15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Gêneros acadêmicos e a formação do professor para a orientação da leitura e produção pelos universitários

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Leitura, Textos, Universidade

Em 2008, foi desenvolvido, na Univille Campus SBS, o projeto Gêneros acadêmicos, a formação do professor para o ensino e a leitura e produção pelos universitários, que tinha como objetivo analisar o trabalho docente e dos alunos em relação à leitura e produção de gêneros acadêmicos. Os dados levantados mostraram que o trabalho de leitura e produção de textos na Univille pelos professores mostrou-se restrito especialmente em razão da falta de compreensão sobre as especificidades dos gêneros e sobre como dirigir as solicitações de produção de textos pelos alunos. A insuficiência na compreensão dos gêneros acadêmicos resulta na aprendizagem defasada dos alunos. A partir desses resultados, elaborou-se um projeto de pesquisa, cujo objetivo foi analisar a fundo a ação didático-pedagógica para a leitura e produção de textos na Univille SBS. Através de um questionário aplicado aos professores dos cursos de Direito, será possível identificar qual o nível de conhecimento e as formas de trabalho quanto aos gêneros acadêmicos pelos docentes e oferecer orientação para um ensino eficaz de leitura e produção de gêneros acadêmicos na UNIVILLE para os professores.

ISSN: 1807-5754