15º Seminário de Iniciação Científica

De 18/10/2010 à 22/10/2010

Estudo de dificuldades e alternativas encontradas nos processos de importações por empresas no município de São Bento do Sul.

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: importação, dificuldades, competitividade

O aumento da concorrência no mercado brasileiro leva as empresas a uma visão global de competitividade e concorrência. Há diversas opções de produtos que podem ser importados e que apresentam uma vantagem competitiva para muitos, o que falta para as empresas hoje é todo o rol de informações sobre produtos, países, carga tributária, frete e demais despesas. Assim, nesta perspectiva, este projeto visou identificar quais as principais dificuldades encontradas em processos de importação por empresas de São Bento do Sul, assim como, propor soluções de melhoria e alternativas existentes que possam sanar estes problemas. Mapeou-se práticas e políticas adotadas no setor por meio de instrumentos de pesquisa aplicados a agentes de importação, verificou-se então a performance de empresas que já atuam neste ramo, identificando problemas encontrados, atitudes tomadas que solucionaram ou minimizaram estes problemas; os países que a empresa costuma manter um relacionamento de compra, o volume que é importado por ela, os meios de transporte que utiliza, o que pensam sobre as atitudes do governo sobre a entrada de importações no país e ainda a procura de informações sobre o oferecimento de treinamento por parte das empresas para os profissionais que atuam nesta área. O mercado está ficando cada vez mais seletivo e é preciso estar atento as novas oportunidades que se abrem na esfera global para que se possa manter a competitividade e crescer, potencializando as possibilidades de negócio. Os resultados apresentados com esta pesquisa contribuirão tanto com empresas que importam insumos para agregar a seus produtos nacionais, quanto com empresas que buscam a importação de materiais/produtos para revenda no mercado brasileiro, apontando a viabilidade e opções de benefícios fiscais que podem ser oferecidos a determinadas linhas de produtos. Em um primeiro momento, considerando que a pesquisa ainda está em andamento, podemos destacar que as empresas, de maneira geral, estão atualizadas quanto ao cenário de importação, mas ainda vêm enfrentando diversos problemas, principalmente advindos da burocracia incidente neste processo, assim como expressões de descontentamento com o vasto rol de diferentes impostos e da amplitude da classificação de uma mercadoria no código NCM (Nomenclatura Comum do MERCOSUL), fatores que facilitam o erro e a geração de multas para as empresas. São considerados benefícios trazidos pela realização dessa proposta: melhores condições de enfrentamento do mercado pelas empresas de pequeno e médio porte, assim como despertar o interesse de futuros empreendedores para este ramo que ainda é pouco explorado.

ISSN: 1807-5754