15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

A ACESSIBILIDADE DOS ALUNOS PORTADORES DE DEFICÊNCIA NAS ESCOLAS PUBLICAS DO BAIRRO JARDIM PARAISO

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Acessibilidade, Percepção, Conciêntização

O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos professores do ensino fundamental, de escolas publica sobre os problemas de acessibilidade de alunos portadores de alguma deficiência, no bairro Jardim Paraíso. Este tema foi selecionado devido à necessidade de estudar a realidade sobre a acessibilidade e os problemas que enfrentam as pessoas com deficiências, principalmente indicar a responsabilidade dos órgãos públicos e das pessoas que de alguma forma podem colaborar para diminuir essas dificuldades, visando o interesse de formar indivíduos conscientes da importância da acessibilidade. O portador de deficiência como cidadão tem o direito de se locomover com autonomia e segurança, esses direitos derivam de conquistas sociais e legais. Cada vez mais o livre acesso de pessoas, em todos os lugares estão sendo presumíveis, graças a modificações no modo de construções associada as conscientizações das pessoas no sentido de facilitar cada vez mais a acessibilidade de todos. É dever de cada cidadão, conservar viva a cidadania em todos os momentos e ambientes de nossas vidas. O ambiente é de extrema importância no dia a dia de todos e a responsabilidade de ter uma relação de bem estar com as pessoas que o utilizam. Cabe ao profissional da Educação o cuidado do ambiente e o controle das barreiras arquitetônicas presentes na escola, com objetivo de minimizá-las, e adequar acesso sem barreiras ou obstáculos que dificultem a mobilidade das pessoas portadoras de deficiência física. Desta forma, deve este profissional junto com a equipe escolar lutar também por melhor uso da engenharia e da arquitetura, em benefício dos portadores de deficiência. Para realizar esse estudo foi adotado os procedimentos metodológicos da pesquisa quantitativa. A técnica de coleta de dados foi um questionário estruturado, aplicado a 35 professores de três escolas públicas municipais do bairro Jardim Paraíso, em Joinville. Os resultados apontaram a necessidade urgente de adaptabilidade dos espaços físicos das escolas públicas municipal, do bairro Jardim Paraíso, ao portador de deficiência, uma vez que a legislação pertinente existe há 13 anos. Outro resultado significativo revelado por esta investigação é a carência de material didático e a necessidade de capacitar os professores com relação a metodologias de ensino e didática especial para deficiente, em particular aqueles portadores de algum tipo de problemática mental. Assim, os dados revelaram que os espaços físicos precisam de adaptabilidade, os docentes carecem de capacitação e material didáticos adequados para trabalhar pedagogicamente com o portador de deficiência.

ISSN: 1807-5754