15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Vila Nova)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Sensibilização ambiental, Educação Ambiental, Meio Ambiente

Trabalhar com a questão da sensibilização e da Educação Ambiental nas áreas urbanizadas das Bacias hidrográficas do Riodo Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC, é o foco de estudo do projeto “Relação Educação e Sensibilização: Auxílio na análise de dados e informações já coletadas quanto à história, ao patrimônio e ao meio ambiente. Estudo comparativo das áreas urbanizadas da Bacia do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC” que tem como objetivo geral “comparar as informações coletadas junto às duas comunidades estudadas acerca da relação educação e sensibilização no que se refere à história, ao patrimônio e ao ambiente tendo, como referência, a valorização da água”. Este projeto está vinculado ao projeto Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais. O estudo, aplicado nos moldes da pesquisa qualitativa, é descritivo e analisa as informações obtidas por meio da aplicação de entrevistas com as lideranças infantis de três escolas municipais e com as lideranças políticas de cada uma das comunidades estudadas. Realizou-se fichamentos de obras relacionadas ao tema para subsidiar as análises teóricas dos dados e informações coletadas; levantamento e compilação dos dados já obtidos na etapa anterior do projeto (realizada em 2009) e com isso obter-se base para o planejamento das atividades aplicadas nas escolas, as quais ainda estão em execução neste segundo semestre de 2010. Além, ainda de ter-se desenvolvido outras atividades pertinentes à Educação Ambiental, tais como: planejamento de palestras a serem aplicadas nas escolas envolvidas, visando despertar nas crianças sensibilização quanto à questão ambiental, principalmente nos próprios bairros em que residem, ressaltando a importância de conhecer os problemas globais, porém, buscando-se agir nos locais para obterem-se maiores resultados. O foco centrou-se no meio ambiente como fonte de vida. Com essas atividades, espera-se consolidar os objetivos do projeto, caracterizando as principais ações de cunho ambiental e ressaltando-se as lideranças escolares e comunitárias atuantes, nas duas comunidades. O objetivo é o retorno, às comunidades, com propostas de melhorias para a relação comunidade e meio ambiente.

ISSN: 1807-5754