10ª SEMANA UNIVILLE DE DE CIÊNCIA, SOCIEDADE E TECNOLOGIA - SUCST

De 16/10/2023 à 19/10/2023

A dimensão estética como mobilizadora no trabalho do Direito

Palavras-chave: Dimensão Estética, Direito, Trabalho

A pesquisa está vinculada ao Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE) da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e tem como objetivo refletir sobre a relevância da dimensão estética no que diz respeito ao olhar perceptivo, observador e argumentativo do profissional do Direito, necessários no trabalho que lida com o julgar e decidir. Os aspectos do trabalho do Direito dependem principalmente de “uma silenciosa abertura ao que não é nós e que em nós se faz dizer” (FRAYZE-PEREIRA, 2010, p. 24). A experiência estética, abre espaços para os processos de criação dos sujeitos e as relações entre o advogado perceptivo e o que está sendo capturado no ato da prática do direito. É uma forte aliada nos processos de trabalho do advogado/pesquisador, pois impulsiona a curiosidade, a especulação e o desprendimento de verdades absolutas. Ou seja, é preciso estar aberto a novas possibilidades, à imprevisibilidade e às novas descobertas. A pesquisa tem cunho qualitativo com viés bibliográfico, pois se deseja aprofundar os conceitos referentes a dimensão estética como mobilizadora do trabalho no campo do Direito. Portanto, se faz necessário uma base teórica consistente, o que requer um estado do conhecimento. Esse poderá sinalizar convergências entre o campo da estética e do Direito, que poderão me auxiliar nos percursos da investigação bibliográfica. Espera-se que a pesquisa contribua para os cursos da UNIVILLE: Direito, Artes Visuais e Pós-graduações (mestrados e doutorados), além de possíveis desdobramentos na Educação Básica, no que se refere aos direitos e deveres dos cidadãos. Espera-se também que os currículos dos cursos de Direito repensem sobre a importância da dimensão estética no trabalho do advogado e similares, que lidam no dia a dia com aspectos perceptivos, argumentativos e criativos. A partir do estado de conhecimento, percebe-se que os resultados parciais apontam para a ausência da educação estética nos currículos dos cursos de Direito, como: criação, percepção, imaginação, intuição e emoção. A dimensão estética pode resultar em profissionais do Direito mais abertos a perspectivas diversas e capazes de interpretar signos e símbolos de maneira mais ampla, enriquecendo assim suas tomadas de decisões. Além disso, a dimensão estética como mobilizadora no trabalho do Direito pode impactar a percepção pública do sistema jurídico, ao enfatizar a relevância da sensibilidade e reflexão estética no processo de tomada de decisões legais. Isso pode contribuir para uma compreensão mais humanizada e compassiva do sistema legal.

Apoio / Parcerias: UNIEDU Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação (NUPAE)

ISSN: 1808-1665