15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: História da arte; , Ensino;, Tecnologias de Informação e Comunicação.

Este artigo apresenta parte da investigação desenvolvida pelo projeto de iniciação científica “História da Arte e as Tecnologias de Informação e Comunicação: uma nova forma de ensinar arte no ensino fundamental”, desenvolvido durante o ano letivo de 2009, na Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE. A referida pesquisa objetivou investigar a viabilidade de aprendizagem da História da Arte, no ensino fundamental, por meio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). A metodologia empregada, no percurso investigativo, priorizou investigação bibliográfica relacionada ao Ensino da História da Arte no Brasil e identificação das TIC’s oferecidas pela UNIVILLE para o desenvolvimento das aulas. Os principais resultados referiram-se à produção e publicação científica e à contribuição teórica junto ao colégio da Univille e ao departamento de Design da UNIVILLE. O presente artigo prioriza as questões teóricas, abordadas pela pesquisa, no tangente ao ensino da arte e possibilidades de integração das TICs.

ISSN: 1807-5754