15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Os valores da organização e a aprendizagem organizacional: o caso da Embraco (matriz)

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville, Brasil

Palavras-chave: EDUCAÇÃO CONTINUADA, VALORES DA ORGANIZAÇÃO, COMPETITIVIDADE

Pesquisa sobre a educação continuada como fator de competividade para as organizações, que possibilita identificar e contextualizar os diferentes conceitos utilizados para termos de aprendizagem organizacional e educação continuada no ambiente da organização. Esse trabalho teve como objetivo analisar os dados da pesquisa de campo realizada de acordo com a proposta metodológica, demonstrar como os valores da organização subsidiam os processos de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quanto ao paradigma, interpretativista, de cunho qualitativo e exploratório. Análise de conteúdo dos respondentes das entrevistas, são eles quatro profissionais da empresa Embraco. Fundamentam a pesquisa: Guimarães (2005), Nonaka (2008), Santiago Jr (2004). Os resultados indicam que os valores da organização intervêm de forma clara no processo de aprendizagem causando um impacto positivo na competividade da organização. O principal desafio é o comprometimento pessoal, que deve ser forte, buscando aprendizagem e competitividade para si e conseqüentemente para a organização. Como sugestão os entrevistados nos explicam a necessidade proporcionar um ambiente favorável a inovação, estimulando as pessoas para um processo inovador. Tais considerações são imprescindíveis para reconhecimento de que os valores e normas individuais e organizacionais, bem como pelas competências, habilidades e atitudes de cada funcionário, são a “mola propulsora” da geração de conhecimentos e geração de valor nas organizações.

ISSN: 1807-5754