15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Educação ambiental e sensibilização: o lúdico e o pedagógico para levantar as percepções de alunos das séries Iniciais na rede pública de ensino.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Educação Ambiental, Pedagogia lúdica, Jogos Ambientais

Os problemas ambientais no mundo, hoje, estão cada vez mais acelerados e há necessidade de ações eficientes para amenizar essas questões. O projeto de pesquisa aqui em evidência destaca tais situações e buscou, como objetivo geral, “sensibilizar as crianças, alertando-as sobre a importância do meio ambiente e incentivando-as a proteger e preservar a natureza por meio de atividades pedagógicas e lúdicas num esforço, conjunto, enfatizando a importância dos jogos como uma maneira eficiente de sensibilização”. Para a execução desse estudo foram aplicadas atividades com crianças de 1as. e 4as. séries da Escola de Educação Básica Professor “Rudolfo Meyer”, situada no bairro Floresta, no município de Joinville/SC. Na realização da pesquisa, aplicou-se, primeiramente, um “Roteiro de Questões” com as crianças com o objetivo de levantar as informações que essas e, indiretamente seus familiares, tinham em relação às questões ambientais. O “Roteiro de Questões” foi elaborado com perguntas que estiveram focadas, principalmente, nos temas “água” e “lixo”, sendo, esses termos, relacionados às temáticas da vida cotidiana, como: reciclagem; coleta seletiva; reaproveitamento de água da chuva; desmatamento; saneamento básico; resíduos; meio ambiente. Após a aplicação do “Roteiro de Questões” e estudados os resultados obtidos, foram aplicados jogos lúdicos e pedagógicos, que chamou-se “jogos ambientais”: Tabuleiro Ambiental; Jogo da Memória Gigante; Jogo Quebra Cabeças e palestras educativas, além de atividades de pintura de desenhos relacionados ao meio ambiente. Ainda, como um adicional, aplicou-se, numa segunda vez, o mesmo “Roteiro de Questões” aplicado antes do início das atividades lúdicas e pedagógicas com o objetivo de realizar uma comparação entre o entendimento das crianças no “antes” e no “depois” da execução dessas atividades. A partir da aplicação do segundo “Roteiro de Questões” observou-se que os resultados foram significativos nas questões mais importantes, demonstrando-se o quanto é motivador o uso de atividades pedagógicas e lúdicas no meio escolar.

ISSN: 1807-5754