Área 04 - Ciências Sociais Aplicadas
Índice
- A gestão profissional nas maiores Empresas Familiares de São Bento do Sul
- A percepção sobre o meio ambiente urbano dos moradores do bairro Aventureiro de Joinville
- A promoção do desenvolvimento humano, intelectual e social por meio da extensão do conhecimento produzido nos trabalhos de conclusão de curso
- A relação entre qualificação profissional, empregabilidade e precarização do trabalho.
- Acesso à Justiça: uma experiência do curso de Direito em escolas públicas de São Bento do Sul (SC)
- As indústrias e os impactos ambientais na Baía da Babitonga
- Construindo estratégias para dinamizar o processo de aprendizagem e o encaminhamento para o mercdo de trabaljo
- Desenvolvendo compeências para garantir a empregabilidade
- DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PESSOAS – COACHING E MENTORING
- ESTÍMULO À EXPRESSÃO EM REPENTINAS E ATELIÊS DE CRIAÇÃO.
- Estratégias de ensino aprendizagem e o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador
- IMPLANTAÇÃO DE INCUBADORA DE EMPRESAS PELO PROGRAMA ESTRUTURANTE DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVILLE
- Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
- Mobilizando competências dos alunos vinculados aos programas de educação de Jovens e adultos do município de São Bento do Sul
- Nivelameto de matematica
- O perfil ambiental das empresas do setor metal-mecânico em Joinville
- O UNIVERSITÁRIO CONSTRUINDO O SEU PROJETO DE VIDA
- Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul e região.
- Sentença judicial ou poesia?
- Ténicas de gravura em embalagens
Resumos
A gestão profissional nas maiores Empresas Familiares de São Bento do Sul
- Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Empresas familiares, Propriedade , Gestão
A percepção sobre o meio ambiente urbano dos moradores do bairro Aventureiro de Joinville
- Agada Hilda Steffen, MSc, ahsteffen@gmail.com
- Cristiane Godoy da Silva, Graduando, cristiane.godoy@univille.net
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: cultura, meio ambiente, cidade
A promoção do desenvolvimento humano, intelectual e social por meio da extensão do conhecimento produzido nos trabalhos de conclusão de curso
- Simone Lesnhak Kruger, MSc, skruger@univille.br
- Adriane Linzmeyer, Graduando, tccext@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: gênero TCCs, extensão, palestras e seminários
Apoio / Parcerias: ACISBS SENAC SBS
A relação entre qualificação profissional, empregabilidade e precarização do trabalho.
- Sueli Maria Weiis Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
- Liandra Pereira, MSc, proensbs@univille.br
- Lisandro José Fendrich, E, ljfendrich@gmail.com
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: integração profissional, competências laborais, inclusão social
Tem se ampliado muito nas últimas décadas o hiato que se estabeleceu entre as necessidades/demandas do mercado de trabalho e o perfil laboral/competência dos candidatos. Torna-se ainda mais alargado quando os candidatos são pessoas que por não terem acesso à escolaridade em idade adequada, buscam em idade adulta compensar a sua defasagem educacional, dada que a mesma, na grande maioria das vezes, está diretamente relacionada à sua integração profissional. A inserção no mercado de trabalho é cada vez mais, um desafio, pois diante da velocidade das mudanças é inevitável a exigência de novos saberes, os quais carecem ser trabalhados nos diferentes níveis educacionais. O conhecimento formal já não é mais suficiente para preparar o recém-formado a fim de inseri-lo com rapidez no mercado de trabalho pois o mundo corporativo exige um profissional cada vez mais completo e preparado. As considerações que seguem sobre versam sobre o processo de pesquisa em andamento desde o início de 2009, financiado pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE e se dispôs a realizar um estudo sobre a identificação e análise da relação entre qualificação profissional, empregabilidade e precarização do trabalho e seus desdobramentos sociais. Através de um processo investigatório junto a empresas de São Bento do Sul/SC e aos alunos matriculados nos Programas de Educação de Jovens e Adultos, foi possível mapear as principais atividades que constituem a cadeia produtiva das empresas investigadas e sua relação com a qualificação profissional e competências solicitadas aos trabalhadores para desenvolverem tais atividades. A partir da análise sustentada em pesquisa de cunho qualitativo, buscou-se compreender como o desenvolvimento tecnológico e as mudanças sociais impactam na estrutura educacional e laboral dos trabalhadores, que necessitam, em decorrência disto, se atualizarem profissionalmente cada vez mais. Ficaram apontadas as dificuldades dos alunos entrevistados no que tange aos conhecimentos de informática e comunicação e expressão, além das restrições que já enfrentam em detrimento de sua reduzida escolaridade. Em contrapartida, ficaram expressas no âmbito atitudinal as habilidades voltadas ao relacionamento interpessoal e coordenação de equipes, quesito que é bastante solicitado pelas empresas no processo de seleção e recrutamento de candidatos a vagas de trabalho. A pesquisa possibilitou identificar os principais pontos que precisam ser enfatizados e priorizados, oferecendo aos dirigentes responsáveis subsídios para emanar políticas e estratégias educacionais e de desenvolvimento social, permitindo a formação de profissionais mais aptos a atender e superar as demandas do mercado.
Acesso à Justiça: uma experiência do curso de Direito em escolas públicas de São Bento do Sul (SC)
- Andréa M. B. Tamanine, Dr(a), atamanine@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: cidadania, acesso à justiça, literatura
O pouco conhecimento dos direitos fundamentais garantidos na Constituição Brasileira, somado às difíceis condições de acesso à justiça pela grande maioria da população, foi discussão que gerou, entre acadêmicos do Curso de Direito da UNIVILLE, campus São Bento do Sul, um projeto que visasse modificar a forma de linguagem do ensino jurídico para que este se tornasse acessível a qualquer indivíduo. Encontrou-se na extensão e na literatura formas de abordagem: a extensão universitária e a literatura se fortaleceram como elementos integradores e instigadores pela própria natureza, pois a primeira, sustentada pela premissa da socialização do conhecimento, e a segunda, com seu caráter universal e dinâmico. Surgiu, então, em 2004, nasceu o projeto “Direito e Literatura: a criação de um espaço para a construção da cidadania”, cuja proposta, em execução contínua desde 2005, com financiamento do FAEX - UNIVILLE, tem por objetivo oferecer aos alunos de 1.ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas, através do recurso da contação de histórias, uma oportunidade de refletir profundamente sobre sua cidadania, de forma simples e divertida. Os textos trabalhados são fábulas, selecionadas e discutidas sob a luz dos direitos estabelecidos no caput do artigo 5.º da Constituição Federal Brasileira. O material escolhido é adaptado para a utilização de recursos diversos para a contação, como, por exemplo, sombras e fantoches. As histórias são seguidas de atividades como “roda de conversa”, jogos e brincadeiras que visam oportunizar às crianças a livre expressão sobre o conteúdo explícito e implícito de cada história estabelecendo-se, assim, um espaço sistematizado e contínuo de reflexão sobre a cidadania. Os resultados, considerados positivos, são avaliados com base na observação do grupo de crianças durante as atividades propostas nas escolas e através da aplicação de entrevistas e questionários aos professores e orientadores educacionais envolvidos. Acredita-se que a continuidade do projeto é importante, já que, a cada ano de trabalho, a meta de proporcionar às crianças conhecimentos que favoreçam a sua participação efetiva na sociedade, influenciando sua família, seus amigos e a comunidade, desmistificando a idéia de que o conhecimento jurídico é propriedade exclusiva dos juristas, não se reduz, pelo contrário, cada vez se percebe maior a necessidade de ser explorada em melhor qualidade e quantidade.
Apoio / Parcerias: Prefeitura Municipal de São Bento do Sul Fórum de Justiça de São Bento do Sul
As indústrias e os impactos ambientais na Baía da Babitonga
- Agada Hilda Steffen, MSc, ahsteffen@gmail.com
- Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
- Enori Carelli, Dr(a), carelli@netvision.com.br
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: meio ambiente, indústria, gestão ambiental
Construindo estratégias para dinamizar o processo de aprendizagem e o encaminhamento para o mercdo de trabaljo
- Jaidette Farias Klug, MSc, jklug@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: estatégias, aprendizagem, trabalho
Desenvolvendo compeências para garantir a empregabilidade
- Giucelia Lourdes Spitzner, MSc, giucelia@univille.br
- Maria da Graça Albino de Oliveira, Dr(a), magalbi@netuno.com.br
Palavras-chave: competências, mercado de trabalho, empregabilidade
Apoio / Parcerias: Associação Comercial e Industrial de São Bento do Sul
DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DE PESSOAS – COACHING E MENTORING
- Édina Elisangela Zellmer Fietz Treml, MSc, edina.elisangela@univille.br
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Coaching, Mentoring, Desenvolvimento Integrado de Pessoas
Devido ao crescente aumento da pobreza, e de dificuldades sociais cada vez mais eminentes e inserção precária ou não inserção no mercado de trabalho formal de grande parte da população faz-se necessário promover ações para reversão desse quadro. Nesse sentido, a UNIVILLE tem como missão: "promover a formação de cidadãos comprometidos com a sociedade e contribuir para o desenvolvimento sustentável, atuando em ensino, pesquisa e extensão". Dessa forma, a realização desse projeto de ensino justifica-se pela promoção da sustentabilidade dos acadêmicos do curso de Administração de Empresas do campus São Bento do Sul, pois tem como objetivo auxiliar a garantia da sua empregabilidade, o que se reverte positivamente para sua estrutura familiar, na sua atuação profissional, e para a sociedade como um todo. Para alcançar essa sustentabilidade é necessário, primeiramente, trabalhar o indivíduo de forma integral. O desenvolvimento integrado de pessoas busca esse aprimoramento pessoal, trabalhando o ser como um todo, tanto na esfera pessoal como profissional, visando prepará-lo para enfrentar as demandas do mundo atual e integrá-lo ao mercado de trabalho. A metodologia utilizada no atendimento aos acadêmicos foi realizada com base no sistema ISOR. O sistema consiste em atendimentos individuais os seguintes temas: visão de mundo, relacional e atitudinal, clima e centramento, gestão de mudanças, evolução e tempo atual, estrutura mental, processo decisório, ampliação de mentalidade, administração de conflitos, sinergia grupal. Os temas propostos pela metodologia vêm ao encontro dos objetivos do curso de administração, buscando contribuir consideravelmente à formação do perfil dos acadêmicos, no que tange formar cidadãos-profissionais com visão global e ética, empreendedores, flexíveis, dinâmicos, com capacidade de adaptação e que tenham segurança para enfrentar desafios e sejam capazes de aprender e criar; que saibam usar recursos correlacionando-os com a visão de negócio, do mercado e com a satisfação dos clientes; que saibam trabalhar em equipe, assumindo papel de facilitadores; com capacidade para ajustar-se aos avanços científicos e tecnológicos. Os resultados coletados por meio da avaliação dos acadêmicos demonstram que, em relação ao nível de utilização dos temas trabalhados no coaching na sua vida pessoal, a maioria (57%) respondeu que foi de 90%. Na vida profissional, a aplicabilidade segundo a maioria dos acadêmicos (44%) foi de 90%. Em relação às percepções ou mudanças que se operaram na sua vida os acadêmicos afirmaram amadurecimento pessoal e profissional, aumento da autoconfiança, diminuição da ansiedade, melhora na administração de conflitos e na receptividade a novos desafios e a mudanças.
ESTÍMULO À EXPRESSÃO EM REPENTINAS E ATELIÊS DE CRIAÇÃO.
- Alena Rizi Marmo, MSc, lemarmo@gmail.com
- Rita Inês Petrykowski Peixe, MSc, ritapeixe@hotmail.com
- Fernanda Pozza da Costa, E, fepozza@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Criatividade, ateliê, repentina
Estratégias de ensino aprendizagem e o desenvolvimento das competências interpessoais necessárias ao administrador
- Roseli Terezinha Cunhago Bravo, MSc, roseli.bravo@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Ensino Administração, Estrategias Ensino-aprendizagem , Competências Interpessoais
IMPLANTAÇÃO DE INCUBADORA DE EMPRESAS PELO PROGRAMA ESTRUTURANTE DE EMPREENDEDORISMO DA UNIVILLE
- Vanessa de Oliveira Collere, MSc, vanessa.collere@univille.br
- Marcelo Leandro de Borba, MSc, marcelo.leandro@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Empreendedorismo, Habitat de Inovação, Incubadoras de empresas
O Programa Estruturante de Empreendedorismo da Univille - PEE tem por objetivo "Contribuir para a formação de ambiente promotor da cultura empreendedora e para o surgimento de empreendimentos sustentáveis, por meio da estruturação de ações que integrem as competências e potenciais existentes na Univille". O PEE está organizado em quatro linhas estratégicas que abrangem desde o estímulo à cultura empreendedora, através de cursos de formação e capacitação até o desenvolvimento de ferramentas e ações que dêem suporte ao desenvolvimento de novos empreendimentos. Dentro desta perspectiva, um dos objetivos específicos do PEE é o planejamento e implantação de habitats de inovação. A ANPROTECi define habitat de inovação como "Espaço relacional em que a aprendizagem coletiva ocorre mediante a transferência de know how, imitação de práticas gerenciais de sucesso comprovado e implementação de inovações tecnológicas no processo de produção. Nesse ambiente é intenso o intercâmbio entre os diversos agentes de inovação: empresas, instituições de pesquisa e agências governamentais". Alguns exemplos de habitats de inovação são incubadoras de empresas, parques tecnológicos, arranjos produtivos locais, hotéis de idéias/projetos, clusters industriais e empresariais. Em 2009 o PEE desenvolveu o projeto para implantação do Parque de Inovação Tecnológica de Joinville e Região. O projeto definiu uma incubadora de empresas como um elemento importante na estrutura do Parque. Tanto as incubadoras de empresas quanto os parques tecnológicos são relevantes mecanismos na geração, desenvolvimento e consolidação de empreendimentos, que contribuem para a comunidade na forma de geração de empresas sustentáveis, emprego, renda, geração de tributos, estímulo à inovação empresarial. Com base nesta visão, a incubadora está sendo implantada, como primeiro elemento do Parque, a partir da captação externa de recursos obtida no final de 2009. A incubadora caracteriza-se como de base tecnológica, multisetorial, sendo as áreas de atuação coincidentes com as vocações delineadas para o Parque de Inovação. Atenderá as fases de pré-incubação e incubação, prevendo, inicialmente, espaço para abrigar dez empreendimentos simultaneamente. O PEE está agora desenvolvendo os procedimentos de funcionamento para a seleção, acompanhamento e graduação dos empreendimentos. A efetivação da implantação da incubadora caracteriza um resultado estratégico importante das atividades do Programa, que abrangeram desde o planejamento até a captação dos recursos para a implantação e contemplarão ainda as ações de estruturação do seu funcionamento. Ao mesmo tempo, a incubadora tem potencial "realimentador" para o Programa, sua própria natureza poderá contribuir para a continuidade e aprofundamento de várias ações planejadas nas linhas estratégicas do PEE.
Melhoria na qualidade do atendimento no comércio de São Bento do Sul
- Sueli Maria Weiss Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
- ÉDINA ELISANGELA ZELLMER FIETZ TREML, MSc, edina.elisangela@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Atendimento, Qualidade, Comércio
O atual cenário para o Planalto Norte Catarinense é muito desafiador, pois uma economia muito direcionada ao mercado externo gerou grandes perdas para a região devido à crise econômica mundial por isso, é necessário buscar alternativas complementares para movimentar a economia. O comércio de São Bento do Sul pode contribuir sobremaneira com o desenvolvimento da região porque é importante fonte geradora de empregos e renda e os seus negócios tendem ao crescimento, pois atende a população do município e de municípios vizinhos, que não possuem um comércio tão desenvolvido, além de apresentar um potencial turístico a ser alavancado. No entanto, práticas inovadoras precisam ser utilizadas constantemente a fim de obter condições para competir, inclusive com grandes redes varejistas, superando as expectativas dos clientes. Esse projeto de extensão já vem sendo realizado por três anos e o que podemos constatar pelos dados já coletados por meio de entrevistas com 1086 proprietários, 708 funcionários e 300 consumidores é que existem problemas relacionados ao atendimento sim, que a satisfação nos consumidores não é tão boa quando os funcionários e proprietários consideram, mas que de um modo geral o atendimento é bom. Até o presente momento não se tinha nenhuma idéia de como o atendimento na cidade era avaliado. O projeto permitiu um estudo mais profundo da questão e trouxe várias propostas de melhoria para o comércio em São Bento do Sul, pois teve como objetivo atualizar o perfil do comércio da cidade, monitorar o nível da qualidade do atendimento e promover ações de melhoria contínua desse atendimento, aumentando assim as vendas e a satisfação dos clientes e comerciantes. O projeto beneficia a comunidade de São Bento do Sul como um todo, pois, a qualidade do atendimento atinge toda população, além dos turistas e visitantes. A melhora na situação econômica da cidade também é essencial, pois reverte em empregos e arrecadação de impostos. Os proprietários de estabelecimentos comerciais são beneficiados pois aumentam os negócios e os lucros. Os funcionários, por sua vez, estarão mais capacitados e aptos a exercer sua função melhorando a sua empregabilidade. Outro beneficio do projeto e trazer conhecimento sobre o setor, servindo para orientar ações futuras de entidades como o CDL e Sindicato, que almejam trazer benefícios compatíveis com as necessidades do setor.
Apoio / Parcerias: CDL e Sindicato do Comércio Varejista
Mobilizando competências dos alunos vinculados aos programas de educação de Jovens e adultos do município de São Bento do Sul
- Liandra Pereira, MSc, liandra.pereira@univille.br
- Sueli Maria Weiis Rank, MSc, suelirank@brturbo.com.br
- Lisandro José Fendrich, E, ljfendrich@gmail.com
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: exclusão social, perfil laboral, desenvolvimento de competências
Constata-se na atualidade as novas configurações do cenário produtivo e laboral, fomentadas pelo intenso progresso e desenvolvimento econômico. Infelizmente os benefícios do progresso não contemplam às pessoas de forma equânime, produzindo também desigualdade social. O mercado de trabalho repleto de constantes inovações e novas tecnologias solicita um nível de qualificação cada vez maior. Trabalhadores que anteriormente desempenhavam atividades operacionais, mecânicas e repetitivas, estão fadados a disputar vagas de trabalho com remuneração reduzida, ao desemprego ou ao subemprego, e os trabalhadores com limitada formação escolar têm a sua inserção no mercado de trabalho dificultada. Para manter-se empregado é necessário um perfil profissional que abranja flexibilidade, multifuncionalidade, atitudes pró-ativas, capacidade gestora, facilidade para resolver problemas e outras competências. A fim de buscar desenvolver este perfil, o presente projeto de extensão, financiado pela UNIVILLE, ofereceu um programa de atividades visando à construção e o aperfeiçoamento de conhecimentos, habilidades e atitudes laborais dos alunos vinculados aos programas de educação de jovens e adultos em nível fundamental e médio, buscando instrumentalizá-los para inserção no mercado de trabalho de forma mais competitiva, além de ofertar referenciais aos órgãos responsáveis com vistas a potencializar a integração laboral e social destes alunos.
Para a efetivação do objetivo geral realizou-se reunião para apresentação de proposta de trabalho com as entidades parceiras, elaborou-se instrumento de pesquisa para diagnosticar o perfil laboral dos alunos em questão; ministrou-se um programa de potencialização e/ou construção de conhecimentos, habilidades e atitudes através de treinamentos e cursos de curta duração junto ao público-alvo.
Foram pesquisados 375 alunos do público-alvo, no propósito de mapear o perfil do mesmo. Foi oferecidos workshops de Marketing Pessoal e de Informática Básica a fim de suprir algumas das carências identificadas. Aproximadamente 300 alunos participaram desses workshops durante o ano de 2009. O feedback recebido confirmou o aproveitamento e os desdobramentos favoráveis ao público alvo, enfatizando as aprendizagens promovidas, com manifestações por parte dos alunos de apoio à iniciativa e reivindicando a continuidade das atividades desenvolvidas. No entanto, o trabalho apenas foi iniciado, o resultado efetivo só poderá ser mensurado a longo prazo. Mas, para que isso se concretize, as ações carecem ter continuidade, pois são várias as competências a serem trabalhadas, visto que várias foram as fragilidades detectadas que precisam ser trabalhadas a fim de diminuir a exclusão e favorecer a empregabilidade dos alunos vinculados ao ensino para jovens e adultos no município de São Bento do Sul.
Nivelameto de matematica
- Ofelia Gomes Machado, Dr(a), ofelia.gomes@univille.et
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: matemática, nivelameto, acompahamento
O Departamento de Administração motiva seus professores a participarem do programa instituído pela Pró-Reitoria de Ensino, FAEG, fundo de apoio ao estudante de graduação. Como Professora da disciplina Matemática no Departamento de Administração da Univille e com o objetivo de melhorar o nível dos alunos nesta disciplina e nivelar em um patamar mais alto os conhecimentos em matemática, principalmente dos alunos ingressantes, nos engajamos no projeto FAEG. Com os novos recursos de apoio ao estudante torna-se possível buscar um nivelamento no estudo da disciplina Matemática onde os alunos do 1° ano do curso de Administração de Empresas, Marketing e Logística, poderão ter a oportunidade de serem orientados pelo professor titular da disciplina, adquirir uma competência maior para a sua inclusão no mercado de trabalho, conforme dispões a lei Orgânica de Assistência Social – LOAS. A disciplina de Matemática se apresenta nos 1° anos do curso de Administração, com mais de 128 horas anuais, constituindo uma das disciplinas de “peso” neste curso. Precisam do domínio dos conteúdos de matemática outras disciplinas que se inter-relacionam como: Estatística, Contabilidade, Teoria Econômica, Pesquisa Operacional, Administração da Produção, etc. É sabido também que o domínio da linguagem matemática e o domínio das operações básicas geram um diferencial para o aluno acompanhar o desenvolvimento do curso e conseqüentemente para preparar o profissional para o mercado de trabalho. A metodologia usada foi a de aulas expositivas e dialogadas. O departamento de Administração autorizou estudantes de outros cursos a freqüentarem as aulas de nivelamento em matemática desde que, o curso não esteja oferecendo, como por exemplo, no ano de 2009 alunos ingressantes dos cursos de Comércio Exterior, Sistemas de Informação e Engenharia de Produção, participaram das aulas do curso de Nivelamento de Matemática. Número de estudantes atendidos: 120 alunos, 60 alunos de março/julho, 60 alunos de agosto/dezembro, divididos em duas turmas: 1 turma com três aulas semanais no período matutino em dias alternados; 1 turma com duas aulas semanais no período noturno em dias alternados. O departamento fornece declaração de horas aulas assistidas aos estudantes que participarem das aulas do FAEG. Os estudantes atendidos pelo projeto FAEG – Nivelamento da Disciplina Matemática foram beneficiados da seguinte maneira: aumento da compreensão da linguagem matemática; desenvolvimento do raciocínio matemático aplicado a situações concretas; aquisição de um conhecimento que lhe deu confiança e segurança; o aluno teve oportunidade de expor sua dificuldades para que o professor pudesse intervir onde o conhecimento faltou.
O perfil ambiental das empresas do setor metal-mecânico em Joinville
- Enori Carelli, Dr(a), carelli@netvision.com.br
- Andreia Talita dos Santos, Graduando, andreia.thalita@gmail.com
- Mariluci Neis Carelli, Dr(a), mariluci.neis@univille.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil
Palavras-chave: Meio Ambiente, Industria, Metal-mecânica
O setor metal mecânico é um dos maiores setores industriais instalados na cidade de Joinville/SC e engloba todas as indústrias de transformação de metais. Por este motivo esta pesquisa tem o objetivo de analisar o perfil ambiental das empresas deste setor, com o objetivo de avaliar quais problemas estas indústrias provocam no meio ambiente, quais medidas de proteção ambiental estão sendo aplicados para amenizar ou solucionar os impactos causados, bem como verificar suas dificuldades e razões em implantar programas de gestão ambiental. Dados da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento mostram que as indústrias que mais poluem são do ramo: químico, papel e celulose, ferro e aço, metais não ferrosos, geração de eletricidade, automóveis e produtos alimentícios. Estão neste rol das mais poluentes as indústrias do ramo metal-mecânico e um estudo de Macedo e Campos (2006) sobre as empresas mostra que essas indústrias em Joinville possuem condições de acompanhar as tendências tecnológicas e competitivas do mercado que abrange o complexo metal-mecânico, superando os índices nacionais. A metodologia para realizar esta investigação é de natureza quantitativa e, como procedimentos de coleta de dados de campo a pesquisa é do tipo levantamento. Um questionário foi o instrumento de coleta dos dados. O estudo abrangeu 158 indústrias do ramo metal-mecânico, da cidade de Joinville-SC, este universo teve como fonte o cadastro da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC. Assim, esta pesquisa possibilita inferir que o principal procedimento ambiental existente, nas indústrias pesquisadas, é a disposição adequada de resíduos sólidos da atividade industrial e a reciclagem ou aproveitamento de sucatas, resíduos ou refugos. Os dados mostram, também, que a maioria das indústrias pesquisadas não possui nenhum tipo de programa de gestão ambiental e muitas delas desconhecem o que pode ser realizado além do simples cumprimento da lei. Dessa forma, constata-se que é necessário ainda um longo trabalho educativo e de sensibilização com os gestores das indústrias do ramo metal-mecânico sobre o compromisso gerencial com a questão ambiental, caso isso não ocorra as iniciativas neste âmbito serão provisórias e contingentes. A pesquisa realizada evidencia que as pequenas e médias empresas são as mais carentes em conhecimentos sobre o que elas podem realizar em termos de proteção ambiental voltado ao benefício das pessoas, da comunidade e da reputação da empresa, na área ambiental.
O UNIVERSITÁRIO CONSTRUINDO O SEU PROJETO DE VIDA
- Mário Nenevê, MSc, mneneve@uol.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Integração, Atitudes, Projeto de vida
Políticas e Práticas de Responsabilidade Social Corporativa no município de São Bento do Sul e região.
- Liandra Pereira, MSc, liandra.pereira@univille.br
- Lisandro José Fendrich, E, ljfendrich@gmail.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: responsabilidade social corporativa, políticas e práticas, valor reputacional
A Responsabilidade Social Corporativa (RSC) é um processo que resulta de uma intrincada dinâmica de interação entre os interesses econômicos e sociais dos diversos agentes da sociedade. As empresas que fazem adesão a políticas e práticas de RSC são adeptas de uma visão sistêmica da atuação empresarial, fazendo conexões entre as conseqüências internas e externas de suas ações, compreendendo que afetam a vida das pessoas, da comunidade e do ambiente e são por eles influenciadas, determinando portanto, sua sustentabilidade. O presente projeto de pesquisa desenvolvido no decorrer de 2009, foi financiado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIVILLE e teve por objetivo mapear as principais atividades realizadas, os princípios e diretrizes em que pautam-se e analisar as principais práticas e políticas de RSC adotadas por empresas de médio porte do município de São Bento do Sul e dos municípios do entorno (Rio Negrinho, Campo Alegre e Piên-PR), incluindo os ramos têxtil, pisos e revestimentos, moveleiro, cerâmica de mesa e metalurgia. Para tanto foi empreendida pesquisa de cunho qualitativo efetivada por meio do estudo de casos múltiplos utilizando surveys e formulários para entrevistas aplicadas aos gestores representantes dos diferentes ramos supracitados. Os resultados obtidos situam as ações empreendidas pelas empresas num processo de transição, sendo que as interfaces da atuação social existem e estão se consolidando como práticas contínuas. O planejamento e a intencionalidade em alguns casos estão alinhados aos objetivos estratégicos da empresa gerando integração de ações e ganhos para a organização e para a sociedade. Constata-se que há poucas diferenças entre as empresas de grande e médio porte, mas nas grandes empresas já existe maior preocupação com gerenciamento e consolidação das práticas adotadas. Ainda através de um levantamento por amostragem buscou-se no decorrer da pesquisa identificar junto a associações de moradores cadastradas na Prefeitura Municipal de São Bento do Sul e região, o impacto social e valor reputacional que as empresas pesquisadas detêm, expressando a avaliação da população em relação às atitudes institucionais, à imagem e à credibilidade da empresa na comunidade local, o que reverte-se em vantagem estratégica para as empresas envolvidas. O caminho a ser trilhado ainda é longo, mas as possibilidades estão abertas às empresas predispostas a atuar de maneira mais justa, correta e viável considerando as dimensões social, econômica e ambiental.
Sentença judicial ou poesia?
- Nielson RIbeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: sentença, processo, poesia
Uma sentença judicial é composta basicamente por um pequeno relatório, a fundamentação e o dispositivo, ou em outras palavras uma breve narração do caso resumindo todos os fatos e envolvidos, a argumentação baseada em fundamentos legais utilizados para julgá-lo e a decisão proferida pelo juiz acatando ou não, no todo ou em parte, o pedido do autor. Normalmente trata-se de um texto prosaico com uma linguagem formal, assim como exige o rito processual. Porém, entende o Supremo Tribunal Federal que há a possibilidade de, apresentando os requisitos básicos, a sentença poder ser aplicada utilizando outra forma, como por exemplo um texto poemático, formado por versos. Não se trata de prática usual e são poucos os exemplos no mundo jurídico, porém foi o que ocorreu num caso em São Miguel do Oeste, interior de Santa Catarina. Adão Prestes teve dois porcos, “Cada um dos animais Pesava 25 quilos totais Peso bruto como afirma A peça inicial confirma”, mortos presumidamente pelo cão de um vizinho, Gilmar Henzel, também criador de suínos, e exigia deste uma indenização. Pelo inusitado do fato, que poderia ter sido resolvido de modo particular, extra-judicialmente, o juiz Rubens Sérgio Salfer resolveu por bem, numa madrugada inspirada, sentenciar utilizando versos e rimas numa referência à literatura de cordel, comum no Nordeste do Brasil. Ainda que o juiz tenha reconhecido o pedido do autor “Por ver mortos dois suínos Por afiados dentes caninos", julgou improcedente a ação indenizatória, por falta de provas: “Princípio não observado Pelo reclamante desorientado Provas que não fez Quando chegou a sua vez”. Por não ser usual a sentença acabou chamando a atenção, mas dificilmente haverá muitas outras idênticas já que se trata de um trabalho que, conforme o próprio juiz, acaba sendo improdutivo pelo tempo que consome. Porém, para análise tanto em relação à língua portuguesa quanto à linguagem jurídica trata-se de um excelente, e curioso, material de estudo. Quando utilizado em sala de aula, como exemplo inusitado de um texto jurídico que formalmente foge às formas tradicionais, via de regra causa espanto aos alunos, que num momento inicial julgam impossível, ou mesmo como se brincadeira fosse, a possibilidade de um poema ser utilizado como fundamentação de uma sentença. O resultado é sempre de espanto por parte dos alunos, porém trata-se de um dispositivo que obedece, enquanto conteúdo, o necessário para uma sentença, e ainda que sua forma seja inusitada é totalmente válido.
Ténicas de gravura em embalagens
- Nielson Ribeiro Modro , MSc, nielson@modro.com.br
- Roy Ristow Wippel Schulenburg, G, roy@mundodalua.art.br
- Marli Teresinha Everling, MSc, meverling@gmail.com
- Thomaz Rezende Gonçalves, Graduando, thomazgoncalves@hotmail.com
- Nilton Santo Tirotti , MSc, tirotti@brturbo.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: gravura, embalagem, design