15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Interação social e design: desenvolvimento de materiais lúdico-educativos para ensino e aprendizagem da linguagem de libras

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Linguagem de Libras, Interação Social, Design Social

Visto que, surdos e ouvintes não compartilham da mesma linguagem, surgem obstáculos para o diálogo entre as partes. É comum que em uma sala de aula, as crianças surdas tenham dificuldade na escrita e leitura em português, e as ouvintes desconheçam a Linguagem Brasileira de Sinais – Libras. Neste sentido, o Projeto de Pesquisa DLIBRA, propõe utilizar a atividade lúdica para promover a comunicação e expressão em sala de aula, por meio de metodologias e ferramentas do design. O desenvolvimento do projeto contou com as seguintes etapas: (a) levantamento e revisão bibliográfica de conteúdos acerca do tema; (b) inferências junto às turmas de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental bilíngüe da Escola Rui Barbosa para observação das atividades desenvolvidas pelos alunos; (c) adequação dos aspectos levantados na revisão bibliográfica e sistematização dos registros efetuados referentes às inferências; (d) análise do Estado da Arte de materiais lúdico-educativos relacionados a Libras; (e) elaboração, validação e aplicação de entrevistas semi-estruturadas com os professores do ensino bilíngüe da Escola Rui Barbosa; (f) sistematização e desenvolvimento do material por meio da aplicação de ferramentas projetuais do design; (g) desenvolvimento dos protótipos do material; (h) acompanhamento da utilização dos protótipos pelos alunos e adequação dos materiais a partir dos dados obtidos. As visitas para observação tiveram maior foco nas turmas de 5° série de ensino bilíngüe, onde alunos surdos e ouvintes compartilham a mesma sala de aula e contam com o auxilio de um intérprete. A professora explana o assunto e a intérprete repassa as informações para os alunos surdos, através da linguagem de Libras. Nos dias em que foram realizadas as observações, a professora não utilizou recurso visual como material de apoio para auxiliar em sua comunicação com os alunos e facilitar o entendimento e a apreensão da disciplina por eles. Com os resultados obtidos através das visitas, verificou-se que a interação entre alunos surdos e ouvintes acontece de forma limita, pois por não falarem o mesmo idioma acabam tendo dificuldades em se comunicar. Tanto os alunos entre si, quanto o professor com os alunos. Em algumas situações os professores têm dificuldade para compreender questionamentos de seus alunos surdos, por não terem o domínio da Libras, interferindo, portanto, na compreensão da disciplina por parte do aluno.

ISSN: 1807-5754