8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Natação na Escola integrado à Formação Inicial e a Saúde e Educação de Escolares

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: extensão universitária , formação inicial, saúde e educação

O Projeto de Extensão Natação na Escola: Saúde e Educação integra o processo de formação inicial, bem como incentiva a prática da natação para escolares da rede pública na faixa etária de dez a doze anos. Para os acadêmicos esta vivência possibilita articular na prática às atividades de ensino e desperta o interesse para investigação. Quanto aos escolares eles aprendem a nadar, são incentivados a adotar hábitos saudáveis e são acompanhados no crescimento. Objetivo: relatar as ações realizadas no projeto que possibilitam contribuições no processo de formação inicial; saúde e educação de escolares. Metodologia: as atividades são organizadas em grupos considerando o nível de habilidades, pois há alunos que já sabem nadar os estilos e outros que estão aprendendo. Esta situação exige a organização dos grupos pelas habilidades e cada uma das turmas é atendida por acadêmicos diferentes, duas vezes por semana. O planejamento das atividades é feito por eles seguindo um cronograma, com sete semanas sendo na oitava avaliação. Para os encaminhamentos são agendadas reuniões semanais, o que permite a integração entre monitores, coordenação, conteúdos estudados e definição das atividades. Além das aulas, o projeto realiza eventos como o Encontro de Jovens Nadadores; reunião de pais; atividades em datas comemorativas e o Festival de Natação Escolar. Estes eventos integram mais acadêmicos em formação e desafiam os escolares a participar de ações das quais eles não estão habituados, como por exemplo, realizar as atividades com um público maior. Para isso eles precisam vencer medos e enfrentar o desconhecido. Os resultados são destacados sob dois aspectos: o retorno dos escolares e suas famílias e a contribuição à formação profissional. Os pais relatam que seus filhos melhoram a saúde, o comportamento na escola e em casa, emagrecem e agradecem a oportunidade que o projeto proporciona a seus filhos. Como resultado acadêmico, o projeto tem proporcionado grande aprendizado, pois coloca em prática o conhecimento teórico, e instiga a pesquisa. O projeto pode ser considerado uma vitrine profissional, pois os acadêmicos são observados constantemente pelos demais professores do curso e outros profissionais. Os acadêmicos relatam que é muito gratificante ver os resultados dos escolares a partir das ações desenvolvidas, pois muitos começam a prática com medo, muita dificuldade de coordenação motora e sem resistência para atravessar a piscina. Os mesmos percebem a importância da estruturação do planejamento o que possibilita o registro do processo e os resultados alcançados, bem como assimilam a responsabilidade acadêmica profissional.

ISSN: 1808-1665