15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

O linguístico e o icônico nos materiais didáticos na indústria metal-mecânica de Joinville: o caso da Embraco (matriz)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Aprendizagem, Indústria Metal-mecânica, Materiais didáticos

A proposta do presente artigo é dar continuidade aos estudos referentes ao linguístico e ao icônico nos materiais didáticos referentes à indústria metal-mecânica de Joinville, em especial ao caso da Embraco Empresa Brasileira de Compressores S.A., empresa matriz da cidade de Joinville-SC. A pesquisa qualitativa apoiou-se na entrevista com quatro operários da empresa que são graduados e especializados, entre os quais atuam na área de administração, mão-de-obra e gestão de recursos humanos. Sobre a experiência vivida o pesquisador realizou um esboço com os tópicos relevantes para seu estudo, cuja análise das narrativas, os conduzirá ao seu estudo num ambiente real. Serão apresentadas as visões de como se dá o procedimento da prática da educação continuada em seu dia-a-dia, bem como são organizados os materiais didáticos e métodos utilizados durante sua atuação. A pesquisa fundamenta-se em: CLEGG (1991), CARVALHO e VEGARA (2002) e SILVA (2006). Os resultados indicam que os efeitos dos rápidos avanços tecnológicos sobre os processos produtivos, exigem a participação das empresas no intuito de incentivarem a aprendizagem contínua e a mobilização do conhecimento, habilidades e atitudes dos colaboradores, para que assim, possam se aperfeiçoar e qualificar seu trabalho com foco nas diretrizes centrais da organização.

ISSN: 1807-5754