15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Contribuições do uso do Cabri Géomètre II tendo como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Geometria , Cabri Geometre II, Van Hiele

No processo de ensino-aprendizagem da matemática, em especial da Geometria, observa-se, muitas vezes, que os conceitos decorados e não compreendidos são esquecidos e, portanto, não são assimilados pelos alunos, criando barreiras no estudo de conteúdos mais avançados da vida acadêmica. As pesquisas mostram que programas de geometria dinâmica, como o Cabri-Géomètre II, abriram novas possibilidades no âmbito da geometria escolar. Encontramos na literatura o modelo Van Hiele, que oferece ferramentas para identificar o nível de raciocínio lógico em geometria por meio de níveis. Para os autores, o desenvolvimento de um aluno em Geometria é o resultado da passagem pelos níveis anteriores de compreensão de conceitos, por meio da vivência de atividades adequadas e organizadas pelo professor. Assim, o aluno passa sucessivamente por níveis distintos denominados: reconhecimento, análise, abstração, dedução e rigor, nessa ordem. Portanto, o objetivo desta pesquisa é descrever as contribuições do uso do Cabri-Géomètre II tomando como base o método de Van Hiele no processo ensino-aprendizagem da geometria plana euclidiana. Os sujeitos desta pesquisa são alunos da 6ª série (ou 7º ano) do ensino fundamental de uma instituição de ensino que possui um laboratório de informática e que tenha instalado o software Cabri-Géomètre II. As etapas da pesquisa consistem em: aprofundamento do referencial teórico; contato com a instituição de ensino de educação básica; seleção e análise das atividades com o Cabri-Géomètre II; elaboração do questionário da pesquisa e organização do teste de Van Hiele; aplicação do primeiro teste de Van Hiele; aplicação e acompanhamento atividades com o Cabri-Géomètre II, aplicação do questionário e de segundo teste de Van Hiele; organização e análise de dados; elaboração de um artigo científico. A partir da análise do material coletado por meio de questionário e do Teste de Van Hiele, pretende-se realizar uma síntese da contribuição dessas atividades para o ensino-aprendizagem da geometria mediante as seguintes categorias: a) facilidades que o aluno encontrou durante as aulas; b) dificuldades do aluno em relação ao conteúdo e ao uso do Cabri-Géomètre II; c) sugestões em relação ao que poderia ser diferente durante as aulas; d) avanços do conhecimento sobre geometria plana; e) relação entre os resultados do teste com as contribuições e dificuldades apontadas no questionário. Com a apresentação dos resultados esperamos contribuir para a prática de ensino dos professores de matemática.

ISSN: 1807-5754