15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Educação e Sensibilização – Estudo comparativo das Representações Sócio-Culturais e Ambientais das áreas urbanizadas do Bairro Vila Nova e do Distrito de Pirabeiraba, em Joinville – SC

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Representações Sócio-Culturais e Ambientais, sensibilização, Educação ambiental

O projeto “Educação e Sensibilização – Estudo comparativo das Representações Sócio-Culturais e Ambientais das áreas urbanizadas do Bairro Vila Nova e do Distrito de Pirabeiraba, em Joinville – SC”, vinculado ao projeto “Educação e sensibilização: representações do patrimônio histórico, sócio – cultural e ambiental para as políticas sociais” (ESENSI), trata das representações sócio-culturais e ambientais de áreas urbanas, tendo, como objetivo geral, “buscar nos fundamentos da Educação Ambiental, do Patrimônio e das noções das políticas públicas e sociais, a promoção de um estudo comparado da percepção sócio – histórico ambiental das comunidades estudadas, com vistas à apresentação de uma proposta de Educação Ambiental Comunitária a ser encaminhada aos órgãos competentes das duas comunidades”. Na etapa relativa à delimitação e reconhecimento das áreas estudadas e dos pontos de confluência para ações comunitárias, constituiu-se um banco de dados com informações para etapas futuras. Atualmente, encontra-se na 2ª etapa, trabalhando-se com essas comunidades considerando-se suas características históricas comuns: colonização alemã; pequenas propriedades rurais atualmente em processo de urbanização acelerada pelo crescimento industrial e expansão imobiliária. Entende-se que essas comunidades vêm sendo influenciadas negativamente diante de tais impactos. Com o projeto, acredita-se na possibilidade da discussão para despertar, nos habitantes locais, o interesse por tais representações, alterando-se e construindo-se um novo olhar para as questões ambientais. Aplicou-se um questionário com alunos, cidadãos e lideranças políticas comunitárias, com vistas a avaliar o real conhecimento acerca das questões ambientais e do patrimônio para entender como lidam com questões como descarte de lixo, preservação de áreas e consumo de água, pensando-se em ações de educação e sensibilização ambiental. Após levantamento e tabulação dos resultados, elaborou-se ações para trabalhar junto às escolas, como palestras, aplicação de jogos, dinâmicas e contação de histórias, no sentido de sensibilizar essas populações quanto às suas histórias, patrimônios e meio ambiente, além de enfatizar a importância desse conhecimento na promoção da educação, consciência ambiental e sustentabilidade. O trabalho também contemplou a elaboração, feitio e distribuição (com palestras) de sacolinhas em TNT para descartar lixo em automóveis; e a inscrição de um projeto de reedição de 2 livros de Educação Ambiental dos Projetos EduCA – ESENSI no Edital de Apoio às Artes do Município de Joinville, que podem contribuir ainda mais na disseminação dos conceitos de Educação Ambiental para a geração de conhecimentos que possam, num futuro próximo, vir a ser revertidos em políticas públicas para benefício de todos.

ISSN: 1807-5754