15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Sensibilização e educação ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas à ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de vila nova e pirabeiraba – município de joinville/sc

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Educação ambiental, Sensibilização ambiental, Atores sociais

O estudo trata da questão da sensibilização e da Educação Ambiental nas áreas urbanizadas das Bacias Hidrográficas do Rio do Braço (Distrito de Pirabeiraba) e do Rio Piraí (Bairro Vila Nova), em Joinville – SC, foco de atuação do projeto de pesquisa “Sensibilização e Educação Ambiental: identificando atores sociais – lideranças escolares e comunitárias - associadas às ações de políticas públicas, sociais e ambientais das comunidades de Vila Nova e Pirabeiraba – Município de Joinville/SC”, vinculado ao projeto “Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais” (Sigla ESENSI). Esse projeto tem, como objetivo geral, “promover um estudo comparado da percepção sócio-histórico ambiental dessas duas comunidades urbanas, com base nos fundamentos da Educação Ambiental, da História Patrimonial e Cultural e das noções das políticas públicas e políticas sociais”. Nesse sentido, enfatiza a questão da educação e da sensibilização ambiental com vistas à apresentação de uma proposta de Educação Ambiental Comunitária a ser encaminhada aos órgãos competentes de cada uma das comunidades estudadas. A escolha dessas comunidades como áreas de estudo do projeto deveu-se ao fato de que ambas possuem características históricas comuns, pois são áreas rurais de colonização alemã, com pequenas propriedades, e que atualmente estão em processo de urbanização acelerada devido ao crescimento industrial e à expansão imobiliária. Acredita-se que pode haver uma influência na identidade cultural dos habitantes dessas áreas devido ao impacto histórico e ambiental que vêm sofrendo e, assim sendo, entende-se conveniente a investigação e a atuação proposta pelo projeto. Como primeira atividade, buscou-se conhecer, de forma mais aprofundada, o pensamento dos moradores dessas regiões. Para tanto, foram aplicadas, nos moldes da pesquisa qualitativa, entrevistas com as lideranças infantis e políticas de cada uma das localidades, a fim de analisar as informações obtidas e dar prosseguimento com a elaboração de ações mais específicas. Assim, desenvolveram-se atividades pertinentes à Educação Ambiental, tais como: aplicação de jogos e dinâmicas educativos nas escolas municipais das localidades; palestras sobre a importância da água, da mata ciliar, do patrimônio histórico e ambiental e do lixo urbano; contação de histórias para melhor assimilação do contexto do projeto e, paralelamente, também elaborou-se um blog explicativo dos Projetos EduCA – ESENSI e das ações que desenvolvem nos bairros, bem como a produção e distribuição com orientações, à comunidade, de sacolinhas TNT para descarte de lixo em automóveis com a logomarca do projeto.

ISSN: 1807-5754