15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

A constituição da profissionalidade docente do egresso dos cursos de Licenciatura da Univille: considerações iniciais

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Profissionalidade docente, Licenciaturas, Formação inicial

As discussões atuais sobre políticas de formação de professores com suas contradições e possibilidades, impulsionam as universidades a um posicionamento frente a essa demanda. Assim, ao se considerar a formação inicial – no nível de graduação – de suma importância para o processo de constituição da profissionalidade docente, visto que, esse é um momento ímpar para aprofundamentos diversos, tanto os específicos de área, quanto os voltados para discussões mais amplas sobre concepções de mundo, de educação e a universidade é um locus privilegiado para o desenvolvimento dessa formação. Tratar-se-ia esta pesquisa, especificamente, a indagação sobre como a profissionalidade docente dos egressos dos cursos de licenciatura da UNIVILLE é constituída. Esta se limita a apenas considerações iniciais por ramificar-se do projeto principal: A INFLUÊNCIA DO TRABALHO DO PROFESSOR FORMADOR NA CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA – PROFIS. Tal projeto tem o objetivo de um estudo mais amplo e profundo sobre o tema, fazendo desta pesquisa uma das muitas reflexões necessárias para o resultado final almejado. Através de uma abordagem qualitativa na análise inicial de 5 entrevistas semi-estruturadas realizadas com egressos dos cursos de licenciaturas, pretende-se identificar os aspectos que constituem a profissionalidade docente, instituída com base nas diversas experiências de vida do docente, entre as quais tem peso as acadêmicas e profissionais.

ISSN: 1807-5754