15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Materiais pedagógicos: sua importância para o professor de arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: materiais pedagógicos, ensino, arte

O presente texto faz parte de uma pesquisa que objetiva estudar materiais pedagógicos desenvolvidos por diversas instituições, podendo ser vinculados ou não à exposições de arte. Buscou-se avaliar qual a contribuição dos mesmos à partir de suas possibilidades e seu uso na sala de aula.Qual a importância do material educativo? Como o professor poderá utilizar esse recurso? Por meio das análises verificou-se os aspectos que envolvem sua criação (forma, qualidade, conteúdo, propostas) e o pensamento que os embasam, constatando-se que em sua maioria foram construídos à partir da abordagem triangular de Ana Mae Barbosa. Identificou-se que os materiais que abordam arte contemporânea, como os elaborados pelas Bienais, trazem propostas abertas possibilitando amplas formas de utilização pelo professor, que poderá criar relações entre a potência expressiva destes e a obra visitada, ou à partir do contexto que estiver trabalhando em aula. O professor ainda poderá propor uma incursão pela arte contemporânea, na qual ele próprio será o mediador, por meio da obra de determinados artistas e sua produção; instigar os alunos a criar relações entre os textos e as imagens gerando novas reflexões sobre a materialização das idéias, construindo novo pensamento. Os resultados parciais indicam a importância de elaborar materiais de qualidade, pois trata-se de um recurso importante uma vez que possibilita a discussão em torno dos “terrenos fronteiriços” da arte na atualidade, quais seus limites, de que formas os materiais podem expressar as idéias e pensamentos que embasam a visualidade material. Na literatura que fundamenta essa pesquisa verificou-se que um material pedagógico bem elaborado por uma instituição e bem explorado pelo professor, estimula o aluno despertando sua curiosidade, levando-o a suas próprias conclusões à partir das imagens que lhes são oferecidas. Torna-se uma ferramenta que orienta e informa, servindo como suporte antes, ou desdobramento após a visita à exposição, sem pretender jamais substituir a relação da fruição com a obra original. E na impossibilidade da visita à exposição, será um recurso para informar sobre o artista, sua obra e seu contexto. De uma maneira geral percebe-se também a sua importância na construção de um repertório visual para os alunos e no desenvolvimento de um pensamento crítico, uma vez que não oferece respostas prontas, mas provocações entre as obras e os alunos, contribuindo para ampliar seu conhecimento em arte.

ISSN: 1807-5754