8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

A vivência dos acadêmicos de Farmácia na área das Análises Clínicas (AFAC): Uma experiência discente compartilhando conhecimento

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Análises Clínicas, Conhecimento, Ensino

Este projeto capacita os acadêmicos de Farmácia na busca de conhecimento rumo a melhores condições de vida na sociedade em que pretendem atuar, levando-os a atenderem, ao mesmo tempo, os próprios anseios e também aos anseios sociais por um país desenvolvido em todos os aspectos, proporcionando-lhes oportunidades diversas como instrumento de sobrevivência e também de repassar o conhecimento, levando outros ao mesmo caminho, estabelecendo elos de vital importância no crescimento coletivo. Objetivo: Inserir os acadêmicos de Farmácia na prática do laboratório de análises clínicas, executando as análises e fazendo uma articulação com os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula, estimular o espírito crítico-reflexivo e auxiliá-los financeiramente no curso. Método: 15 alunos foram inseridos na rotina do Laboratório Ghanem de Análises Clínicas proporcionando o acesso as novas tecnologias e a vivência da logística da rotina da Central de Exames. Todos são acompanhados pelos Bioquímicos e a professora coordenadora. Resultados: No relato escrito pelos acadêmicos foi possível perceber o domínio dos conteúdos teórico-prático, aprimoramento da sua capacidade de organização e competência. Também apresentaram um ótimo desempenho no processo de Certificação de Qualidade Interna e Externa, participando das provas escritas e questionamentos dos auditores. No envolvimento entre os acadêmicos e bioquímicos nos estudos e nas investigações tem motivando-os na busca de qualificação e envio de trabalhos para congresso da área, tendo como resultado uma bioquímica aprovada no Mestrado de Saúde e Meio Ambiente e dois em programas de especialização. Conclusão: No final deste ano de atividades no projeto constatou-se um aprendizado mais crítico e reflexivo. Visibilidade da investigação promovendo um gosto pela pesquisa e a socialização dos seus conhecimentos nas salas de aulas com os outros acadêmicos.

Apoio / Parcerias: FAEG/UNIVILLE LABORATÓRIO GHANEM DE ANÁLISES CLÍNICAS

ISSN: 1808-1665