15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: Design, Interatividade, Aprendizado

O Projeto “Recomendações Para o Design de Conteúdos de Suporte a Aprendizagem em Tempo e Espaço Assíncrono no Curso de Design da Univille” visa à produção de recomendações ancoradas em fundamentos da ergonomia cognitiva e da educação para apoiar (os professores na produção de conteúdo para as comunidades de aprendizagem on-line vinculadas as suas disciplinas. As ferramentas da comunidade que serão privilegiadas neste estudo, são aquelas em que a comunicação estabelecida entre professor-estudante, e, estudante-estudante, ocorre em uma relação espaço/temporal assíncrona. O trabalho “Interatividade no Design de Conteúdos de Aprendizagem ” é parte integrante desta pesquisa e visa aproveitar conceitos de interação direcionados para o design de conteúdos de aprendizagem. A metodologia utilizada para conduzir este estudo foi a revisão de literatura as ferramentas disponíveis no espaço de aprendizagem on-line da UNIVILLE e a análise de uso delas. Os resultados preliminares obtidas na perspectiva do aluno apontam para (1) a existência de uma grande quantidade de informações por vezes similares; (2) a necessidade de acentuar a hierarquia das informações contribuindo com a localização do usuário; (3) a necessidade da ampliação da pregnância da navegação possibilitando a seleção de um menu de informações composto pelas ferramentas mais utilizadas; e (4) ênfase em uma linguagem mais jovem, seguindo o padrão da página do site da UNIVILLE.

ISSN: 1807-5754