Promover a integração de ensino, pesquisa e extensão - os três pilares onde se edifica o conhecimento - é o desafio do Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE, que realizou sua sexta edição no período de 17 a 21 de maio de 2010.
Nesta edição do evento, os professores foram convidados a apresentar seus resultados nos seguintes temas: Baia da Babitonga e região: fauna e flora, Meio Ambiente, Práticas Pedagógicas, Processos (Bio) Tecnológicos, Educação Ambiental, Formação Profissional e Educação Inclusiva, Arte e Educação e Qualidade de Vida e Saúde. Os 83 resumos são apresentados nestes anais, conforme área do conhecimento.
 
Esses registros apresentados, portanto, importantes na difusão do conhecimento entre seus públicos, dão um passo adiante, já que apontam as similaridades e afinidades das ações, permitindo novos pensares e olhares sobre temas de tamanha relevância para todos - e inspirando, inclusive, perspectivas no planejamento de novos e integrados caminhos para o conhecimento seguir cumprindo seu papel social de servir ao conjunto da comunidade.
 
Esperamos que a leitura deste material provoque naqueles que já desenvolvem atividades integradas, o desafio de também socializarem suas experiências no próximo seminário.