15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

A ausência de materiais pedagógicos em exposições de arte

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: ação educativa, mediação, material pedagógico

A pesquisa ARTCULT - Arte e Cultura: exposições, curadorias e políticas culturais, tem como um dos focos de investigação a mediação nas exposições de arte, a observação da existência de ação educativa e procura identificar quais são os instrumentos por ela utilizados. Estudou-se os materiais pedagógicos das exposições visitadas, tanto impressos como virtuais e a bibliografia relacionada à teoria destes. Foram realizados estudos sobre as concepções teóricas do ensino da arte na contemporaneidade e sobre a ação educativa, que serviram como embasamento teórico para a pesquisa. Por meio das visitas in loco, percebeu-se a quase ausência de materiais educativos e as dificuldades encontradas pela mediação feita por monitores. Diante de algumas dificuldades encontradas por professores em conseguir materiais para uso em sala de aula, conforme pesquisa da equipe de Miriam Celeste Martins, abordado no livro Mediação: Provocações Estéticas (2005), estes recorrem aos materiais fornecidos por instituições culturais, que tem oferecido material de apoio ligados à uma determinada exposição ou como suporte ao professor. A partir do relato da monitoria, percebeu-se a falta de preparo prévio de alunos para visita à exposição de arte em instituições culturais e museus. A pesquisa aponta que esses materiais servem como suporte para a mediação feita por professores. Parte destes têm como proposta auxiliar no preparo dos alunos antes e durante, bem como no trabalho contínuo à partir da exposição de arte. Constata-se então, que os catálogos de exposições são importantes formas de registro para o museu e instituição cultural, servem como fonte de informação para os visitantes de exposições de Arte, currículo do artista, mas também para o professor. Dada a relevância deste assunto, buscou-se também referência em Cristina Freire, através de seu livro: “Poéticas do Processo: Arte conceitual no Museu” (1999). Não existe um modelo padrão para a elaboração dos materiais pedagógicos, mas sim o que esses materiais podem oferecer como contribuição para a mediação e construção de conhecimentos em arte e que possam ser trabalhados antes, durante e depois do término da mostra.

Apoio / Parcerias: Apoio/ Parcerias: Artigo 171

ISSN: 1807-5754