8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Desenvolvimento do jogo “SagaCidade” para ensino de temas relacionados ao meio ambiente e os impactos causados pelas cidades

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Meio ambiente, jogo de estratégia, impactos das cidades

Com o intuito de viabilizar um entendimento holístico dos impactos causados pelas atividades antrópicas das cidades no meio ambiente, foi desenvolvido um jogo de estratégia para a construção de uma cidade em que devem ser considerados aspectos populacionais, econômicos, sociais e ambientais. Durante a aplicação do jogo são formadas equipes de até 8 estudantes, que tem como objetivo principal construir uma cidade ideal, com economia forte, igualdade social e respeito ao meio ambiente, características formadoras do tripé do Desenvolvimento Sustentável. Os materiais fornecidos são: a) manual de instruções; b) placa de isopor em que está pintada uma área geográfica com um recurso hídrico desembocando em um estuário; c) modelos de atividades econômicas impressos; d) lã para construção de rodovias; e) tesoura e f) alfinetes. De posse dos materiais, os estudantes dispõem de 30 a 50 minutos pra planejar e montar a sua cidade. Numa segunda etapa, os estudantes fazem um revezamento de cidades, para avaliar os pontos positivos e negativos das cidades vizinhas, como se fosse uma auditoria. As equipes dispõem de 10 minutos para a realização dessa etapa. Na terceira etapa, as equipes apresentam suas cidades “perfeitas” e ao final de cada apresentação a equipe de auditoria faz suas inferências. Para o fechamento do processo, o professor faz as complementações necessárias para o entendimento do conteúdo objetivado pela aula, finalizando assim a síntese. Os temas trabalhados até o momento nas turmas de graduação em Engenharia Ambiental e Biologia Marinha foram gestão ambiental e toxicologia ambiental, respectivamente. Na turma de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão Ambiental foi tratado o tema de controle de poluição das águas. A metodologia de ensino apresentou-se motivadora para os estudantes e com repercussão acentuada na construção do conhecimento acerca dos impactos causados pelas cidades ao meio ambiente, pois são utilizados todos os conhecimentos prévios das equipes para o desenvolvimento das cidades e posteriormente para o processo de auditoria.

ISSN: 1808-1665