8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Curso de excel 2010 para engenheiros

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Planilhas, Análise e simulação de dados, Engenharia

O objetivo deste projeto foi a aplicação de aprendizagens específicas em ambientes que propiciassem a prática profissional. Por meio de um nivelamento dos estudantes dos cursos de Engenharia, notadamente de Produção e Mecânica, foi possível um maior aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem, principalmente nas disciplinas que precisam de análise, controle, tratamento e simulação de dados para a gestão da produção. O estudante adquiriu habilidades técnicas na construção de planilhas requeridas nas diversas disciplinas do curso, com reflexos na qualidade da aprendizagem. Por se tratar de uma ferramenta de tecnologia de informação que é utilizada para análise, controle e simulação de dados e informações o projeto teve total articulação com o projeto pedagógico do curso, pois desenvolveu no estudante o raciocínio analítico, lógico e matemático, além de servir de instrumento para estudos de problemas típicos em engenharia. O perfil do público-alvo foram estudantes de engenharia de produção e mecânica, na faixa etária de 18 a 30 anos e que trabalham e realizam estágio em empresas e organizações. As aulas eram ministradas aos sábados, em turno matutino e vespertino, e durante a semana perfazendo 08 horas semanais. As ações foram desenvolvidas, de acordo com o objetivo desse projeto de ensino, em dois módulos principais: básico; intermediário/ avançado. No módulo básico desenvolveram-se atividades básicas na construção de planilhas, tais como formatação de tabelas, fórmulas e operadores, principais funções financeiras, de texto, matemáticas, trigonométricas, estatísticas e gráficos. No módulo intermediário/ avançado os estudantes utilizaram recursos e funções que criassem diferenciais na solução e apresentação de análise e simulação de dados, bem como de tabelas e gráficos dinâmicos. Por fim, foram desenvolvidas atividades para automação de tarefas, customização de menus, manuseio de banco de dados e construção de macros. Todos os módulos foram ambientados no Excel 2010 que apresenta uma interface de navegabilidade de menus principais com alterações em relação a versão 2007. Os alunos atendidos têm maiores possibilidades de oportunidades profissionais, onde o conhecimento de planilhas é uma pré-condição para a contratação de estagiários ou de vagas efetivas, ou mesmo, de ascensão profissional. Um dos diferenciais do curso é a rápida aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos. Outro benefício alcançado com o projeto foi o desenvolvimento das habilidades acadêmicas, permitindo aos estudantes que realizaram o curso um aproveitamento mais adequado nas diversas tarefas propostas dentro das atividades de ensino-aprendizagem, em especial, aquelas relacionadas com o perfil de atuação profissional pretendido e em formação.

ISSN: 1808-1665