15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

As atuais práticas de leitura dos futuros docentes

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Prática de leitura, Cursos de licenciatura, Formação docente

O projeto de iniciação científica intitulado “As atuais práticas de leitura dos futuros docentes” propõe uma investigação qualitativa e quantitativa com os alunos dos cursos de licenciatura de Letras e Pedagogia oferecidos pela Universidade da Região de Joinville (Univille), sede da pesquisa, onde se fez um levantamento das práticas de leitura dos acadêmicos, pois se acredita que elas podem influenciar positiva ou negativamente a práxis educacional dos futuros professores em sala de aula. Assim, o trabalho teve como objetivo principal contribuir para as reflexões acerca do processo de formação de profissionais da área da educação no que se refere a seu hábito leitor. Como população-alvo, foram escolhidos os graduandos de Pedagogia, já que o curso deveria garantir a competência dos profissionais que lecionam na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental, de modo a preparar a base da formação escolar nas crianças, e os de Letras, ou seja, os futuros professores socialmente responsáveis pelas práticas de leitura e escrita de seus alunos quando eles passarem a frequentar as séries finais do ensino fundamental e todo o ensino médio, de maneira a prepará-los à universidade e ao mercado de trabalho. O projeto foi aplicado em todas as turmas de ambos os cursos por meio de um questionário elaborado com perguntas objetivas e descritivas tendo em mente os objetivos que se pretendiam atingir. A pesquisa foi respondida individualmente pelos acadêmicos que demonstraram interesse em fazê-lo. Com a conclusão da pesquisa, obtiveram-se subsídios suficientes para a verificação das práticas de leitura dos alunos de Letras e de Pedagogia. Foi constatado que a grande maioria se considera leitora, porém houve uma diferença significativa entre os dois cursos, principalmente no que se refere a títulos e autores, o que certamente refletirá no trabalho em sala de aula. Além disso, foi clara a influência do curso na preferência dos acadêmicos. Escritores infantis, por exemplo, são os preferidos dos graduandos de Pedagogia, enquanto cânones literários foram os mais citados pelos de Letras. Espera-se que de alguma forma o levantamento de dados quanto às práticas de leitura dos futuros professores os despertem para uma autorreflexão e autocrítica, fazendo com que eles analisem as modalidades de leitura feitas e as qualifiquem para sua realidade profissional e pessoal.

ISSN: 1807-5754