8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

SURF INTELIGENTE - Etapa I

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: surf, aprendizagem , piscina

O projeto Surf Inteligente surgiu com a intenção de aproximar escolares da Rede Pública de Ensino de Joinville da prática do surf. Este é o esporte radical mais praticado do mundo e percebe-se que o interesse pela modalidade cresce a cada ano nas praias da região. O projeto consiste em proporcionar aos participantes uma aprendizagem segura e eficaz da modalidade na piscina, possibilitando sua prática durante todo o ano, mas principalmente no verão, quando muitos destes escolares têm a oportunidade de estarem nas praias da região e usufruir dos benefícios para a saúde física e mental que o esporte pode proporcionar. O objetivo deste estudo é apresentar as atividades realizadas e os resultados alcançados no ano de 2011. As atividades iniciaram após aprovação pelo Comitê de Ética e assinatura dos Termos de Consentimento Livre Esclarecido pelos pais e/ou responsáveis dos escolares e consistem em aulas teóricas e práticas na piscina na praia com nove escolares. As aulas aconteceram duas vezes por semana na piscina da Universidade, com duração de 45 minutos e incluíram a aprendizagem do nadar e conteúdos básicos do surf, como história, movimentos fundamentais (remada, sentar, girar e ficar de pé sobre a prancha), regras e segurança em ambientes aquáticos. O surf caracteriza-se como uma habilidade motora aberta, sendo assim procurou-se diversificar ao máximo as condições reguladoras na expectativa de contribuir com a prática do esporte em ambiente natural. Para isso foram propostos desafios ao longo do programa de atividades de natação e surf na piscina, incentivando a participação em atividades recreativas diferenciadas como jogos, revezamentos, quadrilha junina e atividades cooperativas relacionadas aos movimentos básicos do surf. Foram realizadas também duas viagens para praia, caracterizando o pré e pós teste. Estas aulas foram registradas por câmeras de vídeo. Após a primeira viagem foram identificados os aspectos a melhorar através da observação das imagens. Considerando os critérios de avaliação adotados para a pesquisa referente às ondas surfadas, os escolares obtiveram 40,74% de aproveitamento. Já na segunda viagem tiveram um aproveitamento de 72,22%, resultando em uma melhora de 43,59% no pós teste. Com base nos resultados obtidos, entende-se que a aprendizagem do surf na piscina contribui para a aprendizagem da modalidade nas condições naturais. Observou-se também que o programa foi bem aceito pelos sujeitos da pesquisa, pois os escolares se mostraram bastante motivados a participar das aulas e alguns demonstraram interesse em continuar praticando o surf.

ISSN: 1808-1665