8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

ESPORTE PARALÍMPICO: no CEPINHO isto se aprende desde criança!!!

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: esporte paralímpico, iniciação esportiva, deficiência física

Introdução: O esporte paralímpico no Brasil evoluiu significativamente desde os Jogos Paralímpicos de Atlanta (1996). Nos últimos anos o Comitê Paralímpico Brasileiro-CPB, passou a investir em ações visando a formação de profissionais capazes de atuar diretamente com o paradesporto, como em projetos voltados a difundir esta prática no âmbito escolar junto aos alunos que possuem deficiências. A parceria entre o projeto de extensão da UNIVILLE PROESA- Projeto de desenvolvimento do esporte adaptado e o CEPE - Centro esportivo para pessoas especiais (JOINVILLE/SC), possibilitou a criação e estruturação, em 2009, do CEPINHO - escolinha de esportes paralímpicos. Desde 2010 o CEPINHO é um projeto apoiado pelo CPB. A participação e envolvimento das crianças com deficiências físicas em ações esportivas, sócio-culturais são fundamentais para que sejam fortalecidas ações pautadas na inclusão escolar e social dos alunos, como também dos seus familiares na comunidade. Segundo Mantoan (2012, WEB) a inclusão não tem um método ou técnica de ensino e aprendizagem específica, pois cada aluno irá desenvolver dentro do seu limite e respeitando sua funcionalidade, sendo este um dos princípios norteadores das atividades desenvolvidas no CEPINHO. Objetivo: oportunizar a prática do esporte paralímpico junto a alunos com deficiências físicas com idade entre 5 e 12 anos matriculados nas instituições de ensino de Joinville . Metodologia: os encontros acontecem em três núcleos, localizados em diferentes regiões de Joinville, duas vezes por semana, sob a orientação de professores de educação física do CEPE que proporcionam aos alunos participantes atividades de estimulação psicomotora, de desenvolvimento das habilidades físicas e posteriormente iniciação à prática do esporte paralímpico, dentre eles natação, atletismo, bocha paralímpica, basquetebol em cadeira de rodas e futebol de sete, modalidades praticadas no CEPE. Resultados: aumento no número de alunos inseridos no projeto, atualmente com um total de 40 alunos, bem como participação em eventos esportivos estaduais dentre eles o PARAJESC e convocação de atletas para compor a seleção catarinense nas Paralimpíadas Escolares Brasileira. Conclusão: as ações desenvolvidas pelo CEPINHO demonstram a relevância do esporte paralímpico, tanto como prática educacional como de rendimento, no fortalecimento de ações efetivas no processo de inclusão da pessoa com deficiência, corroborando para o desenvolvimento de uma sociedade menos excludente e mais democrática Palavras-chave: esporte paralímpico, iniciação esportiva, deficiência física. Referência Mantoan, Maria T. Eglér. Todas as crianças são bem-vindas à escola. Disponível em http://www.associacaosaolucas.org.br/artigos Acesso em 10 abr 2012.

ISSN: 1808-1665