8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Avaliação Temporal da Toxicidade de Óleo Diesel

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Avaliação Temporal, toxicidade aguda, óleo diesel

Os estudos de contaminantes orgânicos como os Hidrocarbonetos Policíclicos Aromáticos (HPA), tem sido alvo de pesquisa em função do seu potencial tóxico agudo, crônico e genotóxico. Alguns dos poluentes inclusos neste grupo possuem ações mu¬tagênicas e tumorais em sistemas biológicos mesmo em concentrações da ordem de microgramas, sendo que esses efeitos dependem do tempo de exposição dos organismos ao contaminante. Como o ambiente marinho é receptor final destes HPA, a preocupação a respeito de seu comportamento na água do mar, sedimentos e organismos tem sido cada vez maior. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos da fração solúvel do óleo diesel em água em diferentes concentrações, utilizando o organismo teste Mysidopsis juniae, padronizado para testes de ecotoxicidade. O parâmetro acompanhado neste teste foi a mortalidade dos organismos ao longo de 96 horas. Para a realização do ensaio foram utilizados volumes de 0,2; 1; 2; 3; 4; 8 e 20 mL, completados para 200 mL com água marinha artificial. Para validação dos dados o teste foi realizado em triplicata, e utilização de um controle (branco). Os organismos neonatos utilizados eram provenientes do cultivo do Laboratório de Ecotoxicologia da Universidade da Região de Joinville. Os resultados apontaram, na menor concentração a mortalidade de 20% dos organismos após 2 horas de exposição, 60% após 4 horas, 86,7% após 6 horas, 93,3% após 8 horas e 100% após 10 horas de exposição, salientando a necessidade de medidadas de contenção imediatas após derrames de diesel em ambientes marinhos, pois mesmo em concentrações muito baixas, em um curto espaço de tempo, os ecossistemas podem ser afetados de forma intensa. Entretanto, sabe-se que a maior incidência deste combusível no ambiente é proveniente das atividades de navegação, que de forma difusa, deixa vazar grande quantidades de combustível ao redor do mundo, sendo dessa forma necessário um monitoramento contínuo dessas substâncias no meio ambiente para que se possam elaborar planos e executar ações que visem a minimização dos impactos ambientais.

ISSN: 1808-1665