15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

A técnica da análise de conteúdo como apoio às possibilidades metodológicas da implantação da educação continuada na indústria metal-mecânica de Joinville

Prefeitura Municipal de Joinville, PMJ, Joinville

Palavras-chave: Pesquisador, Análise de conteúdo, Educação Continuada

A análise de conteúdo se caracteriza como um instrumento metodológico que visa compreender os diversos discursos do ser humano, exigindo que o pesquisador desempenhe passos de rigor científico – metodológico, para que o método não seja questionado. O pesquisador deverá se basear na compreensão do significado para poder apresentar seus resultados. Este método é muito importante, pois possibilita buscar a subjetividade do indivíduo, o real significado do que realmente estava sendo expresso pelo sujeito. O objetivo deste estudo é demonstrar pela técnica da análise de conteúdo como a educação continuada é compreendida e realizada no espaço organizacional. A pesquisa é de abordagem qualitativa e utilizou entrevista semi-estruturada como técnica de coleta de dados, aplicada numa indústria metal-mecânica com sujeitos que estão diretamente ligados à aprendizagem e gestão de pessoas. Espera-se, com este estudo, conhecer a visão dos envolvidos e contribuir significativamente nos programas de aprendizagem dos princípios da educação continuada e que auxiliem as organizações do setor metal-mecânico de Joinville a desenvolverem competências pessoais e profissionais de seus colaboradores, tornando-as mais competitivas.

ISSN: 1807-5754