15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

O entendimento dos profissionais da educação sobre Feiras de Ciências – uma avaliação preliminar

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: feira de ciências, pesquisa, aluno pesquisador

Em muitas instituições de ensino, públicas ou privadas, são realizadas feiras de Ciências, para as quais muitos alunos se preparam o ano todo, juntamente com seus professores. Entretanto questiona-se se esta atividade está proporcionando aprendizado, ou se os aprendentes apenas estão copiando experiências já prontas e as realizando sem fundamento adequado. Muitos profissionais da educação ainda possuem uma visão equivocada em relação à feira de Ciências, pois lhes parece que esse evento está apenas delimitado à realização de “experiências”. Só haverá aprendizado quando o aluno estiver envolvido na pesquisa, em qualquer área do conhecimento, pois a partir do momento em que o estudante for o pesquisador e demonstrar os resultados de seu trabalho, estará realmente apto a participar de uma feira de Ciências, cujo objetivo é mostrar o conhecimento construído. Este trabalho buscou verificar entre profissionais da educação de diversas áreas do conhecimento de duas escolas do município de Joinville, qual seu entendimento sobre o tema “Feira de Ciências”. Foi realizado contato com uma escola municipal e outra particular quando da elaboração do projeto, as quais concordaram em participar de sua execução. Entretanto, no início das atividades de pesquisa, a escola municipal desistiu da participação, alegando estar com a agenda repleta de programações, não restando tempo para o desenvolvimento das atividades desse projeto. A pesquisa de campo na escola particular foi realizada por meio da aplicação de um questionário aos professores dos ensinos fundamental e médio sob a forma de questões abertas. A análise das respostas obtidas mostrou que diversos profissionais ainda não compreendem adequadamente a que se destina uma Feira de Ciências e como tornar seus alunos pesquisadores. Em seguida, os professores participantes foram convidados a receber uma capacitação, à qual compareceram apenas 11 pessoas. Nesse momento foram apresentados os objetivos de uma feira de Ciências e os educadores foram desafiados a transformarem seus alunos em pesquisadores. Verificou-se, através dos relatos dos professores, que estes realizam atividades de pesquisa com seus educandos, mas não o percebem. Diversos conteúdos são trabalhados de modo a conduzir os estudantes a pesquisar e a relacionar a teoria com o meio em que vivem. A execução desse projeto esbarrou em problemas relacionados à falta de tempo e de interesse dos profissionais convidados a participarem da pesquisa. Embora os professores envolvidos tenham mostrado conhecer os objetivos de uma feira de Ciências, devido à baixa adesão, não se pode ter um resultado claro sobre o assunto.

Apoio / Parcerias: Colégio da Univille

ISSN: 1807-5754