Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas
Índice
- (RE)VIVER Economia
- A comunicação visual de estabelecimentos comerciais de Joinville: uma análise do ponto de vista do Design da Informação e da Ergonomia Cognitiva.
- A relevância do Conselho de Administração na sucessão das empresas familiares
- Da Revitalização de Práticas Pedagógicas no Curso de Design à Configuração do Espaço Arquitetônico: Um Estudo de caso no Curso de Design da Univille
- Design faz faeg
- Diretrizes Para a Aprendizagem Assíncrona no Curso de Design
- Economia Doméstica - Administrando as contas da casa VII
- Educação inclusiva no ensino superior: um inventário das produções na última década.
- Implantação do Parque de Inovação Tecnológica da Região de Joinville
- Mapeamento do perfil, da atuação profissional e empregabilidade dos alunos da geração Y matriculados nas Universidades da microrregião do Alto do Rio Negro
- Mobilizando CHA para formação do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino médio da rede pública
- Nivelamento em matematica
- Orientação Educacional
- Pesquisa da Jurisprudência da Corte Interamerica
- Simulado do Exame da OAB
Resumos
(RE)VIVER Economia
- Jani Floriano, MSc, jani.floriano@univille.br
Palavras-chave: ensino, graduação, economia
Ao avaliar o perfil do aluno ingressante na Univille, pode-se constatar que nem todos terão condições de acompanhar a desenvolver suas atividades plenamente como um acadêmico. Destacam-se nestas condições, as dificuldades financeiras, as deficiências de formação escolar, a falta de preparo para busca pelo emprego e até mesmo, a falta de conhecimento de como conseguir superar essas dificuldades. Quanto às deficiências de formação escolar, um acadêmico que não consiga acompanhar as atividades pedagógicas, será um potencial desistente. Assim, se desenvolvidas ações que permitam ao aperfeiçoamento e nivelamento dos alunos ingressantes, podem contribuir para a manutenção destes nos bancos da universidade. Assim, o objetivo do projeto de ensino (RE)VIVER ECONOMIA, no ano de 2011, foi o de criar condições, oferecer e viabilizar aos acadêmicos da Univille a oportunidade de desenvolvimento das competências exigidas no atual mercado de trabalho. Justifica-se, no que se refere às dificuldades financeiras, se o acadêmico tiver como ingressar ao mercado de trabalho, tendo a oportunidade de exercer uma atividade remunerada, poderá financiar seus estudos, contribuindo para a sua manutenção na universidade. E, referente à falta de preparo e de conhecimento para a busca por emprego podem ser solucionadas com atividades complementares. Deste modo, o projeto ofereceu atividades como nivelamento de matemática, orientação a produção científica, gincana de economia “Ministro da Economia por um dia”, palestras e viagem de estudos (Bovespa&BMF). Inicialmente, a proposta era atender 160 alunos de graduação dos cursos de Economia, CST Gestão Financeira e CST Desenvolvimento Regional, sendo que, ao final do ano de 2011, participaram das atividades 108 alunos. É relevante destacar que a Universidade, através do projeto (RE)VIVER ECONOMIA contribuiu através da prática de atividades, ações, programas, para criar um ambiente a apoiar o acadêmico de graduação, cumprindo seu papel social, promovendo a inclusão dos Acadêmicos economicamente carentes no mercado de trabalho e, acima de tudo, contribuindo para melhoria da qualidade de vida.
A comunicação visual de estabelecimentos comerciais de Joinville: uma análise do ponto de vista do Design da Informação e da Ergonomia Cognitiva.
- Karla Pfeiffer, MSc, karlapfeiffer@gmail.com
- Fernanda Pozza da Costa, MSc, fepozza@gmail.com
- Alena Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Design da Informação, ergonomia cognitiva, poluição visual
A relevância do Conselho de Administração na sucessão das empresas familiares
- Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br
- Adelino Denk, MSc, adelino@amcconsult.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Empresas Familiares, Conselho de Administração , Sucessão
Da Revitalização de Práticas Pedagógicas no Curso de Design à Configuração do Espaço Arquitetônico: Um Estudo de caso no Curso de Design da Univille
- Marli Teresinha Everling, Dr(a), meverling@gmail.com
- Isadora Dickie, E, isadora.dickie@univille.br
- João Eduardo Chagas Sobral, E, joao.sobral@univille.br
- Anna Moraes de Sá Cavalcanti, Graduando, anna.moraes@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Ambiente, Design, Aprendizagem
Design faz faeg
- Roy Schulenburg, E, royzera@gmail.com
- Marina Ramos Pezzini , MSc, siepe@univille.br
- Haro Schulenburg , MSc, siepe@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: design, computação gráfica, faeg
O mercado de trabalho tem se modificado diante das novas tecnologias, as quais têm gerado novos negócios e novas formas de relacionamento. Com isso, o uso da internet e da computação gráfica passa a compor a realidade das diversas áreas profissionais no desenvolvimento de materiais de uso pessoal, mercadológico, corporativo, de divulgação ou mesmo didático. Passa, inclusive, a ser exigido na seleção de profissionais. Diante disso, a proposta deste projeto para os acadêmicos dos diferentes cursos da UNIVILLE foi de fornecer bases teóricas dos fundamentos de design e sistematizar o uso de ferramentas de computação gráfica e plataformas virtuais. A proposta surgiu com a observação de algumas situações no cotidiano da universidade: (a) o desnível de habilidades técnicas entre os acadêmicos muitas vezes compromete o andamento das aulas e o aproveitamento das turmas; (b) a lacuna entre as expectativas do mercado de trabalho e a preparação técnica dos acadêmicos e profissionais recém-formados dificulta a entrada no mercado; (c) o sentimento de insegurança dos acadêmicos e profissionais recém-formados no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho compromete a montagem do portifólio; (d) a otimização da capacidade de representação de idéias permitida pelo desenvolvimento das habilidades em computação gráfica, que tornam mais apurada a apresentação dos trabalhos; (e) a continuidade aos treinamentos desenvolvidos em computação gráfica desde 2008 pelos Professores proponentes através do FAEG. No ano de 2011 o projeto Design Faz FAEG atendeu cerca de 300 alunos no total, com quatro cursos que foram oferecidos: Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe Photoshop e Microsoft PowerPoint. Cada curso teve sua especificidade gerando assim um resultado próprio: No Adobe Illustrator os alunos desenvolveram exercícios onde puderam compor as imagens vetoriais para aprender a utilização das ferramentas vetoriais do programa e desenvolvimento de um portfolio com tais imagens. O software Adobe InDesign foi utilizado como ferramenta principal de capacitação do aluno à área de design editorial: cada um pode criar sua própria revista como exercício proposto. No software Adobe Photoshop foi tratado a edição de imagens bitmap. O software Microsoft Powerpoint teve como objetivo orientar o desenvolvimento de apresentações digitais voltadas a atividades acadêmicas e profissionais. Os cursos tiveram carga horário de 24 horas aula distribuídas durante os dias de semana por 2 meses cada turma. Os professores proponentes puderam verificar prontamente esses resultados em sala-de-aula e foram inclusive solicitados pelos colegas para auxiliar acadêmicos em vésperas de defender o TCC.
Diretrizes Para a Aprendizagem Assíncrona no Curso de Design
- Marli Teresinha Everling, Dr(a), meverling@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Aprendizagem Assíncrona, Design, Ergonomia Cognitiva
Economia Doméstica - Administrando as contas da casa VII
- Jani Floriano, MSc, jani.floriano@univille.br
Palavras-chave: Finanças Pessoais, Economia, Educação
Educação inclusiva no ensino superior: um inventário das produções na última década.
- Ester dos Passos, E, soniavile@yahoo.com.br
- SONIA MARIA RIBEIRO, Dr(a), soniavile@yahoo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: educação inclusiva, ensino superior, deficiências
Implantação do Parque de Inovação Tecnológica da Região de Joinville
- Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br
- Marcelo Leandro de Borba, MSc, marcelo.leandro@univille.br
- Therezinha M N Oliveira, Dr(a), prppg@univille.br
- Sandra Aparecida Furlan, Dr(a), vicereitoria@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: parque tecnológico, inovação, habitats de inovação
Dentro da realidade econômica mundial e dentro da realidade empresarial de diversos setores, a busca de inovação tornou-se imprescindível. As organizações buscam diferenciais competitivos, sendo que o principal diferencial competitivo é a capacidade das organizações em inovar. Portanto, existir um habitat propício ao processo inovador pode suprir esta necessidade das organizações. Da mesma forma, as Universidades que por sua natureza são locais que fomentam o processo inovador, precisam estar em conexão com as empresas para que juntas possam alcançar melhores resultados. Assim o desenvolvimento de um local que propicie a conexão entre empresa e as universidades é necessário, e entre modelos disponíveis, o mais utilizado com sucesso é o Parque de Inovação Tecnológica. O projeto propôs a criação de habitat inovador utilizando o espaço físico disponibilizado pela Univille. Este objetivo proposto - o estabelecimento de um Parque Inovação Tecnológica de Joinville e Região - foi parcialmente atingido, uma vez que o projeto integral está organizado em sete fases. A execução do presente projeto foi focada na efetivação da primeira fase, com o início das atividades da incubadora de empresas de base tecnológica IBT/Inovaparq e o início da segunda fase, com o detalhamento dos projetos de engenharia dos espaços que abrigarão empresas com demandas por P,D&I. A abertura da IBT/Inovaparq ocorreu no dia 10 de janeiro de 2011. Seis empresas instalaram-se e beneficiam-se do modelo de apoio ao desenvolvimento tecnológico e à inovação promovido pelo ambiente do Inovaparq. Dentre estas empresas, três são spin-offs acadêmicos, ou seja, originaram-se a partir de projetos de pesquisas acadêmicas da universidade. Este fato demonstra um significativo resultado, uma vez que o conhecimento desenvolvido na universidade, dispõe do mecanismo do habitat de inovação para chegar à sociedade e promover o desenvolvimento da região. O desenvolvimento de um modelo de gestão compartilhada para o parque, prevendo a existência de várias universidades, que contribuam não apenas na gestão, mas também componham uma relevante e consistente base acadêmico-cientifica foi parcialmente atendido no presente projeto (sempre observando a proporcionalidade em relação às fases do projeto). No que se refere à proposição inicial de se atuar com três universidades, o projeto foi bem sucedido - além das três instituições que compunham a proposta inicial, outra instituição foi incorporada a este conjunto, passando o Inovaparq a contar com quatro instituições em sua gestão, o que caracteriza um modelo inovador de gestão da inovação tecnológica e dos respectivos mecanismos de apoio.
Apoio / Parcerias: FAPESC; UFSC; UDESC
Mapeamento do perfil, da atuação profissional e empregabilidade dos alunos da geração Y matriculados nas Universidades da microrregião do Alto do Rio Negro
- Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
- Édina Elisângela Z.F.Treml, MSc, edina.f@hotmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Perfil e atuação profissional, Geração Y, Empregabilidade
Apoio / Parcerias: UNC e UDESC
Mobilizando CHA para formação do perfil empreendedor dos alunos vinculados ao ensino médio da rede pública
- Édina Elisângela Zellmer Fietz Treml, MSc, edina.f@hotmail.com
- Liandra Pereira, Dr(a), liandra.pereira@hotmail.com
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: competências, empreendedorismo, vivencial
Apoio / Parcerias: 25ª GERED.
Nivelamento em matematica
- Ofelia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.net
- Sidney Schossland, MSc, sidneyschossland@univille.net
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: aluno, matematica, nivelamento
8º SIEP
Os estudantes ingressantes no ensino superior vivenciam uma grande mudança de vida propiciada pela passagem do ensino médio para o superior (Ricardo, A. T. Scherer), seja no que tange às atitudes relacionadas aos aspectos pessoais ou às atitudes que concernem o processo educacional. Neste contexto, o aluno deve adotar uma nova postura, deixando de ser conduzido no processo de aprendizagem e passando a atuar de maneira autônoma, tornando-se um agente efetivo neste processo. É fato conhecido que a formação de grande parte dos alunos ingressantes no ensino superior encontra-se seriamente comprometida sob o ponto de vista de sua postura em sala de aula e dos hábitos de estudo, além do fator alarmante da redução do conhecimento a uma coleção de fórmulas e técnicas memorizadas que não possuem significado definido (BARUFI, M.C. A). Soma-se a isto a percepção errônea de que simples presença em aula, mesmo desprovida de uma postura de compromisso e envolvimento, é suficiente para garantir a aprendizagem. O FAEG teve como objetivo oferecer ao aluno recém ingresso no curso de Administração de Empresas, Logística e Marketing nivelamento na disciplina Matemática. O conteúdo foi introduzido com atividades de revisão com ênfase na linguagem matemática; realização de tarefas; acompanhamento do professor das resoluções apresentadas pelos alunos; compartilhamento e discussão das soluções encontradas; oportunidade aos alunos de colocarem suas dúvidas, seus questionamentos, procurando que a compreensão de todos em torno das soluções obtidas, de fato, aconteça. Para concluir, registra-se: Participaram do curso Nivelamento de Matemática 133 alunos, 75 alunos de março a julho, 58 alunos de agosto a dezembro, divididos em duas turmas: 1 turma com duas aulas semanais no período matutino às quartas e quintas feira das 11:00h às 11:50h; 1 turma com três aulas semanais no período noturna às segundas, terças e sextas feiras das 17:50h às 18:50h. Para a surpresa e satisfação da professora monitora do curso, professora Ofélia Gomes Machado, houve alunos que participaram das aulas dos meses de março a novembro. Os alunos que registraram presença de no mínimo 50% recebem uma declaração como horas atividades do curso.
Orientação Educacional
- Fernanda Pozza da Costa, MSc, fepozza@gmail.com
- Karla Pfeiffer, MSc, karlapfeiffer@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Aprimoramento, Acompanhamento, Evasão
Pesquisa da Jurisprudência da Corte Interamerica
- Fernanda Brandão Lapa, MSc, flapa@iddh.org.br
- Beatriz Regina Branco, MSc, beabranco@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: jurisprudência, direitos, humanos
A Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE - é um projeto universitário, que une ensino, pesquisa e extensão, e promove a capacitação de acadêmicos, professores e operadores do direito com o objetivo de ampliar o número de futuros profissionais com conhecimento em Direitos Humanos, proporcionando oportunidades práticas, incentivando a pesquisa e oferecendo um ambiente de reflexão coletiva para analisar a situação dos direitos humanos em Joinville, no Brasil e no mundo. Nesse ambiente e nessa perspectiva com a intenção de amadurecimento do trabalho foi realizado o trabalho de pesquisa no plano internacional, realizando a construção de um banco das decisões proferidas pela Corte de Direitos Humanos. Esse banco de dados é de extrema importância para quem pretende acessar o Sistema Interamericano de Direitos Humanos visto que as decisões da mesma são baseadas em seus precedentes. Assim sendo o domínio dos casos já julgados pela Corte Interamericana é de extrema importância para todos os operadores do Direito Internacional de Direitos Humanos. Outro ponto a ser destacado é a Competição do Simulado de Julgamento no Sistema Interamericano de Direitos Humanos é uma competição para estudantes de direito. Esse Simulado, que discute casos ligados a violações de Direitos Humanos, é realizado no mês de maio em Washington D.C, sendo que a Univille participou dos quatro últimos anos, se destacando entre as Universidades da América Latina. Ao participar do Simulado sobre Direitos Humanos, verificou-se a necessidade de um maior domínio das decisões proferidas pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, tendo em vista que a base de seus julgamentos se dá em virtude de seus precedentes. Assim sendo, o domínio desses julgamentos é essencial para qualquer operador que pretenda acessar o Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Essa pesquisa teve como objetivo geral o estudo dos casos julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, que levou a realização do objetivo específico, qual seja, um banco de decisões da Corte que auxiliará nossos alunos e professores a participação no Simulado da Corte Interamericana de Direitos Humanos e na elaboração das petições a serem enviadas à Comissão Interamericana. A pesquisa deverá sofrer um processo de continuidade, visto que decisões são proferidas ao longo do ano, para que banco de dados não sofra com a descontinuidade do trabalho já realizado.
Simulado do Exame da OAB
- Frederico W. Jorge, E, fwjorge@fwjorge.com.br
- Waldemar Moreno Junior, MSc, professormoreno@f1net.com.br
- Beatriz Regina Branco, MSc, beabranco@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Simulado, Exame, OAB
O projeto que já está sendo apresentado na sua quarta edição. Foi idealizado a partir da experiência desenvolvida no ano de 2009 no Departamento de Direito da UNIVILLE, com o intuito de avaliar a qualidade do ensino aprendizagem no desenvolvido do curso de Direito. O trabalho de gestão identificou a necessidade de aferir a capacidade teórica e prática dos acadêmicos concluintes. Diante desta necessidade, o departamento através da comissão organizadora passou a organizar a atividade que denominou Simulado para o Exame de Ordem, o grupo de professores que assumiu esta tarefa apresentou o projeto ao Centro de Inovação Pedagógica que prontamente aprovou.
O projeto foi muito bem recebido pelos alunos e demais professores e passou a ser um diferencial do curso de Direito da Univille. Após a avaliação de todo o processo decidiu-se por encaminhar o projeto em forma de FAEG. Além de possibilitar uma avaliação continua da qualidade do ensino jurídico realizado na UNIVILLE, o projeto também contribui com a preparação para o mercado de trabalho e garante aos nossos alunos uma melhor inclusão profissional futura.
No ano de 2011 a realização do Simulado nas provas de Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Processo Penal e Direito Constitucional foram aplicadas para os alunos cursando os 7º e 8º períodos com a finalidade de resgatar os conteúdos dessas matérias, qualificando melhor o aluno que estará em um processo constante de resgate dos conteúdos já ministrados.
Verifica-se no mercado atual uma grande concorrência de cursos de Direito, e a necessidade de formar bacharéis com ética e responsabilidade diante da sociedade. O simulado do Exame de Ordem será mais um procedimento a ser tomado para garantir o fortalecimento da qualidade do curso, tanto para fins estratégicos como para aprovações dos egressos no Exame de Ordem da OAB. Este projeto tem o intuito de estimular o estudo para o Exame de ordem, e também para identificar os conteúdos que precisam de reforço, e envolver o corpo docente em uma atividade interdisciplinar.
O projeto foi muito bem recebido e a adesão se confirmou com a participação dos alunos.
Por conclusão, temos ainda que destacar que as estatísticas apresentadas pela comissão organizadora permitem ao Departamento de Direito e a Reitoria da Universidade terem uma visão consolidada em dados reais para uma melhor avaliação do ensino aprendizagem do curso de direito.