15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Diferentes objetos de aprendizagem e sua utilização no processo de mediação pedagógica para melhor apropriação de conteúdos didáticos

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem, Mediação Pedagógica, Métodos Didáticos

A intenção da investigação, ora proposta, é desenvolver estudos e investigações de caráter pedagógico cujo foco esteja relacionado à aprendizagem de conteúdos didáticos, com uma abordagem dentro de um contexto teórico metodológico tendo como referência a história da Guerra do Contestado. Pretende-se, a partir das análises de estudo buscar entendimento para diversos tipos de objetos de aprendizagem (OAs), estes que se definem como diferentes formatos de linguagens (impressa, sonora, imagética, digital e telemática) que podem mediar os distintos processos do aprendizado. Entende-se como objeto de aprendizagem, construção de situações ou recursos digitais que possam ser reutilizados para dar suporte ao conhecimento, auxiliando, tanto a modalidade à distância como a presencial (SILVA, 2004). Esses recursos digitais não remetem somente a questões tecnológicas, mas sim de contextos que fazem uso de ferramentas midiáticas, tais como música, desenhos, gráficos, simulações, jogos etc. Através dessa contextualização permite que os alunos tracem mais facilmente uma relação entre determinado conteúdo e suas aplicações práticas e enxerguem a interdependência das várias disciplinas. Espera-se, a partir das pesquisas, identificar objetos de aprendizagem que estimulem o raciocínio, a compreensão do aluno; ainda que dêem vazão à criatividade e ao dinamismo do professor para mediar assuntos complexos como as leituras de imagens, os aspectos pertinentes à arte e ao design, aliados à semiótica e a outros conteúdos. Aqui, a Guerra Sertaneja do Contestado é apenas um pretexto, cujo material levantado e disponibilizado possibilitará a utilização. Todavia, o estudo e investigação à qual estamos nos propondo vai muito além de um episódio, considerando que todo o material oriundo de pesquisas poderá ser passível de inclusão dentro de estudos desta natureza.

ISSN: 1807-5754