8º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão

De 14/05/2012 à 18/05/2012

Design faz faeg

Universidade da Região de Joinville, UNIVILLE, Joinville

Palavras-chave: design, computação gráfica, faeg

O mercado de trabalho tem se modificado diante das novas tecnologias, as quais têm gerado novos negócios e novas formas de relacionamento. Com isso, o uso da internet e da computação gráfica passa a compor a realidade das diversas áreas profissionais no desenvolvimento de materiais de uso pessoal, mercadológico, corporativo, de divulgação ou mesmo didático. Passa, inclusive, a ser exigido na seleção de profissionais. Diante disso, a proposta deste projeto para os acadêmicos dos diferentes cursos da UNIVILLE foi de fornecer bases teóricas dos fundamentos de design e sistematizar o uso de ferramentas de computação gráfica e plataformas virtuais. A proposta surgiu com a observação de algumas situações no cotidiano da universidade: (a) o desnível de habilidades técnicas entre os acadêmicos muitas vezes compromete o andamento das aulas e o aproveitamento das turmas; (b) a lacuna entre as expectativas do mercado de trabalho e a preparação técnica dos acadêmicos e profissionais recém-formados dificulta a entrada no mercado; (c) o sentimento de insegurança dos acadêmicos e profissionais recém-formados no momento de apresentar-se ao mercado de trabalho compromete a montagem do portifólio; (d) a otimização da capacidade de representação de idéias permitida pelo desenvolvimento das habilidades em computação gráfica, que tornam mais apurada a apresentação dos trabalhos; (e) a continuidade aos treinamentos desenvolvidos em computação gráfica desde 2008 pelos Professores proponentes através do FAEG. No ano de 2011 o projeto Design Faz FAEG atendeu cerca de 300 alunos no total, com quatro cursos que foram oferecidos: Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Adobe Photoshop e Microsoft PowerPoint. Cada curso teve sua especificidade gerando assim um resultado próprio: No Adobe Illustrator os alunos desenvolveram exercícios onde puderam compor as imagens vetoriais para aprender a utilização das ferramentas vetoriais do programa e desenvolvimento de um portfolio com tais imagens. O software Adobe InDesign foi utilizado como ferramenta principal de capacitação do aluno à área de design editorial: cada um pode criar sua própria revista como exercício proposto. No software Adobe Photoshop foi tratado a edição de imagens bitmap. O software Microsoft Powerpoint teve como objetivo orientar o desenvolvimento de apresentações digitais voltadas a atividades acadêmicas e profissionais. Os cursos tiveram carga horário de 24 horas aula distribuídas durante os dias de semana por 2 meses cada turma. Os professores proponentes puderam verificar prontamente esses resultados em sala-de-aula e foram inclusive solicitados pelos colegas para auxiliar acadêmicos em vésperas de defender o TCC.

ISSN: 1808-1665