8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

A PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO NATAÇÃO NA ESCOLA ASSOCIADO A PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E A FORMAÇÃO INICIAL

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: Extensão, Iniciação Científica, Formação Inicial

A participação em projetos de extensão associados a projetos de pesquisa torna-se muito importante para adquirir experiências, ainda mais quando se trata da formação inicial, em que muitas vezes ainda há dúvidas quanto a área em que se pretende atuar na vida profissional. Assim, o objetivo deste trabalho é relatar as experiências de participar do projeto de extensão associado a projetos de Iniciação Científica, bem como os seus resultados após a formação Inicial. Durante os quatro anos de formação inicial, foi possível participar das ações do projeto de extensão Natação na Escola: Saúde e Educação, e realizar projetos de Iniciação Científica de PIBIC. No ano de 2009, foi desenvolvido o projeto de pesquisa “Treinamento Proprioceptivo: Uma estratégia para o Aperfeiçoamento da Habilidade Motora do Nadar” e os resultados indicaram que o treinamento proprioceptivo contribui para propulsão mais eficiente e incentiva a prática para o aperfeiçoamento técnico da habilidade motora do nadar. No ano de 2010, a proposta foi a “Estruturação do Programa de Natação na faixa Etária de 10 a 12 anos” e pode-se perceber que o uso de diferentes atividades e a motivação tem relação com o objetivo que cada aluno pretende atingir e também a presença do profissional se torna importante para a escolha de estratégias de ensino adequadas para a faixa etária. Para o ano de 2011, o projeto esteve associado ao trabalho de conclusão de curso, a “Prática da Natação na pré-Adolescência e o Controle do Peso Corporal: Um trabalho em Equipe” e o peso corporal e percentual de gordura elevados indicaram a necessidade de incentivar os jovens à prática de atividade física regular e receberem orientações sobre os hábitos alimentares saudáveis. E para este ano de 2012, após a formação inicial e com a adaptação na Licenciatura, no curso de Educação Física, a proposta de trabalho foi a continuidade das atividades realizadas no ano de 2011, com a proposta de estudo voltada também para a escola. Participar das atividades do projeto Natação na Escola e desenvolver projetos de Iniciação Científica durante a formação inicial foi importante para colocar em prática os conteúdos trabalhados no curso de Educação Física Bacharelado e ter um aprendizado já pensando na vida profissional, como trabalhar em equipe, organizar o ambiente de trabalho, planejar as aulas e conhecer os jovens com quem estava se trabalhando. Motivaram também para a continuidade no curso de Educação Física, com a adaptação para a licenciatura.

ISSN: 1808-1665