8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão
De 14/05/2012 à 18/05/2012
A leitura como ato de aprendizagem
- Nielson Ribeiro Modro, MSc, nielson@modro.com.br
Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville
Palavras-chave: Leitura, Conhecimento, Metodologia
A leitura é ainda um dos principais fatores auxiliares na aquisição de conhecimento. Não há dúvidas de que sua importância continua sendo a mesma de séculos. Esta necessidade de saber ler adequadamente, sabendo identificar o tipo de texto e de posicionamento quanto ao ato de ler, de forma produtiva, é passada durante as aulas de Metodologia Científica, em turmas iniciais, buscando não apenas ressaltar a importância do ato de ler mas principalmente procurando dar subsídios suficientes para que a leitura realizada seja o mais eficiente e útil possível. Em outras palavras, busca-se dar noções de como realizar uma leitura participativa, identificando elementos que possam auxiliar a um nível de leitura mais profundo, que leve a um posicionamento crítico e uma tomada de posição frente aos argumentos apresentados pelo autor, buscando ao fim ter condições de gerar argumentações próprias que sejam concordantes ou não com o posicionamento do autor, mas que tenham um caráter argumentativo de cunho pessoal. Objetiva-se ainda que a leitura a ser realizada não venha a ser um trabalho meramente mecânico e decodificador de signos linguísticos. Para isso, entende-se que se faz necessário adotar uma postura adequada quanto ao processo de leitura, no qual não se tenha um reles leitor de signos mas um leitor participativo e argumentativo, adentrando nas camadas mais profundas do texto e extraindo o máximo possível do mesmo. Trata-se portanto de realizar um trabalho que não seja meramente repetitivo, sem autonomia, mas sim um trabalho de caráter reflexivo, autônomo e crítico, numa busca por expressar os próprios pensamentos. Complementam-se tais orientações com sugestões práticas de otimização das leituras realizadas como anotações, fichas de leitura, resumos e resenhas, por exemplo.
ISSN: 1808-1665