8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Abordagem de ensino por projeto em curso de Pós-Graduação lato sensu em Engenharia de Produção

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Inovação, abordagem de ensino por projetos, Pós-Graduação lato sensu

O uso de metodologias inovadoras e ensino e aprendizagem tem se tornado imperativo na última década em decorrência da elevada disponibilidade de informações, muitas vezes desconexas, fornecidas pelos diversos meios de comunicação, principalmente a internet. Esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma metodologia utilizando a abordagem de projetos para o ensino de ferramentas da qualidade voltadas ao desenvolvimento de produtos e processos em uma turma de Pós-Graduação lato sensu em Engenharia de Produção. Foram montadas equipes de trabalho com quantidade máxima de 6 estudantes em cada um dos grupos, de forma a estabelecer uma elevada participação dos integrantes. Como metodologia foram discutidos os conceitos a serem trabalhados em cada uma das fases do projeto do produto no início de cada dia de aula e na sequência, os estudantes buscavam a aplicação do conceito no produto que estavam desenvolvendo. Os estudantes foram desafiados a criar um produto com materiais sucateados e tendo como primeira premissa a elaboração de um projeto que propiciasse a fabricação de um produto de fácil construção, para que ao final do processo a equipe pudesse capacitar famílias carentes ou grupos de associações de moradores para a produção do bem, visando a inserção comunitária da Universidade a partir da sala de aula e ao mesmo tempo, tornando o projeto dos estudantes uma legítima ação de responsabilidade social e ambiental. A segunda premissa foi de que o produto deveria ser comprado pelos clientes em função da sua utilidade e também de oferecer diferenciais competitivos superiores aos dos concorrentes, e não apenas ser comprado por um ato de caridade ou por se tratar de algo feito de sucata e comercializado por pessoas carentes. Os estudantes desenvolveram como produtos: um pára-sol para carros, utilizando caixas de leite, um dispositivo para armazenar sombrinhas e guarda-chuvas molhados, utilizando garrafas pet, um porta objetos, utilizando garrafas pet, um puff, utilizando pneus sucateados e também uma vassoura de jardim confeccionada com garrafas pet. A metodologia utilizada superou as expectativas quanto aos resultados obtidos pelos estudantes, pois foram desenvolvidos projetos de baixo custo de implantação, facilidade de execução, elevada qualidade, além do aprendizado de ferramentas da qualidade como a Matriz QFD (Quality Function Deployment), FMEA (Failure Modes and Effect Analysis), Fluxogramas e Procedimentos Operacionais Padrão.

Apoio / Parcerias: Área de Pós-Graduação lato sensu Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

ISSN: 1808-1665