metodologia da História Oral. Serão pessoas ligadas às casas de Candomblé da cidade de Joinville, principalmente migrantes ou freqüentadores da casa da Mãe Jacila do Amaral. Alem de outras pessoas que não são ligadas a casa de maneira oficial. Até o presente momento foram realizadas leituras sobre religiosidade e migração e realizadas algumas entrevistas.

Apoio / Parcerias: FAP

Fontes para estudos do Patrimônio Naval Brasileiro

  • FILIPE FERRARI, Graduando, filipe.ferrari@gmail.com
  • Sandra Paschoal Leite de Camargo Guedes, Dr(a), sandraplcguedes@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Patrimônio Naval, Ilha da Rita, São Francisco do Sul

A pesquisa a qual se refere esta proposta de comunicação está vinculada de forma voluntária por seis meses ao Grupo de Pesquisa “Estudos Interdisciplinares de Patrimônio Cultural” da Universidade da Região de Joinville. A pesquisa tem como objetivo o estudo do patrimônio naval brasileiro relacionado à Ilha da Rita em fontes virtuais. A Ilha da Rita teve importante papel na história do Brasil na primeira metade do século XX, quando serviu de base naval para abastecimento de água potável e óleo combustível entre as décadas de 1940 e 1960. A presença de uma base da Marinha nessa região vinha ao encontro às questões de segurança nacional possivelmente referentes ao “perigo alemão”, tendo em vista a grande população de imigrantes alemães na região. Em 1968 a Marinha devolveu a Ilha ao governo municipal, e em 1999 a Univille assinou contrato de cessão dos direitos de uso da Ilha. A contribuição do bolsista se dará através da busca on line de dissertações e teses referentes ao patrimônio naval nacional e internacional, bem como de arquivos e bibliotecas que possuam documentação sobre bases militares da marinha brasileira e outros documentos relativos ao projeto. A pesquisa iniciou com uma rápida revisão de literatura sobre a história de Santa Catarina e São Francisco do Sul para contextualização do objeto de análise. Em seguida, deu-se início à pesquisa através da internet, arquivos e fontes documentais sobre patrimônio naval. Os dados estão sendo filtrados e armazenados em banco de dados para utilização em pesquisa interdisciplinar e interdepartamental. Os resultados preliminares demonstraram uma relativa escassez no que diz respeito ao tocante exclusivo da Ilha da Rita e entorno. Também é encontrada essa dificuldade quando se fala da Marinha Brasileira, por se tratar muitas vezes, de material confidencial. Entretanto, o número de teses mostra-se maior quando as palavras chaves são relativas ao patrimônio sub aquático, ao “perigo alemão” e ao período de nacionalização. Algumas teses encontradas referem-se diretamente à questão da desconfiança do governo em relação à presença alemã e a suspeita de associação desta ao nazismo.

Graffiti em exposição: fronteira entre arte e cultura

  • LARISSA MIILLER DA SILVA, G, larissa.miiller89@gmail.com
  • Nadja de Carvalho Lamas, Dr(a), nlamas@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Graffiti, Arte , Cultura

A pesquisa apresentada trata-se de um desdobramento do estudo desenvolvido em 2010 o qual objetivou pesquisar o movimento de institucionalização do graffiti, uma vez que as ruas não são mais hoje o único espaço onde podemos encontrá-lo. Este ano a proposta é investigar o graffiti e a sua relação com a arte e com a cultura, sendo as duas últimas vizinhas, no entanto contrárias, questão esta discutida por Teixeira Coelho no livro A cultura e seu contrário. Essa pesquisa não tem por pretensão definir o graffiti como sinônimo de arte ou de cultura, mas sim investigar as divergências que cercam esta discussão. Dessa forma, não se obteve um resultado conclusivo, já que a arte e a cultura são campos instáveis e em constante mudança, de forma nenhuma estanque. A metodologia utilizada foi de natureza bibliográfica e de campo. Foram pesquisadas matérias de jornais, vídeos, entrevistas e bibliografias sobre o cenário do graffiti Brasil, assim como também foram visitadas e estudadas exposições de arte. Considera-se que atualmente o graffiti vem sendo afirmado muito mais como arte do que propriamente como cultura, uma vez que está entrando em grandes instituições da arte e recebendo olhares de curadores. A exemplo a mostra De dentro e de Fora, que trouxe ao MASP, em 2011, grandes nomes da arte urbana mundial. Essa foi uma iniciativa do também curador da instituição, Teixeira Coelho. O graffiti tem origem na cultura Hip Hop, e a sua presença em instituições de arte vem acontecendo com mais frequência principalmente em grandes centros como Rio de Janeiro e São Paulo. Em Joinville dois projetos contemplaram a arte urbana: o Out Art (sticker) e o Articidade (graffiti), sendo que por meio do último o grafiteiro, mundialmente conhecido, Alex Hornest realizou graffiti no muro da Cidadela Cultural Antártica. Entretanto, ao vincular-se ao projeto teve seu trabalho institucionalizado, sendo esta uma condição que o valorizou e o definiu como arte, o que é um paradoxo, já que institucionalizar é matar o graffiti, uma vez que sua origem cultural é underground. Ao lado deste trabalho apareceram produções espontâneas de grafiteiros, que passaram a ser valorizadas juntamente com os demais graffiti da cidade, mesmo aqueles realizados de forma transgressora. Paralelamente aos editais a manifestação cultural independente do graffiti continua existindo e paradoxalmente, em função dos mesmos, valorizada como arte.

O Novo Estatuto Do Torcedor e Suas Implicações Na Sociedade

  • FELIPE BERTASSO TOBAR, Graduando, felipe.tobar@univille.br
  • Jaidette Farias Klug, MSc, j.klug@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Direito, Desporto, Torcedor

O amor e a paixão aos esportes, particularmente ao futebol se expressam basilarmente por meio de três formas: jogar/praticar, ir ao estádio e assistir a jogos pela televisão. Este projeto direcionou sua atenção as duas últimas formas de manifestação, haja vista ser o torcedor a figura central deste estudo. No intuito de servir como um instrumento valioso para os aficionados, amantes, protetores, estudiosos e profissionais do desporto, objetivou-se esclarecer as novas mudanças no corpo jurídico-social-desportivo decorrentes da publicação do Novo Estatuto do Torcedor e sua consequente aplicação na prática, seja nas adjacências ou no interior das praças desportivas. Procurando evidenciar a conjuntura político-desportiva em que fora criado o diploma legal em questão, atrelado ao estudo dos seus dispositivos e da mais balizada doutrina, buscou-se demonstrar as responsabilidades dos sujeitos desportivos enquanto torcedores ou organizadores. Denotou-se, também, a evolução e consequente ganho de notoriedade e importância da respectiva Lei com o advento da Copa do Mundo Fifa 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, bem como restou delimitado seu “campo” de eficácia e vigência durante ambos os eventos. Posteriormente, por meio de estudos comparados à legislações estrangeiras, discutiu-se a violência que envolve o certame desportivo, ofertando, para tanto, ferramentas de prevenção, repressão e erradicação do problema que desde muito ultrapassa as arquibancadas. Reconhece-se até o presente momento que a realidade do cenário desportivo nacional é deveras preocupante, mas com possibilidades de positivas melhoras. Nota-se que os torcedores em sua maioria desconhecem o Estatuto de Defesa do Torcedor, sendo que por outro lado, a mentalidade preponderante nos clubes do País parece não evoluir a ponto de cumpri-lo em plenitude, a fim de oferecer um lazer de qualidade, segurança e conforto. Neste interim, o Poder Público possui também sua parcela de culpa pela constante inércia em políticas que assegurem a eficácia da Lei e o consequente respeito aos direitos do torcedor. Percebe-se que o ineficaz contributo do Estado para com a educação e a crescente promoção e expansão da ultrapassada política criminal brasileira, influencia decisivamente para a perpetuação de cenas violentas, sobretudo por parte das torcidas organizadas, nos estádios de nosso país. Por derradeiro, de igual modo, observou-se flagrantes inconstitucionalidades no texto legal da nova redação publicada no ano de 2010, notadamente no que diz respeito ao capítulo XI-A – Dos Crimes, tendo sido possível também vislumbrar a existência de uma latente divergência quanto ao âmbito de aplicação do Estatuto do Torcedor.

O rizoma como estrutura para desenvolvimento de material educativo em arte.

  • ANA CLAUDIA MORAES MOREIRA ARTIOLI, Graduando, anaclaudia.art@gmail.com
  • ALENA RIZI MARMO, MSc, lemarmo@gmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Arte/educação, rizoma, material educativo

Este artigo é resultado da pesquisa Materiais educativos em Arte: uma investigação conceitual e metodológica – MEA, que objetiva desenvolver um material educativo em arte a partir de um recorte do banco de imagens do PIEAE, embasado no estudo dos materiais produzidos por instituições culturais, porém procurando criar uma metodologia própria, em consonância com as práticas contemporâneas de ensino da arte. Nos estudos realizados, constatou-se que a maioria dos materiais produzidos tem por base a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, autora referência em arte/educação na America Latina, e cuja proposta é dotada de flexibilidade de desenvolvimento, na articulação de três eixos: produção, contextualização e fruição. Entretanto, no decorrer da investigação, verificou-se que a maior parte dos materiais educativos estudados é dotada de linearidade em sua apresentação, o que pressupõe repetir sempre a mesma forma de uso. Para desenvolver material educativo em arte que dê conta das questões do ensino na contemporaneidade, o rizoma entra como uma estrutura adequada para essa construção. Na atualidade, o pensamento não é linear, há uma fragmentação constante de onde se derivam novas idéias, que surgem simultaneamente. A vida tem outra velocidade, cada vez mais acelerada, e devemos ser capazes de fazer conexões com o maior número de informações possíveis, e a leitura de mundo é fator determinante para o desenvolvimento do indivíduo e sua atuação na sociedade. A origem do rizoma como forma de pensamento está na década de setenta com os filósofos Deleuze e Guatarri no livro “Mil Platos – Capitalismo e Esquizofrenia.” Pensar de forma rizomática, é levar em conta a multiplicidade das coisas. Porém, no campo da Educação, muitos ainda não acompanham esse novo modo de elaborar o pensamento, o que gera uma contradição muito grande e conflitos a serem superados. Nas análises dos dvds da Dvdteca Arte na Escola, assim como dos materiais da coleção “Leitores de imagens” foram identificados como dotados de estrutura rizomática, não possuem início e final determinados, mas vários pontos de onde pode-se partir e relacionar com qualquer outro, como um sistema em rede. Esses exemplos tornaram-se referências para a construção do material educativo que está sendo produzido. Diante desse panorama, um material educativo dentro de uma proposta rizomática, trará contribuições para o ensino da arte, levando em conta o próprio repertório dos educandos, e proporcionando uma visão da arte mais próxima ao comportamento contemporâneo.

Apoio / Parcerias: FAP - Fundo de Apoio a Pesquisa

O veículo "blog" como acesso ao Acervo de Gravura da Univille

  • BARBARA MARIAH RETZLAFF BUBLITZ, Graduando, barbara.bublitz@univille.br
  • Célia Ceschin, MSc, celiaceschin@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Acervo, Gravura, Blog

O presente texto relata a pesquisa realizada a partir do Acervo de Obras de Arte em Gravura da UNIVILLE. O mesmo é parte de um projeto maior, intitulado "ACERV3 - Acervo de Obras de Arte em Gravura da Univille 3 (2011). O projeto tem a proposta de realizar uma pesquisa teórica para a criação de Fichas Técnicas (Material Educativo) dos artistas que compõem o Acervo, a partir do levantamento de dados do Acervo de Gravura da UNIVILLE e demais fontes de pesquisa. Neste ano, os cinco artistas selecionados foram Arriet Chahin, Marina de Falco, Wladimir Fontes, George Rembrant Gütlich e Luis Fernando Zulietti. Como meio para divulgar o Projeto e o Acervo, um blog com o título "Acervo de Gravura da UNIVILLE" foi criado, objetivando, ainda, promover maior acesso à arte da Gravura.

Pesquisa teórica e prática com a linguagem da tecelagem para confecção de amostras de tapetes com matériais alternativos. Perfil:

  • DANIANI SCHONS, Graduando, daniani.schons@univille.br
  • CELIA CESCHIN SILVA PEREIRA NASTARI, MSc, c.ceschin@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: arte da tecelagem, material reciclado, amostras de tapete

Este projeto de pesquisa diz respeito a um estudo teórico e prático da linguagem da tecelagem com materiais alternativos. Este tema é relevante porque temos em nossa região bastante matéria prima possibilitando diversas pesquisas com materiais diversificados. Este trabalho apresenta formas variadas na confecção de peças destinadas a diversos usos com a utilização de materiais reciclados. Detalhamos passo a passo todo o processo de coleta dos materiais e seu beneficiamento deixando-os aptos a serem as matérias-primas dos trabalhos. A metodologia usada foi pesquisa teóricas/ práticas sobre a linguagem da tecelagem, e artistas que criam novos padrões têxteis. Investigamos materiais como plástico, barbantes, malhas, tecido diferentes que são descartados pelas empresas e resultem em novos padrões têxteis, com diferentes materiais e estes possibilitaram criações artísticas, com novos padrões. As amostras foram realizadas nos teares de pente liço, e tear quadrado, obtendo novas texturas e formas. Usamos diversos tipos de materiais, contribuindo com a reciclagem e a preservação do meio ambiente, foi criada fichas técnicas, possibilitando um banco de imagens, e amostras de novos padrões estéticos com a tecelagem, para a confecção de tapetes, e também dando um novo destino a materiais que sobram nas indústrias de Joinville. Os resultados obtidos foram bastante relevantes e satisfatórios, pois com a criação das amostras, obtive várias texturas, nuances de cores e padronagens que se tornam inéditas pela utilização de matérias que é pouco explorado para a confecção de tapetes. Estes materiais geralmente são descartados nas indústrias e até mesmo em nossa própria residência. Estas ideias que resultaram deste projeto de pesquisa, vai contribuir para as pessoas se sensibilizarem e perceberem que a reciclagem pode trazer uma nova fonte de renda e que também a natureza agradece.

Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa)

Qualidade de vida docente em escolas públicas municipais de jaraguá do sul

  • GLEICE ESTER HELFER, Graduando, gleice.helfer@univille.br
  • Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: qualidade de vida, professores, escolas públicas municipais

A qualidade de vida, de um modo geral, vem sendo discutida e almejada cada dia mais, assim, não poderia ser diferente no campo da educação. O cenário que pode ser visto hoje sugere uma discussão não somente à qualidade da educação, como também à qualidade de vida dos profissionais desse ramo. O presente trabalho provém de uma pesquisa realizada com educadores de escolas públicas municipais de Jaraguá do Sul (SC), para verificar como está a qualidade de vida destes profissionais, procurando saber como este profissional avalia sua qualidade de vida e como esta interfere no desenvolvimento profissional dos mesmos, identificando fatores determinantes no trabalho para a qualidade de vida dos professores nas instituições de ensino. O trabalho está sendo realizado por meio de pesquisa bibliográfica e de campo, com o uso de questionários contendo 30 perguntas objetivas, tendo como base uma amostra de 221 professores. Como referências foram utilizadas obras dos autores Bom Sucesso (1997), Buss (2000), Romanowswki (2007), Fleck (2008), Imbernón (2009), etc. Até o momento, pôde-se perceber que uma parcela dos entrevistados considerou sua qualidade de vida de uma forma mais negativa, o que é um dado preocupante, visto que, indica que há alguns fatores determinantes que influenciam diretamente em sua qualidade de vida, como a dor física e a necessidade médica. Alguns profissionais responderam que a dor física vêm impedindo-os de fazerem o que precisam, prejudicando assim, a sua vida profissional e pessoal. Outros fatores, como a valorização profissional, também são determinantes na qualidade de vida, pois relacionam-se com a saúde e o bem estar do indivíduo. Uma boa qualidade de vida está presente a partir do momento que as esperanças e expectativas de um sujeito são satisfeitas pela experiência. A qualidade de vida também está relacionada ao bem estar, ao sentir-se bem consigo mesmo e à sociedade.

Recomendações para aprendizagem assíncrona em ambiente virtual de aprendizagem

  • JOANA CAROLINA PETRY, Graduando, joanacpetry@hotmail.com
  • Marli Everling, Dr(a), meverling@gmail.com

Palavras-chave: design, conferência, leitura

A proposta do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) aqui apresentado visa apoiar atividades da pesquisa ‘Recomendações para Aprendizagem Assíncrona em Ambiente Virtual de Aprendizagem’ que também é a tese de doutorado da orientadora do PIBIC. No contexto deste resumo, a aprendizagem assíncrona é aquela que se baseia no uso de ferramentas virtuais de aprendizagem e cuja comunicação entre aluno-professor ocorre em tempos diferentes. O desenvolvimento das recomendações apoiou-se em duas técnicas que tangenciaram as atividades do PIBIC: A técnica Delphi e a análise de conteúdo. A técnica Delphi se constitui em rodadas de questionários por meio das quais se pretende obter o consenso entre os especialistas participantes; no caso deste estudo os especialistas foram os professores do Departamento de Design da UNIVILLE. A Análise de conteúdo possui caráter quantitativo/qualitativa e apóia-se na organização das informações obtidas em categorias, unidades de contexto, unidades de registro e na freqüência com que as informações ocorrem; neste estudo, o foco da análise de conteúdo foram as informações obtidas por meio da técnica Delphi. As atividades desenvolvidas no PIBIC assessoram estas duas etapas do projeto de pesquisa. Todo o material foi organizado e textualizado de acordo com a tese. Os métodos utilizados foram à correção e a leitura. Em um primeiro momento realizou-se a leitura/ correção da técnica Delphi contextualizada com a tese. Logo no segundo momento foi realizada a conferência da análise de conteúdo através da leitura e também correção de cada tabela que foi composta pelas unidades de contexto e de registro. A partir de reuniões feitas entre aluno professor, estabeleceu-se encontros onde eram passadas cada atividade a ser realizada. A cada encontro foram passadas cada etapa a se fazer.Com a conferência concluída, pode-se observar que a relevância do trabalho realizado pela estagiária foi importante, visando a correção e a leitura de alguém novo que não conhecia a proposta, tornando assim novos olhares e um bom resultado no final da conferência de cada passo visto na tese.Os resultados obtidos a partir do trabalho realizado foi de aprendizagem e conhecimento de um novo assunto desconhecido e também da metodologia de uma tese proporcionando assim boa relação ao apresentar o projeto a algum indivíduo.

Apoio / Parcerias: Sem parcerias

Sensibilização e educação ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – município de Joinville (SC).

  • AMANDA CAROLINA DE MELLO, Graduando, amanda.mello@univille.br
  • Elzira Maria Bagatin Munhoz, MSc, elzira.b@univille.br
  • Lidio Schiochet Júnior, Graduando, lidio_sjr@hotmail.com
  • Nelma Baldin, Dr(a), nelma@univille.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação Ambiental, Sensibilização, Patrimônio

A preocupação com o meio ambiente e seus reflexos na sociedade reforçam a necessidade de promoção de estudos no âmbito da Educação Ambiental. O projeto Sensibilização e Educação Ambiental para desvelar as representações do patrimônio histórico, sóciocultural e ambiental: Uma contribuição para as políticas públicas nas comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – Município de Joinville (SC)”, com três anos de duração, já foi iniciado no ano de 2009, tem como objetivo geral comparar as informações coletadas por meio de entrevistas junto às duas comunidades no que se refere à história, patrimônio sociocultural e ambiental, com vistas a apresentar a análise destes resultados de maneira informativa e educativa. Para o ano de 2011, traçou-se como objetivo específico “sensibilizar as comunidades escolares e os líderes comunitários das duas localidades sobre a importância da melhoria das condições gerais e plenas de vida nas áreas urbanizadas das Bacias hidrográficas do Rio Piraí (Bairro Vila Nova) e do Rio do Braço (Bairro de Pirabeiraba)”. Para tanto os procedimentos metodológicos utilizados foram: análises das entrevistas das crianças líderes em três escolas da rede municipal de cada bairro e das lideranças adultas dos bairros, que foram realizadas em 2009 e já analisadas em 2010. Assim sendo, neste ano de 2011 a pesquisa voltou aos bairros para a devolutiva das entrevistas realizadas (em 2009), por meio de palestras e jogos ambientais de sensibilização, às crianças das escolas de ambas as comunidades. Nas palestras às crianças foram apontados os aspectos positivos e negativos quanto aos assuntos levantados como a história do bairro, patrimônios históricos e naturais, monumentos históricos, rios do bairro, degradação do meio ambiente e a obrigação/relação de cada um com esses itens. Também foram oportunizados espaços para que as crianças pudessem expor sugestões em relação às respostas fornecidas nos anos anteriores no sentido de captar as percepções das crianças quanto à temática em estudo. Nas apresentações e, em especial na realização dos jogos de sensibilização com as crianças, observou-se a participação e o interesse das mesmas na realização das ações da pesquisa. De outra parte, as palestras de apresentação dos resultados das entrevistas realizadas com os líderes comunitários ocorreram nas duas comunidades, por meio de exposição em powerpoint. Nesses encontros, percebeu-se o interesse e o apoio dessas comunidades ao receberem as informações tanto no referente ao andamento, metodologia e, principalmente, pelos resultados da pesquisa e quanto aos encaminhamentos possíveis de serem dados a esses resultados.

Apoio / Parcerias: FAP (Fundo de Apoio à Pesquisa); CNPq.

Sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão no contexto escolar por alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na rede regular de ensino.

  • FABIANO FURLAN, Graduando, fabiano_merak@hotmail.com
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro, Dr(a), aliciene_machado@hotmail.com

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: crianças, inclusão, sentidos

Esta é uma pesquisa que buscou compreender os sentidos atribuídos aos critérios de inclusão/exclusão por crianças com necessidades especiais de uma escola regular do sul do Brasil. A pesquisa se desenvolveu a partir de duas técnicas de coleta de dados, a observação participante e a entrevista semi-estruturada. Os resultados da pesquisa mostraram que situações excludentes que expunham as crianças xingamentos ou então momentos de segregação ora eram significadas como situações de exclusão, ora como inclusivas pelos estudantes. Pode-se constatar ainda a existência de práticas pedagógicas que tinham intenção de incluir, mas que no decorrer de seu desenvolvimento não se mostraram congruentes com a proposta da inclusão. Por fim, o trabalho corrobora a importância de estudos que concedam voz as crianças pelo fato destas serem as principais beneficiárias da educação, atentando também para importância da dinâmica e da qualidade das interações sociais para o processo de ensino/aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais.

Trabalho do professor formador: a influência da dimensão relacional na constituição da profissionalidade docente

  • JULLY FORTUNATO BUENDGENS, Graduando, jully.fortunato@univille.br
  • Marcia de Souza Hobold, Dr(a), gmhobold@terra.com.br

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: formação inicial, dimensão relacional, professor formador

Este artigo discute como a dimensão relacional está presente e se constitui entre professores formadores dos cursos de licenciatura e seus estudantes bem como a sua influência no processo de ensino e aprendizagem para a constituição da profissionalidade docente. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada, com 40 egressos de oito licenciaturas de uma universidade sul do país. Utilizou-se para a fundamentação teórica os seguintes autores: Almeida e Biajone (2007), Roldão (2007), Placco (2002) e Imbernon (2004). Os dados constituíram duas categorias: a relação com o professor formador: proximidades e distanciamentos; e, comprometimento com o ensinar: influências, marcas e características. Os resultados indicaram que o aspecto relacional é influenciador da constituição profissional docente, mas que não pode se desvincular das questões didático-pedagógicas, pois quando um destes aspectos não está presente o processo de formação docente pode ser prejudicado.